Atividades de Apoio para auxiliar na alfabetização quanto a
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
A
palavra é....
_ Dividir a turma em grupos (alunos com
níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o
representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu
representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta.
_ O(a) professor (a) diz a palavra e discute
com os alunos o seu significado,
inclusive utilizando o dicionário)
_ O representante do grupo deve acrescentar
uma consoante antes da vogal que
forma a primeira sílaba e formar uma outra
palavra. Não se esqueça, esta é
uma atividade oral.
_ Exemplo 1: A palavra é... ato. Possíveis
palavras que podem ser formadas:
fato, gato, bato, lato, mato, pato, rato,
tato, chato, etc
_ Exemplo 2: A palavra é...ela. Possíveis
palavras que podem ser formadas:
nela, vela, mela, pela, gela, bela, etc
Imitando
o Cebolinha (turma da Mônica)
_ Antes de desenvolver esta atividade a
professora deve trabalhar o
gênero história em quadrinhos, utilizando,
inclusive, a revistinha
Turma da Mônica.
_ Dividir a turma em grupos (alunos com
níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o
representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu
representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta.
_ O(a) professor(a) propõe que falará
palavras como se fosse o Cebolinha e o
representante do grupo deve corrigi-la,
pronunciando a palavra corretamente.
_ Cebolinha fala: glaça. O representante
corrige: Cebolinha, a palavra é graça.
_ Outras palavras: flaca, blanca, Flança,
blinca, etc
_ Perguntar aos alunos qual é a letra que o
Cebolinha troca.
Cebolinha
ao contrário
(Segunda versão da brincadeira “Imitando o
Cebolinha”)
_ O(a) professor(a) fala as palavras certas e
o representante do grupo fala
imitando o Cebolinha.
CONSCIÊNCIA
FONOLÓGICA OU VALOR POSICIONAL DAS LETRAS
Mais
uma letra
_ Dividir a turma em grupos (alunos com
níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o
representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu
representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta.
_ O(a) professor(a) diz uma palavra e o
representante do grupo deve transformála,
utilizando o R na primeira sílaba,
independente se antes ou depois da
vogal..
_ Exemplo 1: Professor(a): pato - Aluno:
prato ou parto
_ Exemplo 2: Professor: ala - Aluno: rala
_ Exemplo 3: Professor: caro – Aluno: carro.
_ Trocar a utilização do R por L, M, N.
_ Em outro momento essas atividades podem ser
trabalhadas utilizando
alfabeto móvel e ou escrita, para trabalhar a
capacidade de relacionar o
fonema com o grafema.
RELAÇÃO
FONEMA\GRAFEMA
Qual é
a letra?
(trabalhar sílabas não canônicas)
_ Dividir a turma em grupos (alunos com
níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o
representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu
representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta.
_ O(a) professor(a) apresenta uma ficha com a
palavra completa e a palavra
incompleta para o aluno completá-la formando
outra palavra.
_ Exemplo 1: ficha com as palavras
PATO
VIRA
P....ATO
PACA
VIRA
P....ACA
POTE
VIRA
PO....TE
COMPREENSÃO
DA NATUREZA ALFABETICA DO NOSSO SISTEMA DE ESCRITA
Só mais
duas
_ Dividir a turma em grupos (alunos com
níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o
representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu representante,
no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta.
_ O(a) professor(a) apresenta uma palavra no
quadro e desafia os grupos a
formarem mais palavras obedecendo as regras
seguintes:
_ A nova palavra formada deve conter todas as
letras da palavra original.
_ Além das letras da palavra original a nova
palavra deve ter mais duas
letras diferentes.
_ Exemplo 1 :Apresentar a palavra copa.
Analisar com os alunos o
número de letras e sílabas da palavra. Os
alunos, utilizando o alfabeto móvel,
deverão forma outras palavras, seguindo a
regra acima: capado – pecado –
picado – pipoca – tapioca, etc
_ Analisar com os alunos se aumentando 2
letras, aumentou o número
de sílabas ou não.
Brincando
de detetive
_ Dividir a turma em grupos (alunos com
níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o
representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu
representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta
_ A professora apresenta uma palavra
“embaralhada” para o grupo descobrir
qual é a palavra, obedecendo o tempo dado por
ele. (comece com um tempo
maior e vá diminuindo à medida que os alunos
desenvolvam).
_ Apresentar para o grupo A: bosmar (sombra)
– grupo B: nafasamt (fantasma)
Grupo C: meseten (semente), etc.
