Plano de curso 2º ano do ensino fundamental I
Caso seja
Contagem de frases
e palavras.
de utilidade, usem e abusem.
PLANO
DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivos gerais:
- Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades lingüísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.
- Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais.
- Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive.
- Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.
Objetivos específicos:
- Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade.
- Conhecer o alfabeto em suas diversas formas
- Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavra
- Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
- Expressar-se oralmente e por escrito
- Identificar o alfabeto de “a” a “Z”
- Reconhecer o som inicial e final das palavras.
- Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
- Usar corretamente a letra maiúscula
- Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
- Produzir pequenos textos – coletivo e individual
- Elaborar frases a seu nível de experiência
- Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas.
- Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas…
- Expressar – se oralmente com clareza
- Compreender para que serve a escrita e a leitura
- Construir e reconstruir palavras e frases – números de letras e silabas
- Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente.
- Revisar e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita.
Conteúdos programáticos
para o 1º bimestre:
- Expressão oral e não verbal.
- Função social da escrita.
- Nome da criança.
- Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto.
- Construção de palavras.
Conteúdos programáticos
para o 2º bimestre:
- Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
- Som final e inicial das palavras estudadas.
- Número de letras e silabas das palavras.
- Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
- Pontuação – ponto final e vírgula.
Conteúdos programaticos para o 3º bimestre
- Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
- Silabas simples e palavras chaves
- Letras do alfabeto
- Letras do seu nome completo
- Produção de textos coletivo e individual
Conteúdos programaticos
para o 4º bimestre
- Expressão oral e corporal
- Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
- Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
- Gramática contextualizada
- Coordenação motora (no traçado da letra cursiva)
Procedimentos
metodológicos
- Os objetivos serão alcançados através do desenvolvimento dos conteúdos de forma globalizada utilizando – se estratégias metodológicas baseadas na teoria sócio – interacionista, contemplando atividades lúdicas, aos pares e coletivas.
- O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças.
- O processo de alfabetização será subsidiado pela teoria construtivista utilizando – se como recurso para a aquisição da linguagem oral e escrita textos de diferentes gêneros com diferentes funções sociais.
- As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento.
- O ambiente da sala de aula será um espaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.
- As atividades pedagógicas serão pensadas pelo professor partindo de situações reais, envolvendo os alunos a participarem do processo ensino aprendizagem de forma ativa e significativa para a turma. A fim se alcançar esse objetivo utilizaremos como estratégia metodológicas do trabalho, atividades permanentes, seqüenciadas, ocasionais e projetos didáticos.
Recurso
didático:
- Canções, cantigas de roda, poesia, verso, poemas, dramatização, músicas, paródias, parlendas, trava-língua, livros de histórias e gibis
- Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
- Produção oral.
-
Leitura
compartilhada, aparelhos de som, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel,
bingos, dominó, cartazes, mapas, maquete, reportagens, vídeos, calendário.
dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros) - Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis).
ATIVIDADES
- Leitura compartilhada
- bilhetes,
- musicas,
- contos,
- poesias,
- historias em quadrinhos,
- teatro de fantoche.
- Mural de rótulos
- Entrega de crachás com nome completo
- Construção de novas palavras
- Escrever palavras e frases com contexto,
- Cruzadinhas, caça palavras Montagem do alfabeto concreto e ilustrado
- Ditado recortado com palavras contextualizadas
- Construção de listas
- Recortes de jornais e revistas
- Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto.
- Cartazes
- Fichas de leitura
- Textos coletivos e individuais
- Alfabeto móvel, ilustrado e concreto.
- Nomeação dos objetos da sala
Processo de avaliação:
A avaliação se da de forma continua e
formativa, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos
alunos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos, através do acompanhamento de diagnósticos e avaliações, integrando a família e mantendo-a informada enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada .Utilizaremos as avaliações como instrumento de avaliação da nossa prática docente. Sendo assim este plano torna-se flexivél.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos, através do acompanhamento de diagnósticos e avaliações, integrando a família e mantendo-a informada enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada .Utilizaremos as avaliações como instrumento de avaliação da nossa prática docente. Sendo assim este plano torna-se flexivél.
Processo de recuperação
Serão realizadas atividades para retomar os conteúdos programáticos a
fim de abranger as crianças que apresentarem dificuldades de aprendizagem, as
mesmas serão oferecidas estratégias didáticas para que tenham oportunidade de recuperar-se num processo
contínuo.
Bibliografia:
-Campedelli, Samira. Hoje é dia de
português: 2º ano. Curitiba: ed. Positivo;2007.
-São Paulo (estado) secretaria do
estado da educação.Ler e escrever: Guia de planejamento e orientações
didáticas; professor alfabetizador; 3.ed. São Paulo: FDE, 2010.
Plano de ensino (PCNS) de Ferraz de
Vasconcelos.
PLANO
DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Objetivos gerais:
- · Conduzir o educando aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática.
- · Como: aspecto que estimula a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
Objetivos específicos:
- Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
- Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares.
- Ordenar corretamente os números na ordem
- Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
- Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
- Utilizar a tabuada associando as noções de dobro e triplo.
- Medir e utilizar a unidades de medida adequada a cada tipo de substancia.
- Resolver situações problemas do cotidiano fazendo uso das quatro operações.
- Utilizar corretamente as moedas do sistema monetários com as noções de real e centavos.
- Reconhecer e utilizar os principais números ordinais.
- Reconhecer e identificar as datas do calendário (dias, meses, ano…
- Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
- Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
- Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
- Identificar antecessor e sucessor
- Representar unidade e reconhecer dezenas
- Identificar ordem crescente e decrescente
- Identificar o numero e numeral de 0 a 30
- Construir o conceito de dezena
- Construir o conceito de dezena e unidade
- Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o pareamento, a estimativa e a correspondência.
- Saber adição simples
- Reconhecer o símbolo da adição ( + )
- Relacionar subtração a idéias de separar,tirar , diminuir , perder
- Reconhecer o símbolo da subtração ( – )
- Resolver operações de adição e subtração sem reservas e sem recursos
- Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º
- Reconhecer dúzia e meia dúzia.
- Construir o conceito de número e numeral
- Identificar numero e numeral de 0 ate …
- Construir conceito de unidade e dezena
- Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
- Resolver adição e subtração com unidade e dezena ( simples ).
- Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos.
- Identificar números pares e números impar
- Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,- =, <,
- Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
- Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos
- Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
- Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
- Explorar cálculo mental.
- Resolver operações envolvendo dobro e triplo
- Reconhecer o real como moeda.
- Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representa-lás.
- Construir e representar formas geométricas.
Conteúdos programaticos para
o 1º bimestre
- História dos números
- Classificação, seriação e conservação.
- Número e numeral de 0 a 9
- Antecessor e sucessor
- Unidade e noção de dezena
- Número e numeral de 0 até 30
- Crescente e decrescente
- Adição, subtração, problemas com unidades.
Conteúdos programáticos para o 2º bimestre
- Números de 0 a 100
- Dezena ( decomposição
- Problemas envolvendo adição e subtração.
- Operações – Adição e subtração sem reserva e sem recurso
- Números ordinais
- Dúzia e meia dúzia
- Numero de 0 até…(onde conseguirem chegar.)
- Dezena e unidade
Conteúdos programáticos
para o 3º bimestre
- Formas geométricas
- Calendário
- Sistema monetário brasileiro
- Situações problemas
- Operações de adição e subtração
- Ordem crescente e decrescente
- Números pares e impares
- Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.
Conteúdos programáticos para o 4º bimestre
- Adição e subtração com reserva e sem conserva e recurso.
- Multiplicação e divisão
- Dobro e triplo
- Metade e terça parte
- Problemas
Procedimento metodológico
Recurso didático
- Folhas impressas
- material concreto, tampinhas, grãos.
