Projeto: Quem conta, reconta e se
encanta.
Escola:
E.E.
Monsenhor Alfredo Dohr
Endereço:
Rua
Jose Maria Botelho 127
Telefone: XXXXXXXXXX
Público
alvo: Alunos do 1º ao 6º ano do PROETI
Duração: De
agosto a Dezembro de 2014;
Professora
responsável:
Nome:
Indiara
Suliene
Telefone: XXXXXXXXXXXXXX
JUSTIFICATIVA:
A leitura e a escrita
são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de
forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da
escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.
Essa arte do contar e recontar história amplia
o universo literário, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação
através da construção de imagens interiores. Narrar uma história será sempre um
exercício de renovação da vida, um encontro com a possibilidade, com o imaginário
e o desafio de, em todo tempo e em todas as circunstâncias, construir um final
da maneira de cada leitor/ouvinte, atuando no desenvolvimento comunicativo
devido à sua provocação de oralidade que leva a criança a dialogar com seus
colegas ouvintes e a (re) contar a história para seus amigos que não estavam
presentes naquele momento, conduzindo à autocrítica reflexiva, improvisação e
melhora na forma de recontar e até criar seus textos. Com isso, também é
desenvolvida a interação sociocultural da criança ao proporcionar essa relação
entre crianças e a criação de laços sociais e formação de gosto pela literatura
e artes. A criança recebe influência até em seu desenvolvimento físico-motor,
devido à manipulação do corpo e da voz de que faz uso ao ouvir e recontar as
histórias.
Em uma sociedade
tecnicista como a sociedade atual, o ato de contar e ouvir histórias surge como
uma possibilidade libertária de aprendizagem e como uma atividade de suma
importância na construção do conhecimento e do desenvolvimento ético e
significativo da criança enquanto ser humano, considerando que no Projeto
Político Pedagógico (PPP) da escola pretende-se formar cidadãos com autonomia
de atitude e pensamentos, respeitando suas características individuais e
fornecendo-lhe oportunidades de desenvolver suas próprias capacidades,
respeitando seu tempo e seus interesses, fornecendo para isso estímulos
variados e adequados para seu estágio de desenvolvimento, bem como conteúdos
que permitam a construção do conhecimento e a aquisição de informações,
buscando, através desse projeto, trabalhar com diversos suportes textuais e com
histórias de seu interesse, repletas de possibilidades pedagógicas.Diante da
perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e
que a escola possui um papel importante do habito da leitura, julgou-se
relevante o desenvolvimento do presente projeto.
PROBLEMATIZAÇÃO:
De acordo com o
diagnóstico realizado pelos professores, no 1º semestre do ano corrente, a
maioria dos alunos das turmas do PROETI demonstraram dificuldades na leitura,
interpretação e produção textual. Diagnóstico esse que possibilitou aos
professores uma reflexão sobre o problema, levando-os à hipótese de que uma
razão das dificuldades de leitura e produção escrita estaria na impossibilidade
de acesso aos diversos gêneros textuais e da formação do hábito leitor.
OBJETIVOS
GERAL:
n Conhecer
diversas histórias,desenvolvendo
estratégias e recursos necessários para reconta-las. Tornando possível a
reescrita de várias histórias, aprimorando o conhecimento sobre a estrutura
(diagrama) do texto, compreendendo seu
enredo, identificando suportes e gêneros, sabendo, assim, comparar entre
outros textos; possibilitando a sistematização e socialização dos conhecimentos
dos alunos sobre o assunto.
ESPECÍFICOS:
q Resgatar o hábito de ouvir histórias e sentir prazer
nas situações que envolvem leitura;
q Reconhecer o universo escrito e os portadores de
escrita, manuseando-os e percebendo suas particularidades e funções;
q Realizar reescritas e recontos por meio de produção
textuais, de forma coerente, crítica e criativa;
AÇÕES METODOLÓGICAS:
Detonação do projeto:
q Apresentação e abertura do projeto com os alunos de todas
as turmas; através da contação de histórias selecionadas;
Ações definidas de
acordo com o eixo de macro campo:
Arte:
q
Apresentação
de obras para releitura, como Romero Britto, Portinari e Anita Malfati;
q
Arte
com corpo;
q Produção artística com uso de recicláveis e reaproveitáveis;
q Utilização de modelagens, recortes, pinturas, desenhos,
colagens e diferentes formas de fazer artístico para criar ou recontar
histórias.
q Elaboração de pequenos cenários e figurinos (com
papéis/jornais) para que a criança faça extrapolação do texto lido.
q Utilização de sucatas para construção de personagens e
cenários para contar histórias
Cultura:
q
Produção
de brinquedos com recicláveis;
q
Execução
de brincadeiras antigas, de tradução oral e sociocultural;
q Musicalização e produção de parlendas a partir das
histórias;
Sustentabilidade e meio ambiente:
q
Práticas
de reciclagem e reaproveitamento de lixo;
q Produção artística com uso de recicláveis e
reaproveitáveis;
Recreação:
q
Ludicidade
em sala de aula através de jogos, brincadeiras e dinâmicas;
q
Dança
com elementos da natureza
q
Expressão
corporal;
q Jogos e dramatizações das histórias;Brincadeiras
cantadas;
Teatro:
q
Jogos teatrais
q
Criação de instrumentos
q
Contação de histórias coletiva
q
Maquiagem teatral;
q
Dramatizações;
Psicomotricidade:
q
Jogos
relacionais
q
Atividades
psicomotoras contextualizadas;
Formação Sociocultural:
q
Atividades
de análise conceitual, procedimental e atitudinal diante dos contextos
apresentados;
q
Atividades
como júris simulados, dramatizações e pantominas.
