Seguidores

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Volta às aulas : Combinados e regras


Atenção,este texto não é de minha autoria!



A convivência em grupo é assunto muito importante. Cada vez mais as escolas precisam valorizar esse tema e investir junto aos alunos para que haja um ambiente harmonioso. Mas não é assim tão simples, pois é necessário incentivar as crianças na formação de hábitos e desenvolvimento de virtudes.

 
Pessoas educadas, que valorizam o outro e respeitam autoridades tem sido requisitadas em todos os espaços desse planeta. Como é bom viver ao lado de pessoas assim!!

Muitos adultos reclamam do comportamento inadequado das crianças e se esquecem que os pequenos aprendem conosco.

 

Por isso, na volta as aulas, mãos a obra, literalmente.


Durante muitos anos trabalho com a construção de combinados(regras) com os alunos. No primeiro contato com o grupo apresento cinco combinados indispensáevis ao nosso convívio e convido o grupo a pensar em novos combinados.

 
Enquanto pensam em novos combinados é necessário primeiro aprender os cinco que trago. Como criança gosta de brincadeira e imagens apresento as maõzinhas que me ajudam a copartilhar os primeiros combinados.

Coloco cada imagem com o combinado escrito. Depois retiro a parte escrita e deixo as imagens.

Em poucos dias a turma já está animada a construir os novos combinados.

 

 
COMBINADOS

1.Manter-se no lugar

2.Esperar a vez para falar

3.Levantar o dedo quando desejar falar

4.Evitar conversar com o colega do lado

5.Respeitar a opinião do colega.

Uma sugestão: Evitem construir combinados com a palavar "Não ". Proibir não é o caminho. Ajude a turma a construir ideias que enfatizem ações positivas.Construir coletivamente as regras é importante para todo o grupo,pois nasceu deles. Quando os combinados são descumpridos a turma para pensar sobre o que está acontecendo e como se pode melhorar. A tendência das crianças é criar ações punitivas, não é esse o caminho.

 
Diálogo e estratégias educativas. Eis o desafio. Bom ano letivo aos meus colegas professores

Para aqueles que desejam comprar as mãozinhas,encontrei AQUI