Sequência Didática: PATINHO FEIO - 2°
Ano do Ciclo da Alfabetização
I – Atividades de
compreensão e valorização da cultura escrita, de desenvolvimento da fluência em
língua oral e leitura e interpretação de textos.
Material: Cartaz
com o texto para ser colocado no quadro;
Textos xerocados para cada aluno;
Fichas com palavras retiradas do cartaz;
Fichas das silabas das palavras destacadas.
1º
Passo:
ativação dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do gênero textual que
será trabalhado: conto de fadas.
2º
Passo:
atividades de língua oral. Perguntar aos alunos sobre o gênero conto de
fadas: quem conhece algum, de quais contos eles se lembram, quem conta
essas histórias para eles, se as histórias aconteceram de verdade, ou não.
Durante o trabalho com o desenvolvimento da fluência em língua oral, cuidar
para que os alunos falem um de cada vez, que aguardem sua vez de falar, que
respeitem a opinião do colega.
3º
Passo:
Leitura em voz alta e exploração do texto.
A - Apresentar o texto, deixando que os alunos o
explorem, verificando a ilustração, o titulo, na tentativa de descobrir de que
o texto falará (qual será o seu tema). Incentivar os alunos a lerem
algumas partes do texto, ou mesmo palavras isoladas nele contidas. Verificar
quem recontou essa história, de qual livro foi retirada, em que ano o livro foi
escrito.
B - O alfabetizador deverá ler o texto em voz
alta (apontar as palavras com a régua) e pedir aos alfabetizandos que
acompanhem a leitura individual e coletiva, mesmo que levem algum tempo para
decifrar o código escrito, centrando sua preocupação na busca do significado.
C - Propor várias perguntas orais, relativas ao
texto, para que os alunos identifiquem parte do mesmo:
4º
Passo:
atividades escritas de leitura, para os alunos que já lêem textos.
III
– Atividades de produção de texto
Após
a leitura do texto “O patinho feio” e sua exploração, tanto oral, quanto
escrita, pode-se sugerir que os alunos recontem outras histórias de fadas. A
proposta será a montagem de uma coletânea, ou portfólio, onde os textos serão
colecionados e lidos pelos outros alunos da escola.
O reconto
poderá ser feito de três maneiras:
1º )
Caso as crianças ainda não estejam escrevendo com desenvoltura, a professora
lerá o conto de fadas para elas e será sua escriba; posteriormente, os alunos
copiarão o reconto ditado por eles e escrito pela professora no quadro.
2º)
A alfabetizadora lerá a mesma história para a classe e cada aluno fará o seu
reconto.
3ª)
Cada aluno lerá um conto de fadas diferente e, em seguida, fará o seu reconto.
Para
a produção do texto, os alunos deverão saber:
- O
que escrever? Um reconto. (gênero textual)
-
Para quem? Para os colegas lerem. (interlocutores)
- Para quê? Para montarem uma coletânea de recontos para
serem lidos pelos colegas. (propósitos/objetivos)