Seguidores

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Modelo de planejamento diario 3º ano



I. Data: 03/02 a 04/02/2015
II. Dados de Identificação:
Instituição: E. E. Dona Tilosa
Professor (a): Indiara Suliene
Turma: 3° ano
III. Tema:
Volta às aulas
IV. Objetivos:
Conhecer os novos colegas e professores;
Reconhecer a escola como parte essencial de sua formação pessoal;
Compreender as mudanças e demonstrar adaptabilidade às mesmas.
Possibilitar a interação dos alunos com as diversas linguagens. 
V. Justificativa:
O inicio do ano letivo é repleto de mudanças e transições, o que remete às crianças grande receio e dúvidas, a acolhida é o processo para facilitar uma adaptação favorável e em menor tempo. Como a semana inicial antecede o carnaval aproveita-se a data para trabalhar o tema de forma criativa e lúdica.
VI. Desenvolvimento do tema:
3° feira:
1.                  - Dar boas vindas/ recepção
2.                  - Apresentação do professor
3.                  - Apresentação dos alunos/ Quem sou eu?
4.                  – Dinâmica: As vogais
5.                  Atividade: O BURRICO E OS LIVROS
6.                  Arte: Volta às aulas
7.                  – Despedida: Cartão de boas vindas.

As vogais - Dinâmicas de apresentação em sala de aula com alunos
Em sala de aula, reúna todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e inicie o processo de apresentação.
Materiais: Criar uma Tabela da dinâmica:
A = braços abertos
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U
Procedimento
Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais.
Com o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo realizando gestos com os braços de acordo com as vogais pronunciadas.
participante que for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome.
Dicas
Observar se o desempenho dos participantes melhora com a prática e o grau de espontaneidade dos participantes na hora de se apresentar.

O BURRICO E OS LIVROS
     O pequeno burrico não gostava nem um pouco de estudar.
     Em vez de ir à escola, como seus companheiros, divertia-se passeando pelo campo.
     Um dia teve uma ideia:
     __Aprender tudo o que está nos livros é muito difícil. Se eu comesse todos eles, aprenderia uma porção de coisas e não precisaria ir à escola...
     E, sem pensar duas vezes, começou a engolir todos os livros sem deixar uma página...
     A partir daquele momento, o burrico sentiu-se sábio e orgulhoso de todo o conhecimento que havia adquirido.
     __ Quando chegar à escola, farei uma apresentação de tudo que aprendi para meus colegas. Eles nem vão acreditar!
     Na escola, os colegas esperaram com atenção seus ensinamentos. Mas, quando o burrico abriu a boca, só conseguiu soltar um enorme zurro!
     Ao ouvi-lo, todos riram do orgulhoso burrico e o expulsaram da classe.
     Depois da vergonha que passou diante de todos os seus colegas, o burrico compreendeu que, se quisesse aprender, teria que fazer como seus amigos: estudar bastante. E depois desse dia, nunca mais faltou à escola.

Tradução de Maria Luísa Lima Paz. Fábulas favoritas.
ão Paulo, Girassol Brasil,2004.



 


INTERPRETAÇÃO ORAL
1. Qual é o título do texto?
2. Que escreveu este texto?
3. O que o burrico fazia em fez de ir à escola?
4. O que ele resolveu fazer para aprender as coisas que estavam nos livros?
5. O que saiu de sua boca na escola, quando todos esperavam os seus ensinamentos?
6. O que o burrico aprendeu depois da vergonha que passou?



                    A abelhinha curiosa
Zumbina era a abelhinha mais curiosa da colméia. Gostava de voar para bem longe. Tudo queria ver. Tudo ela queria tocar. Tinha vontade de conhecer o mundo.
As outras abelhas queixavam-se à rainha:
__ Por que ela não vem trabalhar também?
__ Quem não trabalha não merece comer!
Até que um dia...
Começou a faltar comida na colméia. As abelhas operárias não encontravam flores de onde tirar o néctar. Voltavam sem nada...
Alguém, então, falou:
__ E a nossa curiosa? Não descobre nada? É só comer, dormir e passear?
Como única resposta, Zumbina pôs-se a dançar. Pelos movimentos de sua dança, toda colônia entendeu:
__ Eu sei de um lugar, onde há muitas e muitas flores. Fica logo ali.
As operárias saíram na direção indicada. Não foi fácil achar. Ao longo do caminho, Zumbina havia deixado até mesmo a indicação do cheiro das flores e do sabor do néctar. À noite foi uma festança na colméia! Todos elogiavam a curiosidade de Zumbina.

1-    Qual o título do texto?
2-   Quem era Zumbina?
3-   Qual a vontade de Zumbina?
4-   O que as outras abelhas queixavam à rainha?
5-   O que aconteceu um dia?
6-   O que perguntaram à Zumbina?
7-   O que Zumbina respondeu?
8-   Na frase: “Por que ela não vem trabalhar também?” A quem se refere a palavra marcada?
9-   A palavra marcada na frase: “Fica logo ali.”indica:
(  ) modo                   (  )tempo                   (  )lugar                    
10- Forme frases com:
a-    Flores- abelha – voava:
b-   Comida – gostosa – mamãe:
c-    Flor – cheiro – gostoso:
d-   Abelhinha – curiosa – longe:

11-  Marque o certo:
a-    Zumbina era uma abelhinha muito:
(  )curiosa                 ( )bagunceira                        (  )barulhenta
b-   As outras abelhas achavam que:
(  )Zumbina era folgada.                (  )que Zumbina estava certa.
(  )quem não trabalha não merece comer.
c-    Depois que Zumbina encontrou o lugar cheio de flores, a colmeia passou a:
(  )xingar Zumbina por não fazer nada.
(  )elogia a curiosidade de Zumbina.
(  )achar Zumbina muito curiosa.
d-   O assunto do texto é:
(  )uma abelhinha que é muito curiosa e encontra muitas flores quando começou a faltar comida na colmeia.
(  )uma colmeia muito unida, que trabalhava para conseguir comida.
(  )o néctar das flores que alimentava as abelhas.

12- Copie do texto:
Monossílabas:_____________________________________
Dissílabas:_______________________________________
Trissílabas:______________________________________
Polissílabas:_____________________________________
Encontro consonantal:_____________________________
Encontro vocálico:________________________________
Dígrafo:__________________________________________
Substantivo próprio:______________________________
Substantivo comum:________________________________
Acento agudo(´):__________________________________
Til (~):__________________________________________
Frase afirmativa: ___________________________________________
Frase negativa: _____________________________________________
Frase exclamativa: __________________________________________
Frase interrogativa:_________________________________________
13- Escreva em ordem alfabética:
Merece-abelhinha-onde-curiosa-festança:
Elogiavam-vontade-conhecer-Zumbina-deixado:
Indicação-curiosidade-fácil-resposta-passar: