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domingo, 3 de fevereiro de 2013

Plano de curso 2º ano do ensino fundamental I


Caso seja

Contagem de frases e palavras.
de utilidade, usem e abusem.
 
PLANO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
            Objetivos gerais:
  •           Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades lingüísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.
  •         Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais.
  •         Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive.
  •        Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.
Objetivos específicos:
  •         Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade.
  •           Conhecer o alfabeto em suas diversas formas
  •          Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavra
  •           Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
  •          Expressar-se oralmente e por escrito
  •          Identificar o alfabeto de “a” a “Z”
  •           Reconhecer o som inicial e final das palavras.
  •           Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
  •           Usar corretamente a letra maiúscula
  •           Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
  •           Produzir pequenos textos – coletivo e individual
  •           Elaborar frases a seu nível de experiência
  •           Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas.
  •           Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas…
  •          Expressar – se oralmente com clareza
  •          Compreender para que serve a escrita e a leitura
  •           Construir e reconstruir palavras e frases – números de letras e silabas
  •           Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente.
  •          Revisar e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros    refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita.
Conteúdos programáticos para o 1º bimestre:
  •         Expressão oral e não verbal. 
  •           Função social da escrita.
  •          Nome da criança.
  •           Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto.
  •         Construção de palavras.
Conteúdos programáticos para o 2º bimestre:
  •      Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
  •        Som final e inicial das palavras estudadas.
  •        Número de letras e silabas das palavras.
  •       Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
  •       Pontuação – ponto final e vírgula.
     Conteúdos programaticos para o 3º bimestre
  •      Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
  •      Silabas simples e palavras chaves
  •       Letras do alfabeto
  •     Letras do seu nome completo
  •       Produção de textos coletivo e individual
Conteúdos programaticos para o 4º bimestre
  •       Expressão oral e corporal
  •        Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
  •       Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
  •       Gramática contextualizada
  •      Coordenação motora (no traçado da letra cursiva)
Procedimentos metodológicos
  •          Os objetivos serão alcançados através do desenvolvimento dos conteúdos de forma globalizada utilizando – se estratégias metodológicas baseadas na teoria sócio – interacionista, contemplando atividades lúdicas, aos pares e coletivas.
  •   O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para  desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças.
  •          O processo de alfabetização será subsidiado pela teoria construtivista utilizando – se como recurso para a aquisição da linguagem oral e escrita textos de diferentes gêneros com diferentes funções sociais.
  •          As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento.
  •          O ambiente da sala de aula será um espaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.
  •          As atividades pedagógicas serão pensadas pelo professor partindo de situações reais, envolvendo os alunos a participarem do processo ensino aprendizagem de forma ativa e significativa para a turma. A fim se alcançar esse objetivo utilizaremos como estratégia metodológicas do trabalho, atividades permanentes, seqüenciadas, ocasionais e projetos didáticos.
Recurso didático:
  •          Canções, cantigas de roda, poesia, verso, poemas, dramatização, músicas, paródias, parlendas, trava-língua, livros de histórias e gibis
  •          Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
  •           Produção oral.
  •          Leitura compartilhada, aparelhos de som, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, mapas, maquete, reportagens, vídeos, calendário.
    dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
  •           Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis).
  ATIVIDADES
  •          Leitura compartilhada
  •          bilhetes,
  •          musicas,
  •          contos,
  •           poesias,
  •           historias em quadrinhos,
  •           teatro de fantoche.
  •           Mural de rótulos
  •          Entrega de crachás com nome completo
  •           Construção de novas palavras
  •           Escrever palavras e frases com contexto,
  •          Cruzadinhas, caça palavras Montagem do alfabeto concreto e ilustrado
  •          Ditado recortado com palavras contextualizadas
  •          Construção de listas
  •          Recortes de jornais e revistas
  •           Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto.
  •           Cartazes
  •           Fichas de leitura
  •           Textos coletivos e individuais
  •           Alfabeto móvel, ilustrado e concreto.
  •          Nomeação dos objetos da sala

