ESCOLA MUNICIPAL xxxxxx– I PERÍODO/2010
PLANEJAMENTO SEMANAL – 13 a 17 de setembro
ATIVIDADES | 2° FEIRA | 3° FEIRA | 4ª FEIRA – | 5ª FEIRA – | 6ª FEIRA – |
PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE |
Hora da rodinha | Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema. | Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada. Músicas; Reconto | Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada, reconto; Músicas... | Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema. | Rotina: contagem, reconto, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema. |
Linguagem escrita: | Escrita do nome | Escrita do nome com quebra cabeças | Escrita do nome com giz molhado | Escrita do nome no pátio | Escrita do nome com desenho – Esquema corporal |
Matemática | Atividade na apostila | Pulando amarelinha | Atividade na apostila | Blocos lógicos: Descobrir que bloco lógico esta segurando sem ver. | Andando sobre as formas geométricas, dentro e fora. |
Projeto | Conto: Historia da letra S, Colorir o Conto | Trabalhando a letra S | Historia com a letra T: Conto: Tarzan | Trabalhando a letra T: matriz | Filme: Tarzan |
Período de atividades: | Arte da Primavera A Borboleta : pintura | Arte: Flores do Jardim | Artes: Árvore: Colagem de papel picado no tronco da árvore. | Arte | Arte |
Psicomotricidade | Jogo: Percebendo o caminho. | Jogo: Dança do bambolê. | Jogo: Giz mágico: atravessar o limite de modos distintos. | Jogo: Em alto mar. | Jogo: Morto vivo, |
Atividades extras | Coord. Motora fina: modelagem | Músicas pra dançar (esquema corporal) | Coord. Motora : Modelagem | Jogo com corda | Bingo |
Dever de casa | Dever de casa | Dever de casa |
Sugestões:
· SENTIDOS: Eu sou o (a)..., tenho dois olhos para ver, uma boca pra falar, dois ouvidos pra ouvir e um nariz pra cheirar. E agora o.... é quem vai falar.
· Labirinto da dona aranha: traçar cordão entre os pés de uma mesa e pedir que passem entre os cordões.
· Catando ouro:
Material: Uma porção de grãos de milho ou pedras de tamanho semelhante. Dividir as crianças em grupos e espalhar milho pelo chão, onde cada criança deverá recolher o milho e colocar em seu copo ou garrafa, o grupo que terminar primeiro vence o jogo.
· Roda de apreciação: cada criança deverá apresentar seu desenho ao grupo, dizendo quem desenhou. A professora deverá questionar o desenho, perguntando detalhes como: onde estão os olhos, a boca, as orelhas, etc.
· Atividade corporal: Traçar no pátio dois círculos grandes e dois pequenos ao sinal um deles deve ficar vazio: O conjunto vazio é o pequeno e todas as crianças devem ir para o circulo maior quem errar senta.
· Enrolando cordão: cada criança recebe um pedaço de cordão e deverá enrolá-lo no próprio braço, depois desenrolar e enrolar o outro braço e desenrolar para enrolar a perna...assim sucessivamente de acordo com a ordem da professora.
Boa Semana e bom trabalho!
