Seguidores

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Interpretação de Texto

É um belíssimo conto, este. Pode ser lido em voz alta, interpretado, transformado em peça teatral. Enriquecedor e cheio de sentido, fala de um rei que um dia teve uma idéia. E não era uma idéia qualquer, não! Era uma idéia "toda azul". 
O fantástico desta idéia é que ela se personifica, ganha vida. Ela brinca com o rei e até dorme feito gente, quando ele acha que pode ser perigoso ter uma idéia assim tão azul e deixá-la solta por aí e decide trancá-la e pendurar a chave em pesada corrente no próprio pescoço.
É intrigante que esta corrente seja pesada. Entendo ( e isto é entendimento meu, você pode discordar.) que o peso da corrente fosse o peso dos afazeres diários, das obrigações reais, que cada vez mais distanciam o monarca da beleza da idéia e do que ela representa de novo, de frescor e de alegria, felicidade.  O fato de a idéia ter sido trancada num ambiente "escuro, sempre igual" também significa, pois a idéia tinha brilho, frescor, que todas as idéias têm. Precisava estar trancafiada num lugar assim para ser contida, guardada a 'sete chaves'. 
Finalmente, depois de velho e desgastado, quando retorna ao quarto e retira a idéia, o rei percebe que o tempo passou e não mais poderia colocar a idéia em prática, pois ele mesmo não consegue mais brincar. Então, ele "fecha para sempre a porta".




Questões que podem ser propostas dentro do tema:

1. Qual o título do texto?
2. Para você, o que significa a cor 'azul' da idéia?
3. Você já teve alguma boa idéia, não colocou em prática e depois percebeu que era tarde demais?
4. Quem é a autora do conto?
5. Quando alguém tem uma idéia maravilhosa, ele fica assim, feliz, como ficou o rei? E você acha que também existe medo de que roubem a idéia, por ela ser muito boa, assim? "É tão fácil roubar uma idéia..." Explique.
6. Existe alguma explicação para o rei ter escolhido a 'sala do sono'? As boas idéias, como a idéia azul morrem ou apenas adormecem?
7. Tão ocupado em governar, o rei não teve mais idéias. Isto é uma boa atitude para um líder? O líder realmente fica tão ocupado com a burocracia ao ponto de não ter mais boas idéias?
8. O rei envelhecia sem perceber. Será que isto ocorre conosco também? Explique com suas palavras.
9."E o libertaram do manto". Explique ou dê motivos para que o manto fosse um peso para o rei.
10.Explique com suas palavras o trecho final: "Fechou para sempre a porta".

___