Seguidores

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Poesia - como trabalhar

POESIA


Poesia A poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, uma forma de linguagem.
A poesia é uma linguagem verbal criativa.
Os gêneros de poesia permitem uma classificação dos poemas conforme suas características.
O poema épico é, geralmente, narrativo, aborda temas como a guerra ou outras situações extremas. Já o poema lírico pode ser muito curto.
Poesia é a expressão de um sentimento, como por exemplo o amor, palavras que tocam a alma.
A matéria-prima do poeta é a palavra, ele tem toda a liberdade para manipular as palavras, mesmo que isso implique romper com as normas tradicionais da gramática. 
Confira algumas poesias de grandes poetas que fizeram história.
·         Carlos Drummond de Andrade
·         Cecília Meireles
·         Fernando Pessoa
·         Manuel Bandeira
·         Mario Quintana
·         Vinícius de Morais
 

Poesia

Que tal soltar a imaginação?

Esse trabalho tem por objetivo destacar a importância da vivência poética para a criança. A vivência e o cotidiano infantil não se manifestavam ainda nessas produções literárias. Com Cecília Meireles, a poesia infantil brasileira encontrou seu caminho e seu público alvo e o que se buscou desde então foi centrar, na criação poética, o mundo da criança, seu cotidiano e seus interesses.

As cantigas de roda, trava-línguas, parlendas e outras variações folclóricas passaram a servir de fonte de inspiração para o exercício da poesia infantil.

As crianças de hoje são ávidas de novidade e necessitam visualizar tudo, tamanha a quantidade de informações e imagens às quais se encontram ligadas. O mercado dita normas, regras e indica o que se deve consumir. Para a poesia, tão sutil e sensível, não é fácil penetrar nesse reduto ditado pela moda, pela mídia e, especialmente, pela velocidade.

Trata-se de uma competição desleal, se levarmos em conta que, para ler poesia, a criança precisa estar concentrada e envolta num clima de silêncio e tranqüilidade. Caberia, então, a pergunta: como conseguir isso em meio ao barulho da vida moderna? Ou então: como conseguir a atenção desse público para quem a imagem visual é tudo?

Procure um livro que contenha apenas imagens e peça que cada criança crie um poema de acordo com as imagens vistas.

Existe uma segunda opção que é colocar uma música da Arca de Noé (Vinícius de Moraes) e pedir que ilustrem o poema cantado.

O que é que eu vou ser?


O que é que eu vou ser?
Pedro Bandeira

Bete quer ser bailarina,
Zé quer ser aviador.
Carlos vai plantar batata,
Juca quer ser um ator.

Camila gosta de música.
Patrícia quer desenhar.
Uma vai pegando o lápis,
a outra põe-se a cantar.

Mas eu não sei se vou ser
poeta, doutora ou atriz.
Hoje eu só sei uma coisa:
quero ser muito feliz!