DADOS PESSOAIS:
TURMA:
PROFESSORAS:
ÁREA
DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS,
LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA E ARTE.
DURAÇÃO: 3 MESES
DURAÇÃO: 3 MESES
INTRODUÇÃO
A palavra do
lixo derivada ao termo latim Lix significa “cinza”. No dicionário, ela é
definida como sujeira, imundície, coisa ou coisa inútil, velhas, sem valor.
Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos, sendo representado
por materiais descartados pelas atividades humanas. Desde os tempos mais
remotos até em meados do século XVIII, quando surgiu a primeira indústria na
Europa, o lixo era produzido em pequenas quantidades, e constituído,
essencialmente de sobra de alimentos.
a escolha
desse tema emerge da necessidade de promover a limpeza na escola, juntamente
com uma oportunidade de estudo e interação com o meio ambiente, de forma que
ocorra a participação efetivas dos alunos, favorecimento de noções de higiene e
melhora da qualidade de vida.
JUSTIFICATIVA
Partindo
da necessidade de uma conscientização plena, devido à sujeira que acumula no
chão da escola durante as aulas e principalmente após os recreios, bem como devido
aos aspectos de desleixo e poluição visual desagradável. Percebemos que falta
conscientização dos alunos sobre a forma correta de lidar, com lixo, o que pode
causar danos á saúde, ao bem estar da comunidade e agredir ao meio ambiente
como um todo.
Através
desse projeto queremos proporcionar aos alunos, um ambiente escolar limpo,
agradável e prazeroso onde os mesmos se sintam bem e tenham consciência que
para ter êxito, precisamos da colaboração de todos, pois a escola também é uma
comunidade e é nela que nos preparamos para a vida.
OBJETIVOS
Geral
·
Estimular a mudança prática de atitudes e a
formação de novos hábitos, proporcionando a reflexão à responsabilidade de
manter a escola limpa.
·
Reconhecer a importância da higiene mental,
pessoal, do ambiente familiar e da escola, para melhorar suas condições de
vida.
Específicos
·
Reconhecer a importância da higiene na nossa
vida;
·
Respeitar o ambiente escolar;
·
Ter em mente o quanto cada indivíduo pode
contribuir na conservação da limpeza no meio escolar.
·
Aprender a preservar os ambientes que
convivemos.
·
Compreender os inúmeros benefícios trazidos
pela reciclagem para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos
aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover
economia de matéria-prima.
METODOLOGIA
Partir da
introdução do projeto utilizando as fotografias do pátio antes e depois dos
recreios, Organizando vídeo pedagógico,
filmado nas dependências da escola, produzido por alunos, antes e depois do
início do projeto;
Apresentação
de filmes que retratam o problema do lixo e a necessidade da reciclagem como o
documentário: Os caminhos do lixo;
Análise da
realidade ambiental da escola por meio de pesquisa diagnóstica, por todas as
disciplinas;
Trabalho de
pesquisa: visita ao laboratório de informática da escola para a pesquisa sobre
a coleta seletiva.
Apresentação
em grupos, sendo que cada grupo expôs sobre uma determinada seleção de coleta.
Produção de
caixas de coletas seletivas para a conscientização à preservação do meio
ambiente e porta trecos com material reciclável (garrafa PET)
Observação do
tempo de decomposição do lixo na natureza.
Organização de
discussões com os participantes da comunidade escolar: equipe de limpeza,
professores, direção, alunos e pais;
Promoção de
palestras envolvendo especialistas de outras secretarias. Os alunos
participarão, não só como ouvintes, mas também envolvendo-se em dinâmicas que
possibilitarão uma interação entre palestrante e alunos, bem como uma reflexão
sobre o assunto discutido.
AVALIAÇÃO
Considerar-se-ão
atingidos os objetivos se os alunos
demonstrarem interesse pelas atividades, mudando sua postura frente às questões
do meio ambiente, bem como demonstrarem conhecimento dos temas abordados no
projeto através de auto avaliação e o registro do acompanhamento das demais
atividades desenvolvidas no projeto.
Referências
bibliográficas
atividades