Processo de avaliação:
          A avaliação se da de forma continua e formativa, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
          Realizaremos os registros dos processos dos alunos, através do acompanhamento de diagnósticos e avaliações, integrando a família e mantendo-a informada enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
          Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada .Utilizaremos as avaliações como instrumento de avaliação da nossa prática docente.  Sendo assim este plano torna-se flexivél.
Processo de recuperação
  Serão realizadas atividades para retomar os conteúdos programáticos a fim de abranger as crianças que apresentarem dificuldades de aprendizagem, as mesmas serão oferecidas estratégias didáticas para que tenham  oportunidade de recuperar-se num processo contínuo.
Bibliografia:
-Campedelli, Samira. Hoje é dia de português: 2º ano. Curitiba: ed. Positivo;2007.
-São Paulo (estado) secretaria do estado da educação.Ler e escrever: Guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador; 3.ed. São Paulo: FDE, 2010.
Plano de ensino (PCNS) de Ferraz de Vasconcelos.

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Objetivos gerais:
  • ·                    Conduzir o educando aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática.
  • ·                    Como: aspecto que estimula a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
Objetivos específicos:
  •  Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
  •  Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares.
  •  Ordenar corretamente os números na ordem
  •  Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
  •  Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
  •   Utilizar a tabuada associando as noções de dobro e triplo.
  •  Medir e utilizar a unidades de medida adequada a cada tipo de substancia.
  •  Resolver situações problemas do cotidiano fazendo uso das quatro operações.
  •  Utilizar corretamente as moedas do sistema monetários com as noções de real e centavos.
  •  Reconhecer e utilizar os principais números ordinais.
  •  Reconhecer e identificar as datas do calendário (dias, meses, ano…
  •   Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
  •   Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
  • Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
  •   Identificar antecessor e sucessor
  •  Representar unidade e reconhecer dezenas
  •   Identificar ordem crescente e decrescente
  •   Identificar o numero e numeral de 0 a 30
  • Construir o conceito de dezena
  • Construir o conceito de dezena e unidade
  •   Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o pareamento, a estimativa e a correspondência.
  •   Saber adição simples
  •   Reconhecer o símbolo da adição ( + )
  •   Relacionar subtração a idéias de separar,tirar , diminuir , perder 
  •     Reconhecer o símbolo da subtração ( – )
  •   Resolver operações de adição e subtração sem reservas e sem recursos
  •       Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º 
  •      Reconhecer dúzia e meia dúzia.
  •      Construir o conceito de número e numeral
  •        Identificar numero e numeral de 0 ate …
  •       Construir conceito de unidade e dezena
  •       Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
  •         Resolver adição e subtração com unidade e dezena ( simples ).
  •       Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos.
  •      Identificar números pares e números impar
  •         Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,- =, <,
  •         Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
  •          Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos
  •          Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
  •          Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
  •       Explorar cálculo mental.
  •       Resolver operações envolvendo dobro e triplo
  •      Reconhecer o real como moeda. 
  •       Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representa-lás. 
  •         Construir e representar formas geométricas.
       Conteúdos programaticos para o 1º bimestre
  •          História dos números
  •          Classificação, seriação e conservação.
  •           Número e numeral de 0 a 9
  •           Antecessor e sucessor
  •          Unidade e noção de dezena
  •           Número e numeral de 0 até 30
  •           Crescente e decrescente
  •          Adição, subtração, problemas com unidades.
        Conteúdos programáticos para o 2º bimestre
  •          Números de 0 a 100
  •         Dezena ( decomposição 
  •           Problemas envolvendo adição e subtração.
  •           Operações – Adição e subtração sem reserva e sem recurso
  •           Números ordinais
  •           Dúzia e meia dúzia
  •           Numero de 0 até…(onde conseguirem chegar.)
  •           Dezena e unidade
Conteúdos programáticos para o 3º bimestre
  •          Formas geométricas
  •          Calendário
  •          Sistema monetário brasileiro
  •           Situações problemas
  •          Operações de adição e subtração
  •           Ordem crescente e decrescente
  •           Números pares e impares
  •           Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.

