Seguidores

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Planejamentos e ideias II


ESCOLA MUNICIPAL xxxxxx– I PERÍODO/2010
PLANEJAMENTO SEMANAL – 13 a 17 de setembro

ATIVIDADES
2° FEIRA
3° FEIRA
4ª FEIRA –

5ª FEIRA –
6ª FEIRA –
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
Hora da rodinha
Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema.
Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada. Músicas; Reconto
Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada, reconto; Músicas...

Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema.
Rotina: contagem, reconto, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema.
Linguagