Seguidores

terça-feira, 6 de maio de 2014

SEQUÊNCIA DIDÁTICA FÁBULAS




  - 2

Uma estratégia de ensino em favor do desenvolvimento dos cinco Eixos da Alfabetização e Letramento.
Trabalho organizado para as turmas de 4º e 5º Anos
Desempenho Recomendável


Aquisição de consciência fonológica C3
Localização de informações explícitas em textos C6
Interpretação de informações implícitas em textos C7
Coerência e coesão no processamento de textos C8
Avaliação do leitor em relação aos textos C9
Implicações do gênero e do suporte na compreensão de textos C10


(Boletim PROALFA 2010)

EIXO 5 - DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
1- Entrevistando um adulto: Quais fábulas você conhece? Qual é a sua preferida? Em que ocasião
você ouviu ou leu essa história? c.5.2
Os alunos terão que entrevistar um adulto próximo (parente ou amigo). Farão isso fora da escola, como
lição de casa.
Para tanto, precisam de uma orientação detalhada sobre o conteúdo da pesquisa.
Os alunos deverão anotar as respostas e/ ou pedir ao entrevistado que as anote no espaço destinado
às mesmas.
As respostas dos entrevistados deverão ser socializadas: contar aos colegas as fábulas conhecidas e
as prediletas, bem como compartilhar as situações em que foram lidas pelos entrevistados ou como foi o
primeiro contato com essas histórias.
Ao longo dessa conversa, será interessante que os alunos, com a ajuda do professor anotem as
fábulas prediletas e elaborem um cartaz que deverá ser afixado na classe. (Tabulação de dados)

2- Pesquisando junto aos funcionários da escola. Qual sua fábula predileta? c.5.2
Em pequenos grupos, as crianças recebem uma tabela com a lista de fábulas lidas e terão que fazer
uma pesquisa pela escola, questionando os funcionários sobre suas fábulas prediletas e fazendo o
levantamento de argumentos sobre o ―porquê‖ da preferência.


·
·


Ao final da pesquisa, tabular e escrever uma lista representativa do resultado colhido.
Colocar esta lista em um cartaz, no qual serão reunidas as fábulas. Esse cartaz será afixado na


sala, no canto de Leitura.
Obs: Ver orientações do Eixo 4 – Tratamento da Informação/Matriz Curricular de Matemática.

EIXO 1 - COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
É de suma importância para o aluno/leitor a convivência com o mundo das fábulas, pois cada uma
revelará ao leitor uma faceta para transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. Dentro dessa
perspectiva, a fábula assume um papel relevante, à medida que pode se tornar a principal mediadora em
auxiliar na abordagem dos problemas universais e do cotidiano do aluno/leitor, conscientizando-os de que
os valores não estão ultrapassados, mas continuam sendo fundamentais no comprometimento com uma
sociedade justa e humana.
O educador possui uma grande influência na vida do educando, sua ação não se limita a ensinar, mas
em despertar a consciência, promover a liberdade, tornando-se formador de personalidade. Sua tarefa vai
além do desenvolvimento do raciocínio lógico-formal do aluno, mas também observar e contemplar,
indagar e refletir sobre todo o processo da vida com as crianças.
Possibilitar ao aluno/leitor viver novas experiências, expressar seus sentimentos, pensamentos e emoções
livremente, é dar oportunidade ao acesso a novas informações, tendo como instrumento a construção e
resgate de valores humanos, que permitem à criança, como ser cognoscente que é, identificá-los.
Sendo assim, deve-se focar numa educação que possa deixar nossas crianças e jovens conscientes na

busca da realização interpessoal, no respeito e na solidariedade. As fábulas fazem parte dos primeiros
relatos da humanidade e, ainda hoje, alimentam o imaginário daqueles que sabem ouvir as vozes dos
animais. Narrativa de natureza mágica, elas atravessaram gerações acolhidas pela memória dos contadores
de histórias, portadores da tradição oral. (http://projetofabulando.blogspot.com.br/p/monteiro-lobato.html)
1





EIXO 3 - LEITURA
Formular hipóteses
C7 D14 (PROALFA) c3.3.2 (1º ao 3º)
- Perguntas possíveis anteriores à leitura da fábula, a partir de seu título: “O Leão e o Ratinho”.

1- Em sua imaginação, quais são os personagens que vão aparecer na fábula?
2- Como você pensa que a fábula vai começar?
3- Onde, em qual espaço ou lugar, a fábula vai acontecer?
4- Quais são as personagens dessa fábula?
5- Como você imagina que são as personagens?
6- O que acontecerá entre o leão e o ratinho?
7- Quem será o mais esperto nessa fábula?
8 - Vocês acham que o leão ficará amigo do ratinho?
- Pedir aos alunos que escutem a leitura da fábula, que será distribuída em folha impressa à turma:



O LEÃO E O RATINHO


UM LEÃO, CANSADO DE TANTO CAÇAR, DORMIA ESPICHADO DEBAIXO DA SOMBRA DE UMA
BOA ÁRVORE. VIERAM UNS RATINHOS PASSEAR POR CIMA DELE E ELE ACORDOU. TODOS
CONSEGUIRAM FUGIR, MENOS UM, QUE O LEÃO PRENDEU DEBAIXO DA PATA. TANTO O
RATINHO PEDIU E IMPLOROU QUE O LEÃO DESISTIU DE ESMAGÁ-LO E DEIXOU QUE FOSSE
EMBORA. ALGUM TEMPO DEPOIS O LEÃO FICOU PRESO NA REDE DE UNS CAÇADORES. NÃO
CONSEGUINDO SE SOLTAR, FAZIA A FLORESTA TREMER COM SEUS URROS DE RAIVA. NISSO
APARECEU O RATINHO, E COM SEUS DENTES AFIADOS ROEU AS CORDAS E SOLTOU O LEÃO.
MORAL: UMA BOA AÇÃO GANHA A OUTRA.
FÁBULAS DE ESOPO. SÃO PAULO:
COMPANHIA DAS LETRINHAS, 1994, p. 38.
- Retomar as hipóteses levantadas pelos alunos.
EIXO 3 – LEITURA (1º AO 3º) / EIXO 2 – LEITURA (4º E 5º)
Localização de informações explícitas em textos
C6 D10 (PROALFA) c3.3.5 (1º ao 3º) / D2 (PROEB) c2.7 (4º e 5º)
1- Leia o texto da fábula ―O Leão e o Ratinho‖ e responda às questões de 1.1 a 1.4:
1.1- Quem dormia debaixo de uma árvore? D10 (PROALFA) / D2 (PROEB)
( ) um ratinho.
( ) um leão.
( ) alguns bichos.
1.2- O que o leão fez com o ratinho? D10 (PROALFA) / D2 (PROEB)
( ) esmagou.
( ) comeu.
( ) prendeu.
1.3- Como os caçadores pegaram o leão? D10 (PROALFA) / D2 (PROEB)
( ) com uma caixa.
( ) com uma bóia.
( ) com uma rede.
1.4- O título da história é: D10 (PROALFA) / D2 (PROEB)
( ) o leão e seus amigos.
( ) o leão e os caçadores.
( ) o leão e o ratinho.