ESCOLA MUNICIPAL xxxxxxxxxxxxxx – I PERÍODO/2010
PLANEJAMENTO SEMANAL – 27 a 01 de outubro
ATIVIDADES | 2° FEIRA | 3° FEIRA | 4ª FEIRA – | 5ª FEIRA – | 6ª FEIRA – |
PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | ||
Hora da rodinha | Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Músicas. | Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada. Músicas; Reconto | Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada, reconto; Músicas... | ||
Linguagens: | Ditado de Letras | O som das letras | Jogo: Em alto mar. | ||
Psicomotricidade | Atividade no chão: rolar, rastejar, nadar de costas... | Atividades de equilíbrio: Hora de ir pro ar: Aviãozinho, bicicleta... | Ativ. Em colchonetes: rolar com braços e pés juntos, dar cambalhotas... | ||
Projeto | Conto: Historia da letra T, Colorir o Conto | Historia com a letra U: Conto: Ursinhos carinhosos | Artes: Desenho Livre | ||
Período de atividades: | Trabalhando a letra T | Trabalhando a letra U | BINGO | ||
Matemática | Atividade: pag.: 36, 37,38 e 41 | Blocos lógicos: Descobrir que bloco lógico esta segurando sem ver. | Atividade: paginas: 42,43 e 46. | ||
Atividades extras | Coord. Motora fina: modelagem | Músicas pra dançar (esquema corporal) | Coord. Motora: Modelagem | ||
Dever de casa | Dever de casa | Dever de casa |
ESCOLA MUNICIPAL xxxxxxxxxxxxxx– I PERÍODO/2010
PLANEJAMENTO SEMANAL – 18 a 22 de outubro
ATIVIDADES | 2° FEIRA | 3° FEIRA | 4ª FEIRA – | 5ª FEIRA – | 6ª FEIRA – |
PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE |
Hora da rodinha | Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema. | Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada. Músicas; Reconto | Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada, reconto; Músicas... | Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema. | Rotina: contagem, reconto, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema. |
Linguagem escrita: | Historia dos Ursinhos carinhosos | Atividade na apostila PAG 23,24,25, 26 e 27. | Hora da historia: O Bolo da Vovó. | Parlenda: Vaca Vitoria de várias maneiras. | Que letra está escondida? |
Matemática | Contagem corporal ate 6; | Matriz : Vamos Desenhar | Atividade na apostila pag: 28, 29 e 30. | Atividade na apostila pag: 31 e 32. | Atividade na apostila pag: 33,34 e 35. |
Projeto | Conto: Historia da letra U, Colorir o Conto | O som das letras. | Registro da historia | História Letra V. | Filme: Ursinhos Carinhosos |
Período de atividades: | Trabalhando a letra U | Desenho livre | Corre Cotia | Trabalhando a letra V. | Fazendo Arte |
Psicomotricidade | Jogo: Giz mágico: atravessar o limite de modos distintos. | Jogo: Morto vivo. | Gato mia | Jogo: Em alto mar. | Jogo com corda |
Atividades extras | Coord. Motora fina: modelagem | Músicas pra dançar (esquema corporal) | Coord. Motora : Modelagem | Músicas para relaxar | Bingo |
Dever de casa | Dever de casa | Dever de casa |
ESCOLA MUNICIPAL xxxxxxxxx– I PERÍODO/2010
PLANEJAMENTO SEMANAL – 25 a 30 de outubro
ATIVIDADES | 2° FEIRA | 3° FEIRA | 4ª FEIRA – | 5ª FEIRA – | 6ª FEIRA – |
PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE |
Hora da rodinha | Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema. | Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada. Músicas; Reconto | Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada, reconto; Músicas... | Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema. | Rotina: contagem, reconto, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema. |
Teatro | Ensaio da historia da D. Baratinha | Ensaio da historia da D. Baratinha | Ensaio da historia da D. Baratinha | Ensaio da historia da D. Baratinha | Ensaio da historia da D. Baratinha |
Matemática | Blocos lógicos: seriação | Historia muda com seqüência lógica | Matriz : Vamos Desenhar | Atividade na apostila | Bingo numérico |
Projeto | Conto: Historia da letra W, Colorir o Conto | Revendo letras : Ditado de letras | Jogo palavrinha mágica | História Letra V. | Filme: TURMA DA MONICA. |
Período de atividades: | Trabalhando a letra W | Fazendo Arte | Historia da Joaninha | Trabalhando a letra V. | Desenho livre |
Psicomotricidade | Jogo: Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. | Jogo: catando feijão, musica e contagem com lata. | Registro da historia | Jogo: De onde vem o cheiro? passar perfume em um paninho e o esconder na sala, num lugar fácil, onde descobrirão de onde vem o cheiro. | Atividade com canudinho. |
Atividades extras | Coord. Motora fina: modelagem | Músicas pra dançar (esquema corporal) | Coord. Motora : Modelagem | Pintando o vampiro. | Jogo de faz de conta; Dramatização da Historia da Janinha |
Dever de casa | Dever de casa | Dever de casa |
Desenvolver atividades em Educação Infantil não é nada fácil, em razão dos alunos serem muito pequenos e ainda por não corresponderem de forma motora a muitas atividades. Assim, seguem algumas sugestões que poderão auxiliar o professor no cotidiano da sala de aula, bem como fora dela.