Conteúdos programáticos para o 4º  bimestre
  •         Adição e subtração com reserva e sem conserva e recurso.
  •          Multiplicação e divisão
  •          Dobro e triplo 
  •           Metade e terça parte
  •           Problemas
Procedimento metodológico
Recurso didático
  • Folhas impressas
  • material concreto, tampinhas, grãos.
  • fita métrica, relógio
  • dinheirinho representativo
  • caderno, quadro negro
  • jogos com sucata
  • recurso de audio
Atividades
  •          Completar
  •         Representar numeral à quantidade

  •          Ditado de números
  •          Trabalhar números vizinhos
  •          Ordem crescente e decrescente
  •           Colagem
  •           Contagem com sucatas , alunos , lápis , material dourado, etc. 
  •           Emprego do Material concreto para identificar numero e numeral
  •          Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
  •          Formar grupos de 10 em 10
  •           Desenvolver conjuntos de dezenas.
  •          Resolver situações – problemas de sua realidade
  •           Exercícios escritos
  •          Juntar e contar
  •           Uso do material concreto
  •           Separar unidades e dezenas
  •           Folha mimeografada, impressas, livro didático.
  •           Leitura e escrita de números até…
  •           Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até …
  •           Formar grupos de 10 em 10
  •           Conjuntos com dezenas
  •           Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
  •           Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
  •          Cartazes
  •           Exercícios no caderno , livro , quadros e folhas .
  •           Problemas envolvendo as quatro operações.
  •           Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
  •           Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.
Processo de avaliação
          O aluno será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído uma nota bimestral.   A avaliação se da de forma continua e formativa, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
          Realizaremos os registros dos processos dos alunos, através do acompanhamento de diagnósticos e avaliações, integrando a família e mantendo-a informada enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando  a participação e interação.
          Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada .Utilizaremos as avaliações como instrumento de avaliação da nossa prática docente.  Sendo assim este plano torna-se flexivél.
Processo de recuperação:
         Serão realizadas atividades para retomar os conteúdos programáticos a fim de abranger as crianças que apresentarem dificuldades de aprendizagem, as mesmas serão oferecidas estratégias didáticas para que tenham  oportunidade de recuperar-se num processo contínuo.
Bibliografia:
Dante, Luiz Roberto. Aprendendo sempre: alfabetização matemática, 2º ano. São Paulo: Àtica, São Paulo, 2008.

