CAPACIDADES LINGUÍSTICA DA ALAFBETIZAÇÃO E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA.
“PLANEJAR É DEFINIR O NECESSÁRIO E REALIZÁ-LO SEM QUE O IMEDIATO O SUFOQUE”
Planejamento -2012
1º EIXO-COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
|
CONHECIMENTO E CAPACIDADES
|
ATIVIDADES
|
10
|
*Conhecer ,utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
|
Atividades
que abordam diferentes gêneros textuais(historias, noticias ,cartas
propagandas etc)em diferentes suportes(livros, revistas, jornais,
papel de carta, outdoors etc;)em diferentes espaços (livraria ,bancas e
biblioteca;)
|
3
|
*Conhecer os usos e funções sociais da escrita na cultura escolar;
♥saber
usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar.O professor
deve orientar o aluno quanto ao uso correto do material:pegar
corretamente no lápis, manusear corretamente os livros e cadernos.
♥Desenvolver capacidades especificas para escrever:o aluno tem que entender que ele vai escrever para ser lido.
|
*atividades de exploração , observação e controle do uso dos materiais escolares de escrita.O uso do livro didático e do caderno.
♥Escrever-se na margem;
♥De cima para baixo;
♥ Da esquerda para a direita;
♥Ao final da linha voltar para o inicio ;
♥Ensinar a fazer a divisão silábica em final da linha-quando a estiver adquirida a escrita alfabética;
|
2º EIXO-APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA
|
CAPACIDADES
|
ATIVIDADES
|
1
|
*Compreender as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas;
|
Atividades que proporciona compreender a diferença entre letras, números, sinais de pontuação/ acentuação,símbolos, rabiscos etc...
|
3
|
*Dominar as convenções gráficas
♥Compreender a orientação e o alinhamento da escrita ;
♥compreender a função de segmentação dos espaços em brancos e da pontuação de final de frase.
|
*Atividades que compreenda o sistema da escrita de cima para baixo , da direita para a esquerda.
♥Atividades que exploram a orientação e o alinhamento da escrita.ex: escrita de textos
♥Atividades que exploram a segmentação dos espaços em branco e da pontuação .
Ex: escrita de textos, frases etc.
|
2
|
*Conhecer o alfabeto.
♥Compreender que tem letras que precisam da outra para formar o som .
♥Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras, a letra de forma maiúscula para a alfabetização.
|
*Exercícios de apreensão do alfabeto ,identificação das letras e conhecimento da ordem alfabética .
♥Identificar que um conjunto de letras forma um apalavra.
♥Apresentar ao aluno diferentes tipos de letra .
|
4
|
*Reconhecer unidades fonológicas como silabas,rimas, terminações de palavras, etc.
♥Identificar sons no inicio, meio e final de palavras
|
*Explorar as rimas, em diversas posições nas palavras , textos como a parlenda , poemas, cantigas etc.
♥Atividades de segmentação oral e escrita de palavras.ex: Realizar atividades lúdicas como”Lá vai a barquinha carregadinha de”.... ou “ Macaco mandou falar”palavras que terminadas ou iniciadas com uma determinada silaba;
♥Ler para os alunos par de palavras e pedir que digam quais pares combinam.
♥Ler uma seqüência de palavras e pedir que identifique a palavra que não combine;
|
5
|
*compreender a natureza alfabética do sistema da escrita.
|
*Exercícios de observação e análise do valor e da posição das letras nas palavras .o valor sonoro da letra na silaba.ex: BONECA- NENÉM
|
6
14
|
*Dominar relações entre fonemas e grafemas.
♥Dominar irregularidades e regularidades ortográficas.
|
*Exercícios de apreensão das relações entre grafemas e fonemas.
♥Escrita espontânea ou ditado de palavras.
|
3º EIXO-LEITURA
|
ATITUDES E CAPACIDADES
|
ATIVIDADES
|
10
|
*Desenvolver atitudes e disposições favoráveis á leitura.
|
*Atividades como a escolha ,manuseio e leitura de livros ,jornais e revistas, na biblioteca da escola, orientados pelo professor ou bibliotecário.
|
9
15
13
|
*Desenvolver capacidades relativas ao código escrito necessárias a leitura.
