Acompanhe
a leitura que seu professor fará desta fábula.
 Fique bem atento.
A CIGARRA  E AS
FORMIGAS
  
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— Por favor, formiguinhas, me deem  um pouco de
 trigo! Estou  com 
uma  fome  danada, acho  que vou morrer.
As
formigas
pararam de trabalhar, coisa que era contra  os princípios delas, e perguntaram:
— Mas por quê?
 O
que você fez durante o ve- rão?  Por acaso não se lembrou  de guardar  comida
para  o inverno?
— Para  falar
a verdade, não  tive tempo  — respondeu a cigarra.
 — Passei o verão cantando!
— Bom, se você passou o
verão cantando, que tal passar o inverno dançan- do? — disseram as formigas, 
e voltaram para  o trabalho
 dando
 risada.
Moral: Os preguiçosos colhem
 o que merecem.
Acompanhe  a leitura que seu  professor fará desta fábula.
A RAPOSA  E O
CORVO
  
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rei dos  pássaros.
— Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza
 estonteante! Que cores  maravilhosas!
Será  que ele  tem  uma  voz suave  para  combinar  com tanta bele-
za! Se tiver, não há dúvida
de que deve ser  proclamado
Ouvindo aquilo o corvo ficou que  era  pura 
vaidade. Para  mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro
 “Cróóó!”. O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou
ligeiro aquela delícia, dizendo:
— Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem.
 O
que não tem é inteligência!
Acompanhe  a leitura que seu  professor fará desta fábula.
O SAPO  E O BOI
  
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– Olhem só o tamanho do
sujeito!  Até que ele é elegante, mas
 grande
 coisa;
 se eu quisesse também era.
Dizendo isso, o sapo  começou a
estufar a barri- ga e em pouco 
tempo  já estava com o dobro do seu tamanho normal.
– Já estou grande  que nem ele?  – perguntou aos  outros  sapos.
– Não, ainda  está longe! – responderam os amigos.
O sapo
 se estufou mais  um pouco e repetiu  a pergunta.
– Não – disseram de
novo os  outros  sapos –, e é melhor  você
parar  com isso
 porque
 senão vai acabar se machucando.
Mas era  tanta vontade  do sapo  de imitar o boi que  ele
continuou  se estu- fando, estufando, estufando
– até  estourar.
Moral: Seja sempre você
mesmo.
A CIGARRA E A
FORMIGAS
No inverno, as formigas estavam fazendo secar o grão molhado,
quan- do uma  cigarra 
faminta  lhes  pediu  algo
para  comer.
 As formigas
 lhe dis- seram:
— Por que, no verão, não reservaste também
o teu alimento?
A cigarra respondeu:
— Não tinha tempo, pois cantava melodiosamente.
E as formigas, 
rindo, disseram:
— Pois bem, se cantavas no verão, dança agora no inverno.
PARTE 1:  Comparando  duas versões  de  uma mesma fábula
Duas  formas  de iniciar a fábula:
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1ª versão 
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2ª versão 
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Quando a cigarra lhes
 pede
 comida,
 as formiguinhas  respondem:
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1ª versão 
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2ª versão 
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   | 
 
E a cigarra responde:
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1ª versão 
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2ª versão 
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Com a ajuda do professor, faça uma lista com os principais acontecimentos da história.  Copie o que vocês  conversaram nestas
linhas.
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Depois  de 
ouvir a fábula  e listar
 os
 acontecimentos mais
 importantes, é
hora  de   vocês  recontarem a
história.  Procurem  fazer isso  escolhendo bem  as palavras, de modo que fique bem contada. Vocês não precisam usar as mesmas palavras do texto,
mas  podem  utilizar algumas que parecerem interessantes.
Vocês vão ditar ao seu
 professor a fábula
“A cigarra e as formigas”.
Lembre-se  de que todos  devem
 participar,
 mas
 cada
 um deve esperar sua
Na aula  passada, vocês
 escreveram a  fábula  “A  cigarra
 e
 as formigas”. Nesta  aula, vão reler o que ditaram  para
o professor e fazer alterações para me- lhorar o texto.
Na revisão,  é interessante observar:
•  Se faltam
 partes importantes da
história;
•  Se há muitas  palavras repetidas;
•  Se  há  muitas  expressões ou palavras que
 se usam
 nas
 conversas do
dia-a-dia, mas  que não são
 tão comuns nos  textos  escritos.
Além disso, vocês podem incluir ou alterar palavras para caracterizar melhor as personagens, para
 enfatizar
 alguma
 passagem etc.
Nas linhas  abaixo, escreva com seu  colega  a lista  de personagens
das  fá- bulas  que
você ouviu até  agora.
Como vocês  estarão trabalhando em
duplas, terão  que  conversar sobre  o nome  de qual personagem vão escrever primeiro e quais
 as letras necessárias para  escrevê-lo.
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