PLANO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Objetivos gerais:
  • propiciar condições para que o educando possa cuidar da sua própria saúde e desenvolver responsabilidade com o ambiênte em que vive.
  • Desevolver estratégia didáticas que conduzam o educando a aprendizagens de conhecimentos sobre o corpo, os seres vivos e características especificas deos seres e ambiêntes.
Objetivos específicos: 
  •    Identificar os principais astros do Sistema solar. 
  •     Identificar o Sol como uma estrela. 
  •   Despertar a curiosidade a respeito das coisas que nos cercam  
  •   Despertar a consciência sobre a importância do solo para nossa vida. 
  •    Identificar pelas características os principais tipos de animais que estão presentes em nosso meio ambiente
  •   Identificar os vegetais e reconhecer sua importância em nossa vida como fonte de alimento e remédios.
  •  Reconhecer a importância da água em nossa vida, assim como a sua conservação para manutenção da vida na terra.
  •     Identificar as diferentes partes do nosso corpo e suas funções. 
  •    Reconhecer a necessidade das regras de higiene para manutenção e conservação de nossa vida.
  •  Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do estado para conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
  •  Reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo, reconhecer  e compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
  •     Identificar relações entre o conhecimento cientifica, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica.
  •      Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.
  •      Compreender a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.
Conteúdos programaticos para o 1º bimestre
  • ·         Seres vivos
  • ·          Características dos seres vivos
  • ·          Partes da planta
  • ·         Meio ambiente
Conteúdos programaticos para o 2º bimestre
  • ·         Lixo
  • ·          Reciclagem
  • ·         Saneamento básico
  • ·          Vegetais
Conteúdos programáticos para o 3º bimestre
  • ·         Os animais
  • ·          Nosso corpo
  • ·         Os alimentos
  • ·          Higiene e saúde
Conteúdos programáticos para o 3º  bimestre
  • ·         Saúde e segurança
  • ·         Nosso ambiente
  • ·         Preservação do meio ambiente
  • ·          As plantas
Procedimento metodológico
  •  Busca e coleta de informações por meio de
  • observação direta e indireta dos fenômenos da
  • natureza, dos diversos materiais, objetos, seres
  • vivos e não vivos presentes no cotidiano por meio
  • de habilidades físicas, motoras e perceptivas.
  •  Formulação de hipóteses.
  • Utilização de técnicas de investigação ao fazer as
  • atividades sugeridas.
  •  Exposição oral das idéias por meio de descrições
  • utilizando palavras ou pequenas frases praticando
  • habilidades relacionadas à comunicação.
  •  Pesquisa, organização e registro de dados
  • coletados por meio de desenhos, listagens, recorte e colagem, e experimentos simples sob orientação do professor.
  •  Leitura de pequenos textos.
  • Troca de idéias com os colegas.
  •  Colaboração quando necessário (por exemplo, ao trazer imagens para um mural).
  •  Empenho nas atividades de grupo e na
  • realização de tarefas individuais.
  •  Incorporação de novos hábitos e predisposição a
  • alterar os antigos hábitos relacionados aos cuidados com os espaços que ocupa e responsabilidade para com esses espaços.
  •  Respeito à diversidade de opiniões (por exemplo: ao trocar idéias com os colegas sobre os fenômenos observados).
  •  Interesse por conhecer os ambientes, como elesse modificam e como podem ser cuidados.
  •  Persistência na busca e compreensão das informações obtidas por investigação.
  •  Respeito pelas coisas da natureza (conhecer,por exemplo, como a exploração dos recursos naturais pode prejudicar o meio ambiente).
Recurso didático
  •          Folhas impressas
  •          Exercícios do livro
  •          Revistas
  •          Jornais
  •          Atividades orais
  •          Cartazes
  •          Mapas
  •          Material sucata
  •          TV, vídeo e CD/DVD
  •          Aparelho de som
  •          Recursos humanos
  •          Internet
Atividades
  • ·         Orientar os alunos a escovar os dentes todos os dias
  • ·          Observar uma planta e suas partes através de experiências em sala de alua ( feijão – algodão –copo descartável – água )
  • ·         Saber a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o home
  • ·          Recorte e colagem
  • ·          Confecção de cartaz
  • ·          Nascimento de plantas através de experiências ( feijão – algodão –copo descartável – água )
  • ·          Calendário
  • ·          Observação da mudança do tempo
  • ·          Folhas mimeografadas, impressas, livro.
  •  
Processo de avaliação
A avaliação se dará num processo formativo. O aluno será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído uma nota bimestral.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
           Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
Processo de recuperação
      Serão realizadas atividades para retomar os conteúdos programáticos a fim de abranger as crianças que apresentarem dificuldades de aprendizagem, as mesmas serão oferecidas estratégias didáticas para que tenham  oportunidade de recuperar-se num processo contínuo.
Bipbliografia:
Nigro, Rogério G. aprendendo sempre ciências: 2º ano. São Paulo, ed. Àtica, 2008.
Plano de ensino (PCNS) Ferraz de vasconcelos.

