 
  
CAPACIDADES LINGUÍSTICA DA ALAFBETIZAÇÃO E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA.
“PLANEJAR É DEFINIR O NECESSÁRIO E REALIZÁ-LO SEM QUE O IMEDIATO O SUFOQUE”
Planejamento -2012
1º EIXO-COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
|  | 
             CONHECIMENTO  E CAPACIDADES | 
ATIVIDADES | 
| 
10 | 
*Conhecer ,utilizar e   valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade; | 
Atividades
 que abordam   diferentes gêneros textuais(historias, noticias ,cartas 
propagandas etc)em   diferentes suportes(livros, revistas, jornais, 
papel de carta, outdoors   etc;)em diferentes espaços (livraria ,bancas e
 biblioteca;) | 
| 
3 | 
*Conhecer os usos e funções   sociais da escrita na cultura escolar; 
♥saber
 usar os objetos de escrita presentes na cultura   escolar.O professor 
deve orientar o aluno quanto ao uso correto do   material:pegar 
corretamente no lápis, manusear corretamente os livros e   cadernos. 
♥Desenvolver capacidades especificas para escrever:o   aluno tem que entender que ele vai    escrever para ser lido.  | 
*atividades de exploração ,   observação e controle  do uso dos   materiais escolares de escrita.O uso do livro didático  e do caderno. 
♥Escrever-se na margem; 
♥De cima para baixo; 
♥ Da esquerda para a direita; 
♥Ao final da  linha voltar para o inicio ; 
♥Ensinar   a fazer a divisão silábica em final da   linha-quando     a estiver adquirida a   escrita alfabética; | 
 2º EIXO-APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA
|  | 
CAPACIDADES | 
ATIVIDADES | 
| 
1 | 
*Compreender as diferenças   entre   a escrita alfabética e outras   formas gráficas; | 
Atividades que proporciona   compreender  a diferença entre letras,   números, sinais de pontuação/    acentuação,símbolos, rabiscos     etc... | 
| 
3 | 
*Dominar as convenções   gráficas 
♥Compreender  a orientação e o alinhamento da escrita ; 
♥compreender a função  de segmentação  dos espaços em brancos e da pontuação de   final de     frase. | 
*Atividades que compreenda o   sistema da escrita de cima para baixo , da direita para a esquerda. 
♥Atividades que exploram a   orientação  e o alinhamento  da escrita.ex: escrita de textos 
♥Atividades que exploram a   segmentação dos espaços em branco e da pontuação . 
Ex:   escrita de textos, frases etc. | 
| 
2 | 
*Conhecer o alfabeto. 
♥Compreender que tem letras   que precisam da outra para formar o som . 
♥Conhecer e utilizar   diferentes tipos de letras, a letra de forma maiúscula  para a alfabetização.  | 
*Exercícios   de apreensão do alfabeto ,identificação das letras  e conhecimento   da ordem alfabética  . 
♥Identificar que um conjunto   de letras forma um apalavra. 
♥Apresentar ao  aluno diferentes tipos de letra . | 
| 
4 | 
*Reconhecer unidades   fonológicas como silabas,rimas,    terminações de palavras, etc. 
♥Identificar  sons no inicio, meio e final  de palavras | 
*Explorar as rimas, em   diversas posições nas palavras ,   textos como a parlenda , poemas, cantigas   etc. 
 ♥Atividades   de segmentação oral e escrita de   palavras.ex: Realizar atividades lúdicas como”Lá vai a barquinha carregadinha   de”....  ou “ Macaco mandou   falar”palavras que terminadas  ou   iniciadas com uma determinada silaba; 
♥Ler para os alunos par de   palavras e pedir que digam  quais pares   combinam. 
♥Ler uma seqüência de palavras   e pedir que identifique a palavra que não combine; | 
| 
5 | 
*compreender a natureza   alfabética do sistema da escrita. | 
*Exercícios de observação e   análise do valor e da posição das letras    nas palavras .o valor sonoro da letra na silaba.ex: BONECA- NENÉM | 
| 
6 
14 | 
*Dominar relações entre   fonemas e grafemas. 
♥Dominar irregularidades e   regularidades ortográficas.  | 
*Exercícios  de apreensão das relações entre grafemas e   fonemas. 
♥Escrita espontânea ou ditado   de palavras.  | 
3º EIXO-LEITURA
|  | 
ATITUDES E   CAPACIDADES | 
ATIVIDADES | 
| 
10 | 
*Desenvolver   atitudes e disposições favoráveis á leitura. | 
*Atividades como a escolha   ,manuseio e leitura  de livros ,jornais   e revistas, na biblioteca   da escola,   orientados pelo professor ou bibliotecário. | 
| 
9 
15 
13 | 
*Desenvolver capacidades   relativas ao  código escrito   necessárias a leitura. 
♥Saber decodificar palavras e   textos escrito(decifrar o que esta escrito). 
♥Saber ler e reconhecer   globalmente as palavras. | 
*Atividades   voltadas para o domínio  do sistema da   escrita. 