LEITURA
Saber
ler reconhecendo globalmente as palavras
Qual é
a frase?
_ Dividir a turma em grupo (alunos com níveis
de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o
representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu
representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta
_ Colocar uma frase escrita em cartões (cada
palavra num cartão) colados no
quadro, virados.
A
menina caiu da bicicleta e quebrou a perna.
_ Dar a vez ao representante de cada grupo
falar uma possível palavra da frase,
de acordo com as dicas do(a) professor(a).
_ Professora para o grupo 1:
_ A frase fala de uma pessoa que ainda não
cresceu.
_ O grupo tem 2 chances para dizer menina se
não disser outro grupo pode
dizer, se acertar ganha o ponto
_ Professor para o grupo 2:
_ A frase fala de um acidente que a menina
sofreu.
_ Professora para o grupo 3:
_ A frase fala de onde ela caiu.
_ Professora para o grupo 4:
_ A frase nos conta o que aconteceu quando a menina caiu da bicicleta..
_ O grupo deve ler a frase toda. Ganha um
ponto se ler corretamente.
_ Saber decodificar palavras e textos
escritos
_ Pedir ao representante de cada grupo para
ler a frase.
_ Fazer a leitura coletiva (turma) da frase.
_ Formar frases menores e pedir aos
representantes dos grupos que as leiam:
A menina caiu. - A menina caiu da bicicleta.
- A menina quebrou a perna. - A
menina quebrou a bicicleta. - A bicicleta
caiu. - etc
Monta\desmonta
Construir a compreensão global do texto lido,
unificando e interrelacionando
informações explícitas e implícitas,
produzindo inferências.
_ Dividir a turma em 12 grupos (duplas de
alunos com níveis de aprendizagem
diferenciados).
_ O(a) professor (a) deve dizer aos alunos
que trouxe um texto (gênero híbrido:
história em forma de poesia) todo cortado em
fichas para que pudessem
deixar exposto, enfeitando a sala, mas que
quando chegava na escola
aconteceu um acidente: o vento soprou tão
forte que todas as fichas voaram.
Agora ela precisava da ajuda dos alunos para
montá-lo novamente.
Ela irá distribuir o texto xerocado e ler, na
ordem certa, pelo menos 3 vezes.
O(a) professor(a) deverá distribuir o texto
fatiado, entre os grupos dos alunos. Pedir as partes do texto e o grupo que
estiver com a ficha correspondente deve fixá-la no quadro, na ordem certa. Vale
consultar o texto xerocado.
1) Tragam a ficha que apresenta o personagem
principal,
2) a ficha que fala o que ela era antes de
ser menina,
3) a ficha que fala de como ela vivia,.
4) a ficha que fala onde ela vivia,
5) a ficha que fala do tipo do acidente
ocorrido,
6) a fichas que fala de quem provocou o
acidente,
7) a ficha que fala do lugar onde a fada
Rebeca guardava a varinha mágica,
8) a ficha que fala sobre o que caiu de cima
do armário.
9) a ficha que fala de como a varinha caiu de
cima do armário
10) a fichas que fala o que veio voando.
11) a ficha que fala em quem a varinha de
condão bateu.
12) a ficha que conta que a varinha bateu
muito de leve na boneca.
13) a ficha que conta o que aconteceu quando
a varinha bateu na boneca.
14) Leitura coletiva do texto todo,
utilizando as fichas e possíveis leituras individuais.
15) Valendo 3 pontos: por que na última
estrofe da poesia o autor chama a boneca
de pobre? “Bateu na pobre boneca...”
16) Valendo 3 pontos: Quem sabe dizer qual
foi a transformação que aconteceu.
17) Valendo 5 pontos: Cada grupo cria um
título para o texto. A turma convida a
especialista da escola para escolher o melhor
título. O grupo, criador do título
escolhido ganha 5 pontos.
_ Quem fizer mais pontos ganha o jogo.
O texto
Era uma
vez uma menina
Que um
dia foi boneca.
Vivia
sozinha, esquecida
Na casa
da fada Rebeca.
Foi um
acidente fatal.
A
borboleta Formosa
Derrubou
de cima do armário
A
varinha poderosa.
Veio
voando no ar
A
varinha de condão.
Bateu
na pobre boneca
Feito
nuvem de algodão
BUM!
Que transformação!
Contribuição – Sala de Apoio Pedagógico
Professora Rosangela L. Scheuer Vali