Caixa de Sensações: o professor pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. O professor deverá organizar materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas, caixinhas e outros objetos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material.
Caminho Colorido: com folhas de papel pardo, faça um caminho para que as crianças carimbem os pés, com tintas coloridas. É uma atividade que envolve muito as crianças, e as deixam muito felizes.
Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.
De onde vem o cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.
Dentro e Fora: Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.
Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.
Pneus: Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.
Que som é esse?: Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.
Caixa Surpresa: Com uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar para a casa de um aluno a fim de que os pais enviem algum material que possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai fazendo descrições do material, até que as crianças descubram o que é.
Pega-Pega Diferente: Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.
ESCOLA MUNICIPAL xxxxxxxxxxxxxxx – I PERÍODO/2010
PLANEJAMENTO SEMANAL – 08 a 12 de novembro
ATIVIDADES | 2° FEIRA | 3° FEIRA | 4ª FEIRA – | 5ª FEIRA – | 6ª FEIRA – |
PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE |
Hora da rodinha | Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema. | Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada. Músicas; Reconto | Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada, reconto; Músicas... | Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema. | Rotina: contagem, reconto, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema. |
Teatro | Ensaio da historia da D. Baratinha | Ensaio da historia da D. Baratinha | Ensaio da historia da D. Baratinha | Pag21 e 22 | |
Matemática/ linguagem oral e escrita | Matriz : Vamos contar | Pag: 13-16 | Pag: 17-19 | Atividade com canudinho. | |
Projeto | Conto: Historia da letra W, Colorir o Conto | Trabalhando o Alfabeto Oral: Identificação viso motora | Conto Letra X | Trabalhando a letra X | |
Período de atividades: | Trabalhando a letra W | Matriz : Fazendo Arte | Historia da Joaninha com Registro da historia | Filme: DVD contos | |
Psicomotricidade | Jogo: Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. | Jogo: Corre Cutia | Dramatização da historia | Bingo | |
Atividades extras | Pintando o vampiro. | FINALIZANDO Vampiro | Músicas pra dançar (esquema corporal ) | Coord. Motora fina: modelagem | Jogo de faz de conta; Dramatização da Historia da Joaninha |
Dever de casa | Dever de casa | Dever de casa |
ESCOLA MUNICIPAL xxxxxxxxxxxxxxx – I PERÍODO/2010
PLANEJAMENTO SEMANAL – 16 a 19 de novembro.
