Seguidores

domingo, 10 de junho de 2012

Trabalho com o nome:



  • Conversa na rodinha sobre a importância de ter um nome.
  • Ler a poesia: Que nome você tem? - Depois colocar a música para as crianças (CANTALELÊ)
  • Leitura do livro: Nomes de Gilda Meirelles

Gilda Meirelles
O texto desse livro é uma brincadeira de rima com vários nomes. E no final é assim:

"E AGORA, UMA DÚVIDA ME CONSOME:
O QUE É QUE RIMA COM O SEU NOME?"
  • Por causa do livro acima citado, propus uma brincadeira: Brincando de rimar
- Usando o nome das crianças, listar rimas para que a turma descubra qual o nome da turma que rima com a relação de palavras. Ex:
MEL, PASTEL, CHAPÉU, CARROSSEL, HOTEL, PINCEL, CARRETEL -
O NOME É MIGUEL.
Usar o link para conseguir rimas.
RIMADOR - SONETOS

Alguns nomes precisam ser modificados para encontrarmos as rimas.
KIMBERLY - Kimberli
ERICK - Erique


- Levei para mostrar na "rodinha" meus documentos: certidão de nascimento, identidade, carteira de habilitação, título de eleitor.
- Pedi para que as crianças pesquisassem em casa os documentos que elas têm.

  •  Leitura da poesia: NOME DA GENTE - Pedro Bandeira




O Nome da Gente

Pedro Bandeira




Eu não gosto
do meu nome
não fui eu
quem escolheu.
Eu não sei
porque se metem
com um nome
que é só meu!



O nenê
que vai nascer
vai chamar
como o padrinho
vai chamar
como o vovô
mas ninguém
vai perguntar
o que pensa o coitadinho

Foi meu pai quem decidiu
que o meu nome fosse aquele
Isso só seria justo
se eu escolhesse
o nome dele.


Quando eu tiver um filho,
Não vou pôr nome nenhum.
Quando ele for bem grande,
ele que escolha um !

- Pedir que as crianças pesquisem o motivo pelo qual seu nome foi escolhido.

PESQUISANDO...
SEU NOME É UMA DAS PALAVRAS MAIS BELAS QUE EXISTEM, POIS REPRESENTA VOCÊ!
PROCURE SABER COM ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA O PORQUÊ DA ESCOLHA DO SEU NOME E PEÇA QUE REGISTREM AS INFORMAÇÕES ABAIXO. IREMOS CONVERSAR SOBRE AS INFORMAÇÕES EM SALA.
- É interessante que no dia seguinte à entrega da pesquisa, as crianças tenham a oportunidade de contar para os coleguinhas o que elas descobriram sobre como foi feito a escolha do seu nome.