♥ Exercício com palavras   embaralhadas . 
♥Exercicio
 com palavras que   ainda não sabe ler mas conhece de cor(coca-cola)ele é
 capaz de produzir   outras palavras . Apresentar um texto    onde o aluno reconhece globalmente palavras contidas nele e o   significado das mesmas. | 
| 
11 
12 
12 
12 
11 
13   | 
*Desenvolver   capacidades necessárias á leitura com fluência e compreensão. 
♥Antecipar   conteúdos de textos a serem lidos em   função  do reconhecimento  de seu  suporte,seu gênero e da contextualização ;o   aluno antecede o final da historia. 
♥Levantar e confirmar hipótese   relativas ao conteúdo do texto lido. 
♥Buscar  pistas textuais  ,intertextuais e contextuais para ler nas   entrelinhas  (fazer  inferência)ampliando a compreensão. 
♥Construir compreensão  global do texto lido,unificando e   inter-relacionando  informações  explicitas e implícitas ,produzindo   inferências :o aluno é capaz de resumir e recontar o texto lido. 
♥Ler oralmente com fluência  e expressividade. | 
*Atividades que propõem   que o aluno lê em entrelinhas como pedir   para    contar  o que vai acontecer em uma novela. 
♥Atividades de  antecipação    de conteúdos de textos a serem lidos . 
♥Atividades de levantamento e   confirmação de hipótese  relativas ao   conteúdo lido. 
♥Atividades de exploração de   pistas que auxiliem a ler nas entrelinhas e ampliar a compreensão .  
♥Atividades voltadas para a   compreensão global do texto lido:ex resumo, discussão de titulo.  
♥Leitura oral fluente e expressiva pelo aluno. | 
|  |  |  | 
4º EIXO-PRODUÇÃO ESCRITA
|  | 
CAPACIDADES | 
ATIVIDADES | 
| 
16 | 
*Compreender e valorizar   o  uso da escrita com diferentes   funções, em diferentes gêneros: o aluno tem que ter objetivo para escrever. | 
*Atividades   voltadas para a compreensão e valorização   do uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros. | 
| 
18 
18 | 
*produzir  textos escritos de gêneros diversos,   adequados aos objetivos ,ao destinatários e ao contexto de circulação. 
♥Ordenar e organizar o próprio  texto de acordo com as convenções gráficas. 
♥Escrever segundo o principio alfabético   e as regras ortográficas. 
♥Planejar e escrita do texto   considerando o tema central . 
♥Organizar os próprios textos   segundo  os padrões de composição usuais   na sociedade. 
♥Usar a variedade lingüística   apropriada á produção , fazendo escolhas quanto ao vocabulário e a  gramática. 
♥Usar recursos expressivos  adequados ao  
gênero      e aos objetivos do texto. 
♥Revisar e reelaborar  a própria escrita  | 
*Atividades voltadas para o   domínio do sistema da escrita ,o aluno tem que saber o que dizer e como   dizer. 
♥Exercício  de escrita    focalizando o uso das convenções gráficas((alinhamento, direção,   espaços em branco,, pontuação de final de frase.)  
♥Exercício de escrita   voltados para o domínio do principio   alfabético. 
♥Exercícios   voltados para o domínio das regras   ortográficas. 
♥Atividades voltadas para a   organização composicional do texto (as partes do texto) 
♥Atividades
 que focalizam a   escolha da variedade lingüística apropriadas a 
situação de produção e de   circulação(vocabulário e gramática) 
♥Atividades  voltadas    para o uso expressivo  de   recursos lingüísticos adequados ao gênero e aos objetivos do texto. 
♥Atividades de revisão e   reelaboração do texto escrito. | 
5º EIXO-DESENVOLVIMENTO   DA ORALIDADE
|  | 
ATITUDES E   CAPACIDADES | 
ATIVIDADES | 
|  | 
*Participar  das interações cotidianas em sala de aula | 
* Atividades voltadas para o   desenvolvimento  de atitude  de respeito e valorização da diversidade   das formas de expressão oral . | 
|  | 
*Escutando com compreensão e   atenção. | 
*Deve aprender escutar com   atenção e compreensão ,a dar     respostas, opiniões e sugestões    pertinentes nas discussões em sala de aula.   | 
|  | 
*Expondo opiniões nos   debates   com    colegas e o professor. | 
Aprender que não se fala de   qualquer jeito ,em qualquer lugar e hora,respeita a vez de falar e a do   outro. 
.   | 
|  | 
*Usar a língua falada em   diferentes situações escolares buscando empregar a variedade lingüística   adequada. | 
*Atividades  de
 uso da língua falada em diferentes   situações escolares, com o emprego
 da variedade lingüística adequada.saber   falar bem e expor suas 
opiniões. | 
|  | 
*Planejar a fala em situações   formais e realizar tarefas cujo o desenvolvimento dependa de escuta e   compreensão  | 
*Atividades elaboras   com  planejamento usando recursos como   cartazes ,transparências, filmes para saber ouvir e compreender o que falam. | 
|  |  |  | 
 