PLANO DE ENSINO DE  HISTÓRIA
     Objetivos gerais:
  • ·         Desenvolver a capacidade de expressar – se de forma crítica diante dos problemas sociais;
  • ·          Conhecer o meio social em que vive possibilitando-o descobrir a existência de realidades diferentes;
  • ·         Entender a evolução dos fatos históricos e geográficos do seu bairro, de seu município, do seu estado e de seu pais como resultantes de um longo processo de transformação.
  • ·         Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da localidade;
     Objetivos específicos:
  • ·         Saber quem é e como é importante (ser criança)
  • ·          Reconhecer a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
  • ·         Proporcionar ao aluno o conhecimento de sua história como forma de resgatar a sua identidade.
  • ·          Conhecer-se como ser que faz história.
  • ·          Valorizar sua vida cotidiana, seus gostos, bem como seus deveres e direitos.
  • ·          Compreender o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de família.
  • ·         Levar a criança a conhecer melhor diversos tipos de ambientes: naturais e modificados.
  • ·          Destacar a importância dos índios para a nossa cultura, conhecer a historia do Brasil.
  • ·          Identificar os tipos de casa e o tipo de material usado para sua construção.
  • ·          Conhecer os cômodos de uma casa e sua função.
  • ·          Datas comemorativas, conhecer a origem da maioria destas datas e porque se comemora.
  • ·         Fazer com que a criança respeite as instituições da comunidade como um bem comum.
  • ·          Identificar os vários tipos de profissão.
  • ·          Reconhecer seus direitos e deveres dentro da escola, em casa, no bairro e perante a sociedade.
  • ·         Reconhecer mudanças e permanências dos acontecimentos ao longo da história na cidade  de Ferraz de Vasconcelos.
  •  
          Conteúdos programáticos para o 1º bimestre:
  • ·         Identidade do aluno: História de cada um, direitos e deveres.
  • ·         Linha do tempo;
  • ·         Família: diferentes composições.
  • ·         Datas comemorativas.
Conteúdos programáticos para o 2º bimestre:
  • ·         Árvore genealógica,
  • ·         Diferentes modos de viver: casa – família;
  • ·         Datas comemorativas.
     Conteúdos programáticos para o 3º bimestre:
  • ·         Eu e a escola: espaço, convivência, regras e atividades;
  • ·         As escolas de algumas regiões: semelhanças e diferenças.
  • ·         Datas comemorativas.
           Conteúdos programáticos para o 4º bimestre:
  • ·         A escola de outros tempos:
  • ·         História de Ferraz de Vasconcelos,
  • ·         Noções de cidadania: africanidade, religiosidade e indígena,
  • ·         Datas comemorativas.
Procedimentos metodológicos
            Pretendemos alcançar nossos objetivos aplicando os conteúdos listados através de aulas expositivas, atividades diversificadas, orais e escritas, lúdicas, intra e extra – classe, proporcionando condições para o desenvolvimento individual e coletivo dos educando levando em considerações suas limitações, potenciação, criatividade e interesse, fazendo da sala de aula um ambiente de conhecimento e descoberta trabalhando sempre através de temas, este plano portanto será flexível.
Recurso didático:
  • ·         Folhas impressas
  • ·         Exercícios do livro
  • ·         Revistas
  • ·         Jornais
  • ·         Atividades orais
  • ·         Cartazes
  • ·         Mapas
  • ·         Material sucata
  • ·         TV, vídeo e CD/DVD
  • ·         Aparelho de som
  • ·         Recursos humanos
  • ·         Internet
ATIVIDADES:
  • ·         Entrevista com os pais ( historia dos nomes)
  • ·         Produção de frases, leituras, desenhos, recortes e colagens.
  • ·         Confecção da árvore genealógica.
  • ·         Confecção de cartazes, colagens e recortes.
  • ·         Desenhar planta da sua casa e nomear os cômodos
  • ·         Cartazes
  • ·         Atividades xerocadas
  • ·         Construção de maquetes da escola
  • ·         Ambiente da escola (vista – como o aluno a vê)
  • ·         Conversas formais e informais
  • ·         Pesquisas

Processo de avaliação
                     O aluno será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído uma nota no bimestre.  Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
                     Através da avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções. Sendo assim este plano torna-se flexível.
Processo de recuperação:
      Serão realizadas atividades para retomar os conteúdos programáticos a fim de abranger as crianças que apresentarem dificuldades de aprendizagem, as mesmas serão oferecidas estratégias didáticas para que tenham  oportunidade de recuperar-se num processo contínuo.