- fita métrica, relógio
- dinheirinho representativo
- caderno, quadro negro
- jogos com sucata
- recurso de audio
Atividades
- Completar
-
Representar
numeral à quantidade
- Ditado de números
- Trabalhar números vizinhos
- Ordem crescente e decrescente
- Colagem
- Contagem com sucatas , alunos , lápis , material dourado, etc.
- Emprego do Material concreto para identificar numero e numeral
- Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
- Formar grupos de 10 em 10
- Desenvolver conjuntos de dezenas.
- Resolver situações – problemas de sua realidade
- Exercícios escritos
- Juntar e contar
- Uso do material concreto
- Separar unidades e dezenas
- Folha mimeografada, impressas, livro didático.
- Leitura e escrita de números até…
- Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até …
- Formar grupos de 10 em 10
- Conjuntos com dezenas
- Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
- Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
- Cartazes
- Exercícios no caderno , livro , quadros e folhas .
- Problemas envolvendo as quatro operações.
- Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
- Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.
Processo de avaliação
O aluno será avaliado no seu dia –a
–dia, em que será lhe atribuído uma nota bimestral. A
avaliação se da de forma continua e formativa, verificando os resultados do
processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos, através do acompanhamento de diagnósticos e avaliações, integrando a família e mantendo-a informada enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando a participação e interação.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada .Utilizaremos as avaliações como instrumento de avaliação da nossa prática docente. Sendo assim este plano torna-se flexivél.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos, através do acompanhamento de diagnósticos e avaliações, integrando a família e mantendo-a informada enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando a participação e interação.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada .Utilizaremos as avaliações como instrumento de avaliação da nossa prática docente. Sendo assim este plano torna-se flexivél.
Processo de recuperação:
Serão realizadas atividades para
retomar os conteúdos programáticos a fim de abranger as crianças que
apresentarem dificuldades de aprendizagem, as mesmas serão oferecidas
estratégias didáticas para que tenham
oportunidade de recuperar-se num processo contínuo.
Bibliografia:
Dante,
Luiz Roberto. Aprendendo sempre: alfabetização matemática, 2º ano. São Paulo:
Àtica, São Paulo, 2008.
PLANO
DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Objetivos gerais:
- propiciar condições para que o educando possa cuidar da sua própria saúde e desenvolver responsabilidade com o ambiênte em que vive.
- Desevolver estratégia didáticas que conduzam o educando a
aprendizagens de conhecimentos sobre o corpo, os seres vivos e
características especificas deos seres e ambiêntes.
Objetivos específicos:
- Identificar os principais astros do Sistema solar.
- Identificar o Sol como uma estrela.
-
Despertar
a curiosidade a respeito das coisas que nos cercam
- Despertar a consciência sobre a importância do solo para nossa vida.
- Identificar pelas características os principais tipos de animais que estão presentes em nosso meio ambiente
- Identificar os vegetais e reconhecer sua importância em nossa vida como fonte de alimento e remédios.
- Reconhecer a importância da água em nossa vida, assim como a sua conservação para manutenção da vida na terra.
- Identificar as diferentes partes do nosso corpo e suas funções.
- Reconhecer a necessidade das regras de higiene para manutenção e conservação de nossa vida.
- Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do estado para conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
- Reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo, reconhecer e compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
- Identificar relações entre o conhecimento cientifica, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica.
- Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.
- Compreender a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.
