Atenção,este texto não é de minha autoria!
Créditos: Arte Educação-Conversa Mineira
A
convivência em grupo é assunto muito importante. Cada vez mais as
escolas precisam valorizar esse tema e investir junto aos alunos para
que haja um ambiente harmonioso. Mas não é assim tão simples, pois é
necessário incentivar as crianças na formação de hábitos e
desenvolvimento de virtudes.
Pessoas
educadas, que valorizam o outro e respeitam autoridades tem sido
requisitadas em todos os espaços desse planeta. Como é bom viver ao lado
de pessoas assim!!
Muitos adultos reclamam do comportamento inadequado das crianças e se esquecem que os pequenos aprendem conosco.
Por isso, na volta as aulas, mãos a obra, literalmente.
Durante
muitos anos trabalho com a construção de combinados(regras) com os
alunos. No primeiro contato com o grupo apresento cinco combinados
indispensáevis ao nosso convívio e convido o grupo a pensar em novos
combinados.
Enquanto
pensam em novos combinados é necessário primeiro aprender os cinco que
trago. Como criança gosta de brincadeira e imagens apresento as
maõzinhas que me ajudam a copartilhar os primeiros combinados.
Coloco cada imagem com o combinado escrito. Depois retiro a parte escrita e deixo as imagens.
Em poucos dias a turma já está animada a construir os novos combinados.
COMBINADOS
1.Manter-se no lugar
2.Esperar a vez para falar
3.Levantar o dedo quando desejar falar
4.Evitar conversar com o colega do lado
5.Respeitar a opinião do colega.
Uma
sugestão: Evitem construir combinados com a palavar "Não ". Proibir não
é o caminho. Ajude a turma a construir ideias que enfatizem ações
positivas.Construir coletivamente as regras é importante para todo o
grupo,pois nasceu deles. Quando os combinados são descumpridos a turma
para pensar sobre o que está acontecendo e como se pode melhorar. A
tendência das crianças é criar ações punitivas, não é esse o caminho.
Diálogo e estratégias educativas. Eis o desafio. Bom ano letivo aos meus colegas professores
Para aqueles que desejam comprar as mãozinhas,encontrei AQUI