ATIVIDADES | 3° FEIRA | 4° FEIRA | 5ª FEIRA – | 6ª FEIRA – |
PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE |
Hora da rodinha | Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Livro FTD pag: 16-17 | Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada. Músicas; | Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada; Músicas... | Rotina: falar sobre o dia da consciência negra: |
Psicomotricidade | Jogo: Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. | CAIXA DE SURPRESAS: Cada criança tem a oportunidade de colocar a mão dentro da caixa e tirar um elemento, a partir do comando do educador. | DANÇANDO CONFORME A MÚSICA: Colocar uma música bem alegre, músicas temáticas que façam as crianças imitarem o que a música canta. Como a música do índio da Xuxa, pintinho amarelinho | Trilha numérica. |
Matemática/Linguagem oral e escrita | Blocos lógicos: seriação | Fazendo Arte | Historia da Joaninha com Registro da historia | Desenho pontilhado. |
Projeto | Trabalhando a letra X | Nomes misturados: misturar as fichas e pedir para que cada um encontre as de sua mesa; | Trabalhando a letra Y. | Brincando com as letras. |
Período de atividades: | Livro FTD pag: 18-21-22 | Livro FTD pag: 32-33-34 | Livro FTD pag. 48-49-51 | Livro FTD: 37-43-45 |
Atividades extras | Coord. Motora fina: modelagem | Músicas pra dançar (esquema corporal) | Jogo de faz de conta; Dramatização da Historia da Joaninha | Bingo |
Dever de casa | Dever de casa | Dever de Casa |
ESCOLA MUNICIPAL xxxxxxxxxxxxxxxx – I PERÍODO/2010
PLANEJAMENTO SEMANAL – 22 a 26 de novembro.
ATIVIDADES | 2° FEIRA- | 3° FEIRA- | 4° FEIRA – | 5ª FEIRA – | 6ª FEIRA- |
PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE |
Hora da rodinha | Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. | Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada. Músicas; | Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada; Músicas... | Rotina: falar sobre o dia da consciência negra: | Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. |
Psicomotricidade | Jogo: Cabra cega | Jogo: Corre Cutia | Jogo: Trilha | Jogo: Amarelinha | Atividades no chão |
Matemática/Linguagem oral e escrita | livro FTD: pag 10 | Corrida com Blocos Lógicos | Livro Ftd: pag 31 | BINGO NÚMERICO | Hora da História: roda de livros |
Projeto | Trabalhando a letra y | Bingo | Trabalhando a letra Z. | Brincando com os sons das letras. | Passar farinha sobre as letras |
Período de atividades: | Livro FTD pag: 51-52- | Plantando feijão: Hora da Ciência. | Livro FTD pag. 56-57-58-59 | Livro FTD pag: 53-54-55 | Bingo |
Atividades extras | Coord. Motora fina: modelagem | Músicas pra dançar (esquema corporal) | Dramatização da Historia da Joaninha | Coord. Motora fina: modelagem | Desenho livre |
Dever de casa | Dever de casa | Dever de Casa |
ESCOLA MUNICIPAL xxxxxxxxxxxxxxxx – I PERÍODO/2010
PLANEJAMENTO SEMANAL – 29 de novembro a 03 de dezembro.
ATIVIDADES | 2° FEIRA- | 3° FEIRA- | 4° FEIRA – | 5ª FEIRA – | 6ª FEIRA- |
PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE | PERÍODO LIVRE |
Hora da rodinha | Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. | Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada. Músicas; | Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada; Músicas... | Rotina: falar sobre o dia da consciência negra: | Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. |
Psicomotricidade | Jogo Trilha | Jogo: caixa tátil com objetos de várias texturas. | Jogo: Em busca do Mosquito da Dengue. Procurar o mosquito escondido. | Atividades no chão: imitando bichos; | Amarelinha |
Matemática/Linguagem oral e escrita | Gráfico com preferências; | Corrida com Blocos Lógicos | Seriação e classificação com blocos lógicos; | BINGO NÚMERICO | Hora da História: roda de livros |
Projeto | Trabalhando a letra Y | Colorindo a história | Trabalhando a letra Z. | Colorindo a história | Letras Vazadas |
Período de atividades: | Atividade Livrinho da Dengue | Plantando feijão: Hora da Ciência. | Atividade Livrinho da Dengue | Atividade Livrinho da Dengue | Bingo |
Atividades extras | Coord. Motora fina: modelagem | Músicas pra dançar (esquema corporal) | Passeata da dengue | Coord. Motora fina: modelagem | Desenho livre |
Dever de casa | Dever de casa | Dever de Casa |