Atividade 1
"A Casinha da Vovó". Cada grupo de atividades aborda uma capacidade diferente. Acompanhe a sequência e mãos a obra.
Professor,
- Confecção de Cartazes:
• Confeccionar cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa maiúscula;
• Cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa minúscula;
• Cartazes com a parlenda escrita em letra cursiva;
• Fazer um cartaz onde algumas palavras da parlenda possam ser substituídas por desenhos.
- Criação de Fichas:
• Criar fichas com as palavras da parlenda (em letra imprensa maiúscula, minúscula e letra cursiva);
• Fichas com as frases da parlenda escritas sem espaçamento, ou seja, emendadas;
• Fichas com os desenhos que representam as palavras da parlenda ;
• Fichas com palavras divididas em sílabas.
PARLENDA
A CASINHA DA VOVÓ
CERCADINHA DE CIPÓ.
O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.
ATIVIDADE 1:
Capacidades: Localizar informações explícitas no texto; Identificação do gênero e do suporte na compreensão de textos.
• Organize a sala para a leitura do texto (pode ser em círculo, em U ou como preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar também o cartaz ou o quadro mesmo.
• Informar o gênero, explicando o conceito de parlenda e que está escrita em um cartaz (suporte).
• Mostre o 1º cartaz da parlenda escrita com letra de imprensa maiúscula.
• Leia a parlenda pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.
• Repita a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.
• Peça que os alunos leiam a quadrinha, vá passando o dedo em cima das palavras e mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.
• Peça que cada aluno também leia a parlenda individualmente com suas orientações como na leitura coletiva (do cartaz ou do quadro ou entregar o texto).
• Faça a exploração oral da parlenda com questões de compreensão:
A) De quem é a casinha?
B) Como é a casinha?
C) Por que o café está demorando?Estas sugestões podem ser alteradas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma desde que seja matida a proposta da capacidade sugerida.
fonte: http://www.aprendeminas.com/2010/03/orientacoes-para-o-trabalho-em-sala-de.html