1. O mundo da escrita:
Aprender a ler e entrar no mundo da escrita, Antes de chegar ao domínio da leitura, a criança faz um verdadeiro percurso.
1. Os escritos do espaço urbano:
São os que encontramos na rua, nos lugares públicos. Por tanto estão sempre contextualizados, Trabalhar com esses escritos é habituar as crianças a servirem -se de indicações fornecidas pelo meio para prepararem para ler.
2. escritos do espaço doméstico:
São a maioria impressas em papel (etiquetas variadas), ou em papelão como caixas de embalagens, plásticos em materias de limpeza, embutidos ou impressos no metal( bebidas em lata, conservas, enlatados, tampas de vidros e moedas)
- Identificação de produtos alimentares
- Identificação de demais produtos limpeza, higiene...)
- Os Recursos Familiares: As famílias geralmente tem mais jornais que livros, e as crianças tem mais familiariade com eles.
- Os programas de televisão: A televisão contribui para uma gigantesca rede de imprensa destinada a produções que estão por vir, utilizar a televisão a favor da alfabetização é uma forma inteligente de atrair a criança.
5. A livraria: A maioria das crianças nunca entrou em uma livraria, e até mesmo ignora a existência de tal comércio: quando muito, viram a seção de livros em grandes supermercados. Propiciar uma visita seria válido ou mesmo um vídeo, gravuras etc .