Seguidores

sexta-feira, 25 de maio de 2012

O que é: GRAFOMOTRICIDADE

 Grafomotricidade


O termo grafomotricidade deriva da palavra grega graphé que simboliza escrita e da palavra latina motricitas que significa capacidade de mover-se (Riaño, 2004).Significa o ato de traçar qualquer mensagem em um espaço determinado, o qual se dá através de movimentos pessoais de mão e braço combinados com o corpo;


Essa expressão se dá de forma sócio-psico-cognitiva e ao mesmo tempo faz conexão com elementos: motor, espaço-temporal e viso-cinestésico. " A função gráfica é parte da totalidade do ato motor de escrever e põe em jogo um complexo processo psicomotor, no qual participam importantes componentes de diversos caracteres. Estes interagem na regulação do movimento correto, que produzirá os traços claros e legíveis da escrita normal" (COSTALATT, 2000:78)

Deficiência e alteração dos processos da função gráfica podem provocar modificações na qualidade da letra, prejudicando a compreensão da escrita, o que caracteriza a Disgrafia (dificuldade que um indivíduo apresentará no ato motor da escrita: força, coordenação, organização, forma dos movimentos e ritmo).

A coordenação dinâmica manual corresponde ao movimento bimanual que se efetua com precisão sobre a base de uma impressão visual. Todo ato de coordenação dinâmica manual implica uma coordenação visomotora.

Na coordenação visomotora há necessidade do sujeito fazê-lo mentalmente, com antecipação à execução, uma medida visual da distância e se realiza como uma execução interior e mental do movimento a efetuar-se.


Para Adelantado (2002), a grafomotricidade encontra-se numa encruzilhada de quatro âmbitos:
- o desenvolvimento psicomotor;
- o desenvolvimento psicolinguístico;
- a aquisição de aprendizagens perceptivo-motoras;
- a aquisição de aprendizagens da língua escrita e oral.









Posted by Picasa