q
Atividades
que envolvam criticidade, valores, formação de hábitos e moral;
Alfabetização e letramento:
q
Apresentação,
estudo, interpretação, leituras, escritas, reescritas de histórias;
q
Elaboração
de textos, gêneros e suportes de textos coletivos e individuais;
q Recontos
de histórias por alunos;
q Interpretações
orais e escritas de histórias lidas;
q Estudos de vocabulários presentes nas histórias lidas;
q Atividades de montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas
(fatiados);
q Escrita de listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens
das histórias lidas;
q Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
q Contação de histórias usando fantoches;
q Escrita e reescrita de histórias com alternâncias de gêneros;
q Complementação de histórias lacunadas;
q Reflexão sobre os elementos de escrita
utilizados nas produções escritas dos alunos;
q Ilustrações de histórias lidas;
q Uso da linguagem oral para conversar,
comunicar-se, relatar vivências, vontades, necessidades e sentimentos nas
diferentes situações de interação com a linguagem escrita.
q Observação e manuseio de materiais
impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
q Reconto de histórias conhecidas com
aproximação das características da história original no que se refere à
descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem ajuda do professor.
q Promoção de teatros, dramatizações.
q Disposição de um acervo de livros em
sala de aula, possibilitando à criança escolha de suas leituras e contato com
livros.
q Reconto de história através de objetos,
utilizando-os como personagens.
q Construção de textos coletivos, lista
de palavras.
q Extrapolação de história dos livros,
buscando em seus entremeios, situações que a criança possa vivenciar. Ex:
Chapeuzinho Vermelho – Confecção de doces (receitas).
q Escrita do início, meio e final da
história, tendo o professor como escriba.
q Trabalho com poesias, parlendas,
trava-línguas, folhetos, jornais, revistas, Lendas, contos de fadas, fábulas,
piadinhas.
q Convite a vir à escola Contadores de
histórias ou uma Vovó de aluno.
q Teatro de sombra.
q Declamação de poesias
q Quebra-poemas.
q Entrevista com um escritor
q Painel de poetas.
q Produção de uma revista de história em
quadrinhos
q Criação de novos finais para a mesma
história
q Criação de uma nova história com mesmos
personagens
Matemática:
q
Atividades
e jogos matemáticos com material manipulativo, e atividades interligadas ao uso
do corpo;
q
Produção
de jogos matemáticos;
q
Organização
de álbum de figurinhas com a ficha pessoal de cada personagem.
q
Elaboração
de jogos com as crianças a partir da história – jogo da memória, trilha, dominó
etc.
Cibercultura:
q
Apresentação
na Rádio escola dos recontos produzidos;
q Exibição de DVD e vídeos de histórias e
contos de diversos gêneros;
q Escuta de histórias fonadas;
Música:
q Paródia de histórias
q Letras de
músicas
q Bibliografia de
compositores famosos
q Revistas de
música
q Rimas
q Escolher uma
música que combine com o texto lido.
CRONOGRAMA DE
EXECUÇÃO
Mês
|
Oficinas
|
Julho
|
Introdução do
projeto
Oficina inicial: A
festa no céu
Duração: 10 dias
|
Agosto
|
Oficina 1: fábrica
de histórias
Tema:Confabulando
Duração 15 dias
Oficina2:
Tema:
A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho,
Duração:
15 dias
|
Setembro
|
Oficina 3: Memórias
de família
Tema: A colcha de
retalhos
Duração: 15 dias
Oficina 4: Festa da
primavera
Tema: A joaninha
Duração: 15 dias
|
Outubro
|
Oficina 5: Diversidade
dos gêneros
Tema: O carteiro
chegou
Duração: 10 dias
Oficina
6: BRINCANDO DE TEATRO
Tema: Bruxas
Duração: 10 dias
|
Novembro
|
Oficina
7: Mundo dos animais
Tema: Viviana a
rainha do pijama,
Duração: 15 dias
Oficina
8: Diversidades
Tema: que cor é a
minha cor?/ Felpo Filva
Duração: 10 dias
|
Dezembro
|
Oficina 9: O Natal
das crianças
Tema: Natal
Duração: 10 dias
|
CULMINÂNCIA:
q Criação de
livretos com histórias produzidas pelos alunos;
q Realização do
Dia D da leitura e contação de histórias, exposição dos trabalhos na escola com
divulgação dos livretos produzidos.
MONITORAMENTO E
AVALIAÇÃO
A avaliação será de acordo com o envolvimento dos alunos nas atividades propostas, por meio de observações,preenchimento de ficha individual e relatos escritos organizando portfólios, sendo delegadas as avaliações dos objetivos específicos ao professor abaixo indicado por meio de:
- Letramento e alfabetização: Professor regente/ professor específico de Língua Portuguesa;
- Matemática: Professores regentes / professor específico de matemática;
- Atividades psicomotoras e motoras / recreação: Professores de Educação física;
- Arte, sustentabilidade e cibercultura: todos os envolvidos;
“O livro é
aquele brinquedo, por incrível que pareça que, entre um mistério e um segredo,
põe ideias na cabeça.” (Maria Dinorah).