PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI)
PARTE
I – INFORMAÇÕES E AVALIAÇÃO GERAL DO ALUNO
1- IDENTIFICAÇÃO:
| 
   
NOME COMPLETO:  
DATA DE NASCIMENTO: 
ENDEREÇO: 
BAIRRO: 
CIDADE: 
 | 
 
2- DADOS FAMILIARES:
| 
   
NOME DO PAI: 
NOME DA MÃE: 
PROFISSÃO, ESCOLARIDADE E IDADE DO
  PAI: 
PROFISSÃO, ESCOLARIDADE E IDADE DA
  MÃE: 
NÚMERO DE IRMÃOS: 
MORA COM: 
 | 
 
3- INFORMAÇÃO ESCOLAR:
Nome da escola: Escola Municipal
“Doutor Jacinto Campos”
Endereço da escola: Rua Jacinto
Ribeiro 
Ano de escolaridade atual (classe
regular): 1º ano do Ensino Fundamental – C.A.
Idade com que entrou na escola:
História escolar (comum) e
antecedentes relevantes:
História escolar (especial) e
antecedentes relevantes:
Motivo do encaminhamento para o
atendimento educacional especializado (dificuldades apresentadas pelo aluno):
4- AVALIAÇÃO GERAL 
| 
   
ÂMBITO FAMILIAR 
 | 
  
   
Apontar de forma descritiva as
  condições familiares do aluno 
1- Características do ambiente
  familiar (condições da moradia e atitudes):  
2- Convívio familiar (relações
  afetivas, qualidade de comunicações, expectativas): 
3- Condições do ambiente familiar
  para a aprendizagem escolar: 
 | 
 
| 
   
ÂMBITO ESCOLAR 
 | 
  
   
Apontar de forma descritiva as
  condições da escola para atender às Necessidades Educacionais do aluno 
1- Em relação à cultura e
  filosofia da escola: 
2- Em relação à organização da
  escola (acessibilidade física, organização das turmas; mobiliários adequados,
  critérios de matrícula, número de alunos nas salas, interação com as
  famílias, orientação/apoio aos professores, procedimentos de avaliação,
  formação continuada de professores, desenvolvimento de projetos, atividades
  propostas para a comunidade escolar, grupos de estudo etc.): 
3- Em relação aos recursos humanos
  (professor auxiliar de sala, instrutor de LIBRAS, tutor na sala de aula,
  parceria com profissionais da saúde etc): 
4- Em relação às atitudes frente
  ao aluno (alunos, funcionários, professores, gestores, pais etc.) 
5- Em relação ao professor da sala
  de aula regular (formação inicial e continuada, motivação pra trabalhar,
  reação frente às dificuldades do aluno, aspecto físico da sala de aula,
  recursos de ensino-aprendizagem,, estratégias metodológicas, estratégias
  avaliativas, apoio de especialistas etc.): 
 | 
 
5- AVALIAÇÃO DO ALUNO
5.1- CONDIÇÕES DE SAÚDE GERAL
| 
   
Caso o aluno apresente alguma
  deficiência, problemas de comportamento e/ou problemas de saúde, descreva: 
1- Tem diagnóstico da área da
  saúde que indica surdez, deficiência visual, deficiência física, deficiência
  intelectual ou transtorno global de desenvolvimento? 
1.1-Se sim, qual a data e
  resultado do diagnóstico? 
1.2-Se não, qual é a situação do
  aluno quanto ao diagnóstico? 
2- Tem outros problemas de saúde? 
2.1- Se sim, quais? 
3- Faz uso de medicamentos
  controlados?  
3.1- Se sim, quais? 
3.2- O medicamento interfere no
  processo de aprendizagem? Explique. 
Sim.A aluna fica sonolenta e não
  consegue captar as informações . 
4- Existem recomendações da área
  da saúde? 
4.1- Se sim, quais? 
 | 
 
5.2- NECESSIDADES EDUCACIONAIS
ESPECIAIS DO ALUNO
| 
   
Caso o aluno apresente alguma
  necessidade educacional especial, descreva: 
1- Deficiência(s) ou suspeita de
  deficiência(s) específica(s) apresentada(s): Deficiência Intelectual e
  Deficiência Física. 
2- Sistema linguístico utilizado
  pelo aluno, na sua comunicação: 
3- Tipo de recurso e/ou
  equipamento já utilizado pelo aluno: 
4- Tipo de recurso e/ou
  equipamento que precisa ser providenciado para o aluno: 
5- Implicações da NEE do aluno
  para a acessibilidade curricular: 
6- Outras informações relevantes: 
 | 
 
5.3- NECESSIDADES APRESENTADAS:
- Acompanhamento individualizado;
 - Tempo disponível para uma aprendizagem eficaz;
 - Atividades lúdicas com músicas e comunicação acessível através da informática.
 
5.4-
DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
| 
   
FUNÇÃO
  COGNITIVA 
E 
METACOGNITIVAS 
 | 
  
   
PERCEPÇÃO (considerar as
  potencialidades e dificuldades): 
Ao avaliar o aluno, considere os
  seguintes aspectos: percepção visual, auditiva, tátil, sinestésica, espacial
  e temporal. 
Observações: 
 | 
 
| 
   
ATENÇÃO (considerar as potencialidades
  e dificuldades): 
Ao avaliar o aluno, considere os
  seguintes aspectos: seleção e manutenção de foco, concentração, compreensão
  de ordens, identificação de personagens. 
Observações: 
 | 
 |
| 
   
MEMÓRIA (considerar as
  potencialidades e dificuldades): 
Ao avaliar o aluno, considere os
  seguintes aspectos: memória auditiva, visual, verbal e numérica. 
Observações: 
 | 
 |
| 
   
LINGUAGEM (considerar as
  potencialidades e dificuldades):  
Ao avaliar o aluno, considere os
  seguintes aspectos compreensão da língua oral, expressão oral, leitura,
  escrita, uso de outros sistemas linguísticos (LIBRAS, comunicação alternativa
  etc.) 
Observações: 
 | 
 |
| 
   
RACIOCÍNIO LÓGICO (considerar as
  potencialidades e dificuldades): 
Ao avaliar o aluno, considere os
  seguintes aspectos: compreensão de relações de igualdade e diferença,
  reconhecimento de absurdos e capacidade de conclusões lógicas; compreensão de
  enunciados; resolução de problemas cotidianos; resolução de
  situações-problema, compreensão do mundo que o cerca, compreensão de ordens e
  de enunciados, causalidade, sequência lógica etc. 
Observações: 
 | 
 |
| 
   
FUNÇÃO
  MOTORA 
E 
PSICOMOTORAS 
 | 
  
   
DESENVOLVIMENTO E CAPACIDADE
  MOTORA (considerar as potencialidades e dificuldades): 
Ao avaliar o aluno, considere os
  seguintes aspectos: postura, locomoção, manipulação de objetos e combinação
  de movimentos, lateralidade, equilíbrio, orientação espaço-temporal,
  coordenação motora. 
Observações: 
 | 
 
| 
   
FUNÇÃO
  INTERPESSOAIS - AFETIVOS 
 | 
  
   
ÁREA EMOCIONAL – AFETIVA – SOCIAL
  (considerar as potencialidades e dificuldades): 
Ao avaliar o aluno, considere os
  seguintes aspectos: estado emocional, reação à frustração, isolamento, medos;
  interação grupal, cooperação, afetividade. 
Observações: 
 | 
 
| 
   
LÍNGUA 
PORTUGUÊSA 
 | 
  |
| 
   
MATEMÁTICA 
 | 
  |
| 
   
HISTÓRIA 
 | 
  |
| 
   
GEOGRAFIA 
 | 
  
Com base nas dificuldades e nas
potencialidades apresentadas pelo aluno, indicar quais são as suas necessidades
educacionais especiais que constituirão os objetivos no planejamento pedagógico
no AEE:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________