Conteúdos programaticos para o 1º
bimestre
- · Seres vivos
- · Características dos seres vivos
- · Partes da planta
- · Meio ambiente
Conteúdos programaticos para o 2º
bimestre
- · Lixo
- · Reciclagem
- · Saneamento básico
- · Vegetais
Conteúdos programáticos para o 3º
bimestre
- · Os animais
- · Nosso corpo
- · Os alimentos
- · Higiene e saúde
Conteúdos programáticos para o 3º bimestre
- · Saúde e segurança
- · Nosso ambiente
- · Preservação do meio ambiente
- · As plantas
Procedimento metodológico
- Busca e coleta de informações por meio de
- observação direta e indireta dos fenômenos da
- natureza, dos diversos materiais, objetos, seres
- vivos e não vivos presentes no cotidiano por meio
- de habilidades físicas, motoras e perceptivas.
- Formulação de hipóteses.
- Utilização de técnicas de investigação ao fazer as
- atividades sugeridas.
- Exposição oral das idéias por meio de descrições
- utilizando palavras ou pequenas frases praticando
- habilidades relacionadas à comunicação.
- Pesquisa, organização e registro de dados
- coletados por meio de desenhos, listagens, recorte e colagem, e experimentos simples sob orientação do professor.
- Leitura de pequenos textos.
- Troca de idéias com os colegas.
- Colaboração quando necessário (por exemplo, ao trazer imagens para um mural).
- Empenho nas atividades de grupo e na
- realização de tarefas individuais.
- Incorporação de novos hábitos e predisposição a
- alterar os antigos hábitos relacionados aos cuidados com os espaços que ocupa e responsabilidade para com esses espaços.
- Respeito à diversidade de opiniões (por exemplo: ao trocar idéias com os colegas sobre os fenômenos observados).
- Interesse por conhecer os ambientes, como elesse modificam e como podem ser cuidados.
- Persistência na busca e compreensão das informações obtidas por investigação.
- Respeito pelas coisas da natureza (conhecer,por exemplo, como a exploração dos recursos naturais pode prejudicar o meio ambiente).
Recurso didático
- Folhas impressas
- Exercícios do livro
- Revistas
- Jornais
- Atividades orais
- Cartazes
- Mapas
- Material sucata
- TV, vídeo e CD/DVD
- Aparelho de som
- Recursos humanos
- Internet
Atividades
- · Orientar os alunos a escovar os dentes todos os dias
- · Observar uma planta e suas partes através de experiências em sala de alua ( feijão – algodão –copo descartável – água )
- · Saber a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o home
- · Recorte e colagem
- · Confecção de cartaz
- · Nascimento de plantas através de experiências ( feijão – algodão –copo descartável – água )
- · Calendário
- · Observação da mudança do tempo
- · Folhas mimeografadas, impressas, livro.
Processo de avaliação
A
avaliação se dará num processo formativo.
O aluno será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído uma nota
bimestral.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
Processo de recuperação
Serão realizadas atividades para retomar os conteúdos programáticos a
fim de abranger as crianças que apresentarem dificuldades de aprendizagem, as
mesmas serão oferecidas estratégias didáticas para que tenham oportunidade de recuperar-se num processo
contínuo.
Bipbliografia:
Nigro,
Rogério G. aprendendo sempre ciências: 2º ano. São Paulo, ed. Àtica, 2008.
Plano
de ensino (PCNS) Ferraz de vasconcelos.
PLANO
DE ENSINO DE HISTÓRIA
Objetivos
gerais:
- · Desenvolver a capacidade de expressar – se de forma crítica diante dos problemas sociais;
- · Conhecer o meio social em que vive possibilitando-o descobrir a existência de realidades diferentes;
- · Entender a evolução dos fatos históricos e geográficos do seu bairro, de seu município, do seu estado e de seu pais como resultantes de um longo processo de transformação.
- · Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da localidade;
Objetivos
específicos:
- · Saber quem é e como é importante (ser criança)
- · Reconhecer a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
- · Proporcionar ao aluno o conhecimento de sua história como forma de resgatar a sua identidade.
- · Conhecer-se como ser que faz história.
- · Valorizar sua vida cotidiana, seus gostos, bem como seus deveres e direitos.
- · Compreender o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de família.