PLANO DE ENSINO DE  GEOGRAFIA
Objetivos gerais:
  •         Reconhecer o nome do bairro e sua história.
  •          Identificar a rua onde a criança mora e o percurso de sua casa até a escola.
  •          Distinguir seu endereço e reconhecer a importância de seu endereço
  •          Observar alguns pontos de referência no seu bairro.
  •           Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações,
  •           Identificar o semáforo e os meios de transporte, e os cuidados ao atravessar a rua.
  •           Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
  •          Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
  •           Reconhecer os meios de comunicação e suas utilidades
  •           Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
  •           Reconhecer e identificar os diferente hinos:Nacional, Independência ,    Bandeira e do município
Objetivos específicos:
  •          O educando devera identificar sua família, casa, escola, bairro, rua.
  •           Distinguir o seu município observando semelhanças e diferenças entre o compõem a cidade.
  •         Identificar e avaliar as ações do homem em sociedade e suas consequências em diferentes meios.
  •           Reconhecer sinais de trânsito.
  •         Identificar diferentes tipos de família.
  •          Identificar diferentes tipos de moradias
  •          Identificar sua rua
  •          Identificar seu bairro
  •          Identificar  sua escola
  •          Identificando seu município, suas autoridades,
  •          Identificando os pontos cardeais.
  •          Reconhecer as estações do ano.
  •          Reconhecer e identificar os principais meios de transportes e comunicação utilizados pelo aluno e por sua família.
  •          Reconhecer a importância do trabalho e das profissões na vida em sociedade,
  •          Reconhecer e identificar os diversos tipos de hino (Nacional, independência e bandeira e Ferraz de Vasconcelos)
  •         Motivar o aluno a zelar o espaço em que vive
  •          Auxiliar o aluno a entender o que é descendência e quem ele é, formando conceitos necessários para a compreensão das relações sociais, solidariedade e interação;        
           Conteúdos programáticos para o 1º bimestre:
  •          Moradias diferentes tipos, transformação do meio e os cuidados com a moradia.
 Conteúdos programáticos para o 2º bimestre:
  •         Escola em diferentes lugares
  •         Profissionais e função da escola.
  •        Dependências da escola
     Conteúdos programáticos para o 3º bimestre:
  •          Ruas: Localização, noção de espaços públicos, normas de segurança
           Conteúdos programáticos para o 4º bimestre:
  •         Bairro: Conceitos e transformações, estabelecimentos comerciais, espaços e serviços públicos e privados.
Procedimentos metodológicos
           Pretendemos alcançar nossos objetivos aplicando os conteúdos listados através de aulas expositivas, atividades diversificadas, orais e escritas, lúdicas, intra e extra – classe, proporcionando condições para o desenvolvimento individual e coletivo dos educando levando em considerações suas limitações, potenciação, criatividade e interesse, fazendo da sala de aula um ambiente de conhecimento e descoberta trabalhando sempre através de temas,
 
Recurso didático:
  •          Folhas  impressas
  •          Exercícios do livro
  •         Revistas
  •          Jornais
  •         Atividades orais 
  •          Cartazes
  •          Mapas
  •          Material sucata
  •          TV, vídeo e CD/DVD
  •          Aparelho de som
  •         Internet
ATIVIDADES:
  •          Casa
  •           Rua
  •           Bairro
  •           Escola
  •          Município
  •          Produção de frases, leituras, desenhos, recortes e colagens.
  •          Meios de transporte
  •           Meios de comunicação
  •          Trânsito
  •          Trabalho
  •          Datas comemorativas.
  •          Confecção de cartazes, colagens e recortes.
  •          Atividades xerocada
  •         Conversas formais e informai
  •          Zona rural
  •           Zona urbana
  •           Reino da natureza.
  •          Clima
  •         Rio
  •         Vegetação 
  •           Indústria
  •          Comercio 
  •           Hinos

Processo de avaliação:
                     O aluno será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído uma nota no bimestre.  Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
                     Através da avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções. Sendo assim este plano torna-se flexível.
Processo de recuperação:
      Serão realizadas atividades para retomar os conteúdos programáticos a fim de abranger as crianças que apresentarem dificuldades de aprendizagem, as mesmas serão oferecidas estratégias didáticas para que tenham  oportunidade de recuperar-se num processo contínuo.
Bibliografia:
Carvalhes, Leylah. Projeto Prosa:  história, 2º ano/ Leylah Carvalhaes, regina Nogueira Borella. São Paulo: São Paulo 1.ed. Saraiva, 2008.