O PATINHO FEIO
Era verão quando nasceu o Patinho Feio. Surgiu de dentro de um ovo
tão grande que todos pensaram tratar-se de um ovo de peru que por acaso caíra
num ninho de pata.
_ Que pato mais feio! - ouvia ele
quando sua mãe o levava pelo quintal. [...].
O
Patinho Feio sentia-se tão infeliz e malquisto que resolveu fugir. Atravessou
os campos e encontrou alguns patos selvagens.
_ Como você é feio! - disseram-lhe
também.
Mas aceitaram sua companhia,
contanto que jamais se casasse com uma pata selvagem. [...] Decidiu partir
novamente, aceitando um convite dos gansos que o chamavam para voar.
_ Você é feio demais! - comentaram
os gansos. - Você é tão feio que acabamos gostando do seu jeito.
Mas,
antes que o Patinho Feio alçasse vôo, seus novos amigos foram mortos por
caçadores e ele se viu só mais uma vez. [...]
Quando
chegou a primavera, cansado e triste, o Patinho Feio avistou as aves mais
lindas que já encontrara na vida. Eram cisnes que nadavam num rio.
Aproximou-se e, pela primeira vez, olhou para as águas e viu seu reflexo.
Descobriu que era um cisne como eles. Por um instante lembrou-se do tempo em
que era maltratado e perseguido.
Depois, moveu as asas que brilhavam sob o sol e, também pela primeira vez, sentiu-se feliz.
(Recontada por Marcelo
Coelho. Vice-versa ao contrário. Companhia das Letrinhas, 1993.).
ATIVIDADES
1
– Qual é o título da
história?___________________________________________________
2
– De que o texto
fala?________________________________________________________
3
– Quando começa a história?__________________________________________________
___________________________________________________________________________
4
– Por que o patinho resolveu
fugir?______________________________________________
5
– Quem ele encontrou primeiro?________________________________________________
6
– Quem o chamou para voar?__________________________________________________
7
– Quem eram as aves lindas que nadavam num
rio?________________________________
8
– O que o patinho descobriu?__________________________________________________
9
– Como termina a
história?____________________________________________________
10
– Quem recontou essa história?_______________________________________________
11– Qual é o principal personagem da
história?____________________________________
11
– Leia a primeira frase do texto.
12
– Leia a última frase do texto.
2 –
Completar:
a)
Essa história começa no __________________e termina na
________________________ .
b)
Quando o patinho fugiu, primeiro ele encontrou os ________________________,
depois os _______________________ e, por fim, os
_________________________________________.
3
- A quem se refere a palavra ele,
na 3ª linha?_____________________________________
4
- A - Se ao invés de infeliz e
malquisto (4ª linha) o autor tivesse escrito triste e rejeitado o
sentido da frase teria mudado? Por
quê?__________________________________________.
B
– E se ao invés de maltratado e perseguido (penúltima linha) o autor
tivesse escrito bem tratado e acolhido o sentido da frase teria
mudado? Por quê?
___________________________________________________________________________.
C
– Na 7ª linha o autor escreveu: “Mas aceitaram sua companhia, contanto que
jamais se casasse com uma pata selvagem”. Se ele tivesse escrito: “Mas
aceitaram sua companhia, desde que se casasse com uma pata selvagem”,
o sentido da frase teria mudado? Por quê?
___________________________________________________________________________.
5)
Qual a causa de o patinho feio sentir, pela primeira vez, que era feliz?
___________________________________________________________________________________.
II
– Atividades para a construção do sistema alfabético
1
– a) Destacar algumas palavras do texto, colocando-as em fichas:
b)
Fazer a leitura dessas palavras: pedir aos alunos que colem as fichas no
cartaz, em cima das palavras escritas. Pedir, também, que circulem em seus
textos, as palavras destacadas.
c)
Discutir o significado de cada palavra destacada.
2 –
Atividades para que os alunos consigam estabelecer a relação letra/som.
Trabalhar
com as quatro palavras destacadas (tais palavras são formadas por três tipos
de estrutura silábica – CV (consoante/vogal) como pa e CCV (consoante/
consoante /vogal) como pri e CVC (consoante/vogal/ consoante) como cis
e com).
- Ler as palavras
várias vezes.
-
Partir as palavras em sílabas.
- Formar novas
palavras começadas com e
- Formar novas
palavras terminadas por e
-
Ler as novas palavras formadas:
No
= ____________________________
ca
= ____________________________
trão
= ___________________________
monha
= _________________________
- Propor atividades para que os alunos percebam
outras palavras que rimam com as palavras destacadas: Ex: pato/gato;
convite/bilhete; primavera/pantera; cisne/Line.
3 – Outras atividades que poderão ser realizadas:
a) Organize as
letras e forme palavras que estejam no texto:
b) Separa em sílabas e depois em letras.
c) Copie do texto uma palavra que comece com a
sílaba
_______________________ e
outra que comece
com a sílaba
________________________________________.
d) Quantas vezes a palavra está escrita
no texto? ____________________.
e) Ordene as
sílabas e descubra as palavras. Escolha palavras que rimam com elas.
_________________________ _____________________________
_________________________ _________________________
______________________________ _________________________
f) Escolha a sílaba
e complete a palavra:
PATI ______
QUIN______
PRIMA ______RA PRI______RA
______NE FE______
g) Complete as
palavras com a letra que está faltando:
NA___CEU PATIN___O
SU___GIU GA___SOS
FUGI___ SE___VAGENS
.
h) Copie do
texto palavras com:
2 Letras
3 Letras
4 Letras
5
Letras
8 Letras
9 Letras
4)
Formação de novas palavras:
a)
Forme novas palavras com as sílabas destacadas:
TO
________________________e
________________________
ÇADORES
________________________e _________________________
DAVAM _________________________e
_________________________
b) Junte as letras destacadas e forme novas palavras:
V A = _____________________________
D O
R E S
= ______________________________
V E
S =
________________________
c)
Aproveite as sílabas da palavra PRIMAVERA e forme 3 palavras diferentes:
_______________________ ____________________________ ________________________
|