- · Levar a criança a conhecer melhor diversos tipos de ambientes: naturais e modificados.
- · Destacar a importância dos índios para a nossa cultura, conhecer a historia do Brasil.
- · Identificar os tipos de casa e o tipo de material usado para sua construção.
- · Conhecer os cômodos de uma casa e sua função.
- · Datas comemorativas, conhecer a origem da maioria destas datas e porque se comemora.
- · Fazer com que a criança respeite as instituições da comunidade como um bem comum.
- · Identificar os vários tipos de profissão.
- · Reconhecer seus direitos e deveres dentro da escola, em casa, no bairro e perante a sociedade.
- · Reconhecer mudanças e permanências dos acontecimentos ao longo da história na cidade de Ferraz de Vasconcelos.
Conteúdos programáticos para o 1º
bimestre:
- · Identidade do aluno: História de cada um, direitos e deveres.
- · Linha do tempo;
- · Família: diferentes composições.
- · Datas comemorativas.
Conteúdos
programáticos para o 2º bimestre:
- · Árvore genealógica,
- · Diferentes modos de viver: casa – família;
- · Datas comemorativas.
Conteúdos programáticos para o 3º bimestre:
- · Eu e a escola: espaço, convivência, regras e atividades;
- · As escolas de algumas regiões: semelhanças e diferenças.
- · Datas comemorativas.
Conteúdos programáticos para o 4º
bimestre:
- · A escola de outros tempos:
- · História de Ferraz de Vasconcelos,
- · Noções de cidadania: africanidade, religiosidade e indígena,
- · Datas comemorativas.
Procedimentos
metodológicos
Pretendemos
alcançar nossos objetivos aplicando os conteúdos listados através de aulas
expositivas, atividades diversificadas, orais e escritas, lúdicas, intra e
extra – classe, proporcionando condições para o desenvolvimento individual e
coletivo dos educando levando em considerações suas limitações, potenciação,
criatividade e interesse, fazendo da sala de aula um ambiente de conhecimento e
descoberta trabalhando sempre através de temas, este plano portanto será
flexível.
Recurso didático:
- · Folhas impressas
- · Exercícios do livro
- · Revistas
- · Jornais
- · Atividades orais
- · Cartazes
- · Mapas
- · Material sucata
- · TV, vídeo e CD/DVD
- · Aparelho de som
- · Recursos humanos
- · Internet
ATIVIDADES:
- · Entrevista com os pais ( historia dos nomes)
- · Produção de frases, leituras, desenhos, recortes e colagens.
- · Confecção da árvore genealógica.
- · Confecção de cartazes, colagens e recortes.
- · Desenhar planta da sua casa e nomear os cômodos
- · Cartazes
- · Atividades xerocadas
- · Construção de maquetes da escola
- · Ambiente da escola (vista – como o aluno a vê)
- · Conversas formais e informais
- · Pesquisas
Processo de avaliação
O aluno será avaliado no
seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído uma nota no bimestre. Será diagnosticado pelo professor com
acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo
falhas e estimulando a aprendizagem.
Através da avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções. Sendo assim este plano torna-se flexível.
Através da avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções. Sendo assim este plano torna-se flexível.
Processo
de recuperação:
Serão realizadas atividades para retomar os conteúdos programáticos a
fim de abranger as crianças que apresentarem dificuldades de aprendizagem, as
mesmas serão oferecidas estratégias didáticas para que tenham oportunidade de recuperar-se num processo
contínuo.
PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA
Objetivos gerais:
- Reconhecer o nome do bairro e sua história.
- Identificar a rua onde a criança mora e o percurso de sua casa até a escola.
- Distinguir seu endereço e reconhecer a importância de seu endereço
- Observar alguns pontos de referência no seu bairro.
- Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações,
- Identificar o semáforo e os meios de transporte, e os cuidados ao atravessar a rua.
- Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
- Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
- Reconhecer os meios de comunicação e suas utilidades
- Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
- Reconhecer e identificar os diferente hinos:Nacional, Independência , Bandeira e do município
Objetivos
específicos:
- O educando devera identificar sua família, casa, escola, bairro, rua.
- Distinguir o seu município observando semelhanças e diferenças entre o compõem a cidade.
- Identificar e avaliar as ações do homem em sociedade e suas consequências em diferentes meios.
- Reconhecer sinais de trânsito.
- Identificar diferentes tipos de família.
- Identificar diferentes tipos de moradias
- Identificar sua rua
- Identificar seu bairro
- Identificar sua escola
- Identificando seu município, suas autoridades,
- Identificando os pontos cardeais.
- Reconhecer as estações do ano.
- Reconhecer e identificar os principais meios de transportes e comunicação utilizados pelo aluno e por sua família.
- Reconhecer a importância do trabalho e das profissões na vida em sociedade,
- Reconhecer e identificar os diversos tipos de hino (Nacional, independência e bandeira e Ferraz de Vasconcelos)
- Motivar o aluno a zelar o espaço em que vive
- Auxiliar o aluno a entender o que é descendência e quem ele é, formando conceitos necessários para a compreensão das relações sociais, solidariedade e interação;
Conteúdos programáticos para o 1º
bimestre:
- Moradias diferentes tipos, transformação do meio e os cuidados com a moradia.
Conteúdos programáticos para o 2º bimestre:
- Escola em diferentes lugares
- Profissionais e função da escola.
- Dependências da escola
Conteúdos programáticos para o 3º
bimestre:
- Ruas: Localização, noção de espaços públicos, normas de segurança
Conteúdos programáticos para o 4º
bimestre:
- Bairro: Conceitos e transformações, estabelecimentos comerciais, espaços e serviços públicos e privados.
Procedimentos
metodológicos
Pretendemos alcançar nossos
objetivos aplicando os conteúdos listados através de aulas expositivas,
atividades diversificadas, orais e escritas, lúdicas, intra e extra – classe,
proporcionando condições para o desenvolvimento individual e coletivo dos
educando levando em considerações suas limitações, potenciação, criatividade e
interesse, fazendo da sala de aula um ambiente de conhecimento e descoberta
trabalhando sempre através de temas,
Recurso didático:
- Folhas impressas
- Exercícios do livro
- Revistas
- Jornais
- Atividades orais
- Cartazes
- Mapas
- Material sucata
- TV, vídeo e CD/DVD
- Aparelho de som
- Internet
ATIVIDADES:
- Casa
- Rua
- Bairro
- Escola
- Município
- Produção de frases, leituras, desenhos, recortes e colagens.
- Meios de transporte
- Meios de comunicação
- Trânsito
- Trabalho
- Datas comemorativas.
- Confecção de cartazes, colagens e recortes.
- Atividades xerocada
- Conversas formais e informai
- Zona rural
- Zona urbana
- Reino da natureza.
- Clima
- Rio
- Vegetação
- Indústria
- Comercio
- Hinos
Processo de avaliação:
O aluno será avaliado no
seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído uma nota no bimestre. Será diagnosticado pelo professor com
acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo
falhas e estimulando a aprendizagem.
Através da avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções. Sendo assim este plano torna-se flexível.
Através da avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções. Sendo assim este plano torna-se flexível.
Processo
de recuperação:
Serão realizadas atividades para retomar os conteúdos programáticos a
fim de abranger as crianças que apresentarem dificuldades de aprendizagem, as
mesmas serão oferecidas estratégias didáticas para que tenham oportunidade de recuperar-se num processo
contínuo.
Bibliografia:
Carvalhes, Leylah. Projeto Prosa: história, 2º ano/ Leylah Carvalhaes, regina
Nogueira Borella. São Paulo: São Paulo 1.ed. Saraiva, 2008.