Seguidores

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Prova Brasil e Saeb


 Prova Brasil e Saeb

 O Sistema de Avaliação da Educação Básica é composto por duas avaliações complementares.

A primeira, denominada Aneb – Avaliação Nacional da Educação Básica, abrange de maneira amostral os estudantes das redes públicas e privadas do país, localizados na área rural e urbana e matriculados no 5º e 9º anos do ensino fundamental e também no 3º ano do ensino médio. Nesses estratos, os resultados são apresentados para cada Unidade da Federação, Região e para o Brasil como um todo.
A segunda, denominada Anresc - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, é aplicada censitariamente alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, de área rural e urbana, em escolas que tenham no mínimo 20 alunos matriculados na série avaliada. Nesse estrato, a prova recebe o nome de Prova Brasil e oferece resultados por escola, município, Unidade da Federação e país que também são utilizados no cálculo do Ideb.
As avaliações que compõem o Saeb são realizadas a cada dois anos, quando são aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários socioeconômicos aos alunos participantes e à comunidade escolar.

 Prova Brasil e SAEB 2011

O INEP realizará a Aneb e a Prova Brasil (Anresc) 2011 em parceria com Estados e Municípios. Participarão da Prova Brasil 2011 todas as escolas com pelo menos 20 estudantes no 5º Ano (4ª Série) e 9º Ano (8ª Série) do ensino fundamental regular, matriculados, em escolas públicas, localizadas em zona urbana e rural.
As provas serão aplicadas no período de 7 a 18 de novembro de 2011, em todos os Estados e no Distrito Federal.
Para realização da Aneb será selecionada uma amostra complementar à Prova Brasil cujos estratos serão constituídos por:
·                  escolas que tenham de 10 a 19 estudantes matriculados no 5º ano (4ª série) ou 9º ano (8ª série) do ensino fundamental regular público;
·                 escolas que tenham 10 ou mais estudantes matriculados no 5º ano (4ª série) ou 9º ano (8ª série) do ensino fundamental regular privado;
·                 e escolas que tenham 10 ou mais estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio regular público ou privado.
Atenção: o público alvo que participará desta aplicação será considerado com base nos dados do Censo Escolar, informados até o dia 14 de agosto de 2011.

 

Exemplos de Questões

As avaliações de matemática e de português da Prova Brasil e do Saeb oferecem aos estudantes de todas as séries avaliadas questões de múltipla escolha. Para cada questão são apresentadas quatro alternativas de resposta, sendo que apenas uma está correta. Durante o preenchimento do formulário de respostas, o aluno deverá assinalar um "X" na alternativa desejada.
Abaixo apresentamos exemplos de questões e as questões comentadas para que todos possam conhecer melhor a como é o teste da Prova Brasil.
 

Exemplos de questões

·                     5° ano do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa
·                     5° ano do Ensino Fundamental - Matemática
·                     9° ano do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa
·                     9° ano do Ensino Fundamental - Matemática
·                     3ª série do Ensino Médio - Língua Portuguesa
·                     3ª série do Ensino Médio - Matemática

Comentários das questões

·                     Matemática - 5° ano do ensino fundamental
·                     Matemática - 9° ano do ensino fundamental
·                     Matemática - 3º ano do ensino médio
·                      

 

Simulados
Gabaritos

 

Matrizes de Referência
Cadernos