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terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Expressão Plástica


Expressão Plástica: espaços, materiais, procedimentos...

1.    Pintura a dedo
A pintura a dedo é a técnica mais elementar que podemos utilizar com crianças pequenas para registrar movimentos livres. Corresponde, como jogo, a uma atividade desejada pela criança. A pintura a dedo fornece a criança à oportunidade de continuar brincando com algo semelhante ao que ainda está muito próximo do seu corpo (alimentos, fezes, urina) e da natureza (a terra e a água). “Não se interpõem instrumentos, não se exige o esforço de coordenação viso-motora do lápis ou do pincel, é a mão, são os dedos e muitas vezes o corpo todo, que participam dessa atividade espontânea, libertadora e muitas vezes criadora”.  (Malpique; Leite; 1996)
Na pintura a dedo a criança fala sem palavras. O corpo fala, embalado por um ritmo espontâneo, que se torna repetitivo pelo prazer. Proporciona um exercício psicomotor completo, de forma agradável pelo contato com o material pastoso, colorido, morno, de textura agradável, levando uma desinibição motora e muitas vezes a um relaxamento muscular.

a)   Objetivos
v  Atende as necessidades de manipulação;
v  Desenvolve o senso-rítmico, a coordenação motora, o domínio do espaço;
v  Ativa a imaginação a partir da criação de formas sucessivas e variadas sobre o papel;
v  Oportuniza a experiência de mistura de cores.

b)   Material
Tinta para pintura a dedo (ver receita adiante).
Colheres e vasilhas
Água, trapos, esponjas
Papel de superfície lisa e brilhante, se o trabalho for realizado sobre o papel. Dimensões recomendáveis: 33 cm x 48 cm.

Pintura a dedo sobre papel.
1 – Molhar, com as mãos toda a superfície do papel. Colocar, com a colher, pequenos montes de tinta. Trabalhar com as mãos, espalhando a tinta por toda a superfície, em movimentos livres. Desenha-se com os dedos, a mão fechada, as unhas, os cotovelos, o antebraço.
Pode-se associar música a essa atividade, enriquecendo os movimentos, reforçando o ritmo.
Pintura a dedo sobre a mesa.
2 – Pode-se executar o mesmo procedimento, dispensando uso do papel. A superfície trabalhada deve ser uma mesa (à altura da cintura das crianças), com tampo de superfície ampla, lisa, revestido com fórmica ou plástico. À volta da mesa devem estar poucas crianças de cada vez, para permitir uma exploração dos movimentos corporais de cada uma. Caso a criança deseje guardar uma mostra de seu trabalho, pode tirar uma cópia ou “impressão”, colocando com cuidado uma folha sobre o trabalho e pressionando levemente com as mãos.
Obs. Nesta atividade a criança suja-se naturalmente. A professora deve ajudar a criança a se lavar. Para isso é indispensável a proximidade da água. Se não tiver pia, na sala de aula, basta um balde com água e toalhas.
Se as crianças não colocam mais as tintas na boca, pode-se acrescentar sabão em pó na mesa que facilitará na limpeza. Outra forma de evitar sujeira é tirar várias cópias da massa, utilizando restos de papel ou até jornais. Desta forma a tinta vai passando toda para os papeis, restando pouca coisa para limpar na mesa.

Variações.
v  Sobre o papel com a papa colorida previamente (1 cor).
v  Sobre o papel com a papa colorida previamente, mas misturando uma ou mais cores (cores primárias entre si: vermelho + azul = vermelho azul; amarelo + amarelo; azul + amarelo;)
v  Sobre o papel colocando a papa sem cor, mas adicionando o pó ou liquido de anilina na hora de desenhar (o mesmo processo anterior).
v  Sobre a mesa com a papa colorida.
v  Sobre a mesa com a papa sem cor.
v  Sobre a mesa com a papa sem cor, adicionando o pigmento na hora.
v  Tirar cópias individuais com diferentes papéis (jornal, papel jornal, papel pardo papel sulfite, papel lustroso,...)
v  Tirando cópia num painel colorido, coletivo.
v  Pintura a dedo no azulejo.
v  Pintura a dedo com pó de caiação.
v  Pintura a dedo com areia adicionada na papa. Adicionar pequena quantidade de areia na tinta. A areia aderirá ao papel e deixará o trabalho com uma textura diferente.
v  Usa a cópia da pintura a dedo para complementar desenhando com guache, nanquim, canetinha ou lápis de cera,... (depois de seca).

Com crianças de 3 a 4 anos, a pintura a dedo deve ser realizada no mínimo duas vezes por semana.

2.    Pintura
A pintura é um meio de expressão completo e deve estar presente no dia-a-dia da criança. Não é uma atividade especial por isso deve ser sempre repetida, ou seja, deve estar à disposição da criança. Trata-se de uma atividade prazerosa e agradável. Durante esta atividade a criança explora, investiga, elabora e conquista sua capacidade de expressar-se. Alem disto estará desenvolvendo sua percepção, motricidade, especialidade e imaginação.

Materiais para a pintura.
-          Papel  grande ( A 3);
-          Pincéis (grosso e redondo para crianças pequenas)