♥Saber decodificar palavras e textos escrito(decifrar o que esta escrito).
♥Saber ler e reconhecer globalmente as palavras.
|
*Atividades voltadas para o domínio do sistema da escrita.
♥ Exercício com palavras embaralhadas .
♥Exercicio
com palavras que ainda não sabe ler mas conhece de cor(coca-cola)ele é
capaz de produzir outras palavras . Apresentar um texto onde o aluno reconhece globalmente palavras contidas nele e o significado das mesmas.
|
11
12
12
12
11
13
|
*Desenvolver capacidades necessárias á leitura com fluência e compreensão.
♥Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento de seu suporte,seu gênero e da contextualização ;o aluno antecede o final da historia.
♥Levantar e confirmar hipótese relativas ao conteúdo do texto lido.
♥Buscar pistas textuais ,intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferência)ampliando a compreensão.
♥Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas ,produzindo inferências :o aluno é capaz de resumir e recontar o texto lido.
♥Ler oralmente com fluência e expressividade.
|
*Atividades que propõem que o aluno lê em entrelinhas como pedir para contar o que vai acontecer em uma novela.
♥Atividades de antecipação de conteúdos de textos a serem lidos .
♥Atividades de levantamento e confirmação de hipótese relativas ao conteúdo lido.
♥Atividades de exploração de pistas que auxiliem a ler nas entrelinhas e ampliar a compreensão .
♥Atividades voltadas para a compreensão global do texto lido:ex resumo, discussão de titulo.
♥Leitura oral fluente e expressiva pelo aluno.
|
| | |
4º EIXO-PRODUÇÃO ESCRITA
|
CAPACIDADES
|
ATIVIDADES
|
16
|
*Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros: o aluno tem que ter objetivo para escrever.
|
*Atividades voltadas para a compreensão e valorização do uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.
|
18
18
|
*produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos ,ao destinatários e ao contexto de circulação.
♥Ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas.
♥Escrever segundo o principio alfabético e as regras ortográficas.
♥Planejar e escrita do texto considerando o tema central .
♥Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usuais na sociedade.
♥Usar a variedade lingüística apropriada á produção , fazendo escolhas quanto ao vocabulário e a gramática.
♥Usar recursos expressivos adequados ao
gênero e aos objetivos do texto.
♥Revisar e reelaborar a própria escrita
|
*Atividades voltadas para o domínio do sistema da escrita ,o aluno tem que saber o que dizer e como dizer.
♥Exercício de escrita focalizando o uso das convenções gráficas((alinhamento, direção, espaços em branco,, pontuação de final de frase.)
♥Exercício de escrita voltados para o domínio do principio alfabético.
♥Exercícios voltados para o domínio das regras ortográficas.
♥Atividades voltadas para a organização composicional do texto (as partes do texto)
♥Atividades
que focalizam a escolha da variedade lingüística apropriadas a
situação de produção e de circulação(vocabulário e gramática)
♥Atividades voltadas para o uso expressivo de recursos lingüísticos adequados ao gênero e aos objetivos do texto.
♥Atividades de revisão e reelaboração do texto escrito.
|
5º EIXO-DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
|
ATITUDES E CAPACIDADES
|
ATIVIDADES
|
|
*Participar das interações cotidianas em sala de aula
|
* Atividades voltadas para o desenvolvimento de atitude de respeito e valorização da diversidade das formas de expressão oral .
|
|
*Escutando com compreensão e atenção.
|
*Deve aprender escutar com atenção e compreensão ,a dar respostas, opiniões e sugestões pertinentes nas discussões em sala de aula.
|
|
*Expondo opiniões nos debates com colegas e o professor.
|
Aprender que não se fala de qualquer jeito ,em qualquer lugar e hora,respeita a vez de falar e a do outro.
.
|
|
*Usar a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a variedade lingüística adequada.
|
*Atividades de
uso da língua falada em diferentes situações escolares, com o emprego
da variedade lingüística adequada.saber falar bem e expor suas
opiniões.
|
|
*Planejar a fala em situações formais e realizar tarefas cujo o desenvolvimento dependa de escuta e compreensão
|
*Atividades elaboras com planejamento usando recursos como cartazes ,transparências, filmes para saber ouvir e compreender o que falam.
|
| | |