A Casinha da Vovó – Atividades 11, 12 e 13
Esta é a postagem referente à sequência de atividades elaboradas com a parlenda “A Casinha da Vovó”. Observe que a atividade 13 é de Avaliação. Quero ressaltar aqui a importância da avaliação para verificar o aprendizado dos alunos. Só assim será possível verificar o que o aluno aprendeu e rever o que o aluno ainda não aprendeu.
Capacidades: Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras; Aquisição de consciência de palavras, consciência silábica e consciência fonológica: grafema-fonema.
ATIVIDADE 1
· SÍLABA INICIAL: Escolher uma palavra da parlenda. Ex.: CAFÉ.
- Pedir para os alunos identificarem o 1º pedaço (sílaba) da palavra e sublinhar: CAFÉ.
- Peça que os alunos ditem outras palavras com a mesma sílaba inicial “CA”: CAFÉ, CASA, CAMA, CANA, CAVALO, CADEIRA.
- Pedir que os alunos ditem outras palavras que tenham o mesmo som e repetir com as outras palavras da quadrinha, sempre iniciando com o padrão silábico mais simples, sílabas canônicas (C + V).
- Faça uma “Lista” no quadro com as palavras que eles ditaram e peça que copiem.
- SÍLABA FINAL (RIMAS): Utilizado a parlenda escolha outra palavra e faça um traço nas palavras que rimam: CASINHA – CERCADINHA; VOVÓ – PÓ.
- Verifique o que os alunos sabem que essas palavras têm em comum, ou seja, terminam iguais, ou combinam. Explique a eles que essas combinações são as Rimas.
Faça uma “Lista”de palavras que rimam com CASINHA, ditadas pelos alunos e peça que eles copiem:
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- SÍLABA MEDIAL: Escreva a palavra CERTEZA, separada em sílabas.
- Peça que os alunos identifiquem o 2º pedacinho ( TE), destacando-o.
- Escreva outra palavra com a mesma sílaba mediana: MARTELO e peça que os alunos comparem as 2 palavras.
- Faça uma alteração da primeira e última sílaba e mude a palavra para: CARTELA. Pergunte se agora são iguais? Discuta as alterações para que eles entendam a Consciência Sonora.
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- Formamos a palavra: __________________________
A) Quantas letras tem?
B) Quantas sílabas tem?
C) Qual é a sílaba inicial?
D) Qual é a sílaba final?
E) E qual é a sílaba mediana?
F) Retire a sílaba DINHA: CERCADINHA - CERCA
G) Acrescente a sílaba DA ao final: CERCA – CERCADA
H) Formamos outra palavra, qual é? _______________
- Assim, formar novas palavras através das letras móveis, acrescentando ou retirando letras e sílabas. Variando a posição das letras para que os alunos estabeleçam a relação entre FONEMA/GRAFEMA e identificando o valor sonoro.
Capacidades: Ler palavras; Escrever palavras.
ATIVIDADE 2
- Selecione uma palavra da parlenda e escreva-a no quadro
- Separe-a em sílabas e depois as letras de cada sílaba para que os alunos percebam que nem sempre as sílabas são formadas por C+V, podendo ocorrer sílabas com V+C ou C+V+C (C = consoante; V = vogal). Ex.:
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* Agora coloque dentro do quadradinho o número de letras de casa sílaba da palavra acima:
DE | MO | RAN | DO |
* Faça o mesmo com as palavras abaixo:
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CER | TE | ZA |
- Chame a atenção dos alunos para os sons de cada sílaba das palavras.
- Repita a atividade com as outras palavras da parlenda.
ATIVIDADE 3 (AVALIAÇÃO):
- Ditado das palavras da parlenda.
- Professor retire os cartazes para que os alunos não tenham nenhum contato visual com a parlenda. Após o ditado, verifique as dificuldades ortográficas dos alunos, para ir trabalhando-as gradativamente.