1- O
trabalho com o ensino da matemática
A partir do texto de depoimento da
professora Alessandra NacurGauliki cabe ressaltar pontos essenciais do trabalho
com a matemática em classe. O Texto
procura apresentar a metodologia de ensino através da resolução de problemas
como um caminho promissor para trabalhos diferenciados nas aulas de Matemática.
Nessa perspectiva, o texto pretende discutir aspectos essenciais dessa
metodologia, chamando a atenção dos professores para a necessidade de mudanças
teóricas e práticas. Essa perspectiva metodológica da resolução de problemas
permite ao estudante a alegria de vencer obstáculos criados por sua
curiosidade, vivenciando o “fazer matemática”. Nesse sentido, o problema é o
ponto de partida da atividade matemática, e não a definição. No processo de
ensinar e de aprender ideias, propriedades e métodos matemáticos devem ser
abordados mediante a exploração de problemas, ou seja, de situações em que os
estudantes precisem desenvolver algum tipo de estratégia para resolvê-las. Cabe
ainda ressaltar a importância de se determinar os objetivos a serem alcançados,
se as estratégias são essências os objetivos idem, saber onde se quer chegar e
como chegar é uma das perspectivas matemáticas mais relevantes. O texto apresenta uma metodologia sequenciada
para o trabalho com a resolução dos problemas, e é fundamental que nós enquanto
docentes tenhamos em mente o quão precisamos ensinar partindo de um desafio
contextualizado e de uma estratégia metodológica coerente.
Enfim, a partir do texto confirmamos a ideia de que
estabelecer objetivos, estratégias, metodologias e possibilidades de trabalhos
interacionistas é fundamental para o sucesso do ensino da matemática em classe.
2- Prática
pedagógica: A partir
da historia “O reino dourado” iniciamos o trabalho com as bases não decimais. A
turma foi dividida em grupos de 4 crianças. Cada grupo tinha um aluno como
“líder”. A base em questão era a base 3, mas as crianças nãos sabiam em qual
base seria a troca, dentro desse contexto proporcionamos uma situação
inusitada, quando distribuímos as frutas para a realização da troca, determinamos
que cada criançareceberia quatro frutas,
e para um em cada grupo não sobrou frutas, cada líder do grupo teria que resolver a situação. Como todos
receberiam frutas? Quais bases poderiam usar para troca? Se a base for 4 todos
poderiam participar da troca? Por quê? Se a base for 2, quantos poderão trocar?
Na base 2 sobrarão frutas? Quantas? Quantas frutas são necessárias para
realizar a troca na base 5, e quantas faltam para cada criança? Assim fomos
propondo questões e situações para que eles discutissem e se organizassem para
solucionar os problemas. No fim cada um recebeu 3 frutas e realizamos o
agrupamento na base 3.
3- Situações
desafiadoras são
aquelas que ativam a Zona de Desenvolvimento Proximal, como apontado por Vygotsky,
Nesse sentido, situações problemas desafiadoras são aquelas que os alunos têm
condições de resolver, no entanto, promovem conflitos e instabilidades, e os
instigam na busca de respostas, de modo a utilizar o conhecimento que possuem
(desenvolvimento real) e criar estratégias para solucionar o problema,
chegando, assim, à maturação (desenvolvimento potencial). Um bom problema deve
ser desafiador para o aluno; criativo; contextualizado; interessante; não
consistir na aplicação evidente e direta de uma ou mais operações matemáticas;
ter um nível adequado de dificuldade. Uma situação problema deve instigar o
aluno a resolvê-la. Deve desenvolver o pensamento e desafiar constantemente,
pois do contrário ficará desmotivado.
Situações desafiadoras na resolução de
problemas: Quando usamos problemas do contexto da criança criando situações que
motivem a metacognição chegamos a experiências mais exitosas. Como por exemplo:
Trouxemos hoje uma caixa de palitos coloridos, mas houve um acidente e eles se
misturaram e agora não temos como saber quantos palitinhos e de que cores cada
um receberá, alguém pode me ajudar a organizar? Qual é a maneira mais fácil de
distribuir os palitos? Quantos palitos tem nessa caixa? Temos mais alunos ou palitos?
4- Campo conceitual é um conjunto informal e heterogêneo de
problemas, situações, conceitos, relações, estruturas, conteúdos e operações de
pensamento, conectados uns aos outros e, provavelmente, entrelaçados durante o
processo de aquisição de conhecimento, Campo Conceitual parte do princípio de que as crianças
constroem conhecimento à medida que pensam sobre o assunto, vivenciam
diferentes situações reais e, sobretudo, quando é capaz de estabelecer relações
do conteúdo estudado. Isto é, o sujeito vivencia uma prática educativa
instigante, contextualizada e reflexiva.
5-
Situações Problema
Objetivo:
·
Resolver problemas por meio da adição ou subtração;
·
Demonstrar
habilidades lógico matemáticas na resolução de situações concretas;
·
Interpretar
dados e informações em gráficos e tabelas;
Características do problema
Nebuloso: nem sempre todas as informações necessárias estão aparentes;
por outro lado, pode existir conflito entre as condições estabelecidas pelo problema.
Problematização:A
primavera está próxima, vamos montar um painel de primavera, mas precisamos
organizar nosso painel, como o espaço é pequeno vamos selecionar alguns animais
de jardim para colocar no painel. Quais animais podemos utilizar? (Levantamento
de informações: animais que vivem no jardim).
Já com uma lista pré-selecionada vamos eleger quais animais mais votados
por classe, cada classe terá um representante para colocar nesse painel. Pesquisar
com as demais crianças da escola. (levantamento de dados – tabela e gráfico).
Com o gráfico em mãos, propomos a análise dos dados.
*Sugestões:Qual
bichinho mais votado? Qual menos votado? Qual é o total de votos do mais
votado? Na nossa classe qual o bichinho mais votado? E qual menos votado?
Alguma classe teve o mesmo bichinho como representante? Se sim como faremos
para não repetir bichinhos no painel? No total de votos qual é o bichinho com
menos votos? E com mais votos?
Vamos organiza-los em ordem crescente. Vamos representar com as
barrinhas de Cuisenaire os totais de votos.
Para
montar o painel vamos dividir os animais selecionados em grupos de 4 crianças
na classe.
P Problema central: Elegemos os bichinhos, dividindo a
classe em grupos de 4 formamos 6 grupos. Quantos bichinhos serão necessários
para que cada grupo faça 4 bichinhos?
Desenho
|
Operação
|
Resposta
|
|
|
|
Estratégias:
Representar com palitos ou tampinhas
os grupos, realizar o agrupamento na base 4 para verificar a quantidade
necessária de palitinhos. Usar as barrinhas de Cuisenaire para representar o
total encontrado. Verbalizar as estratégias utilizadas pelas crianças para que
elas possam julgar e analisar as estratégias mais coerentes.
Autoria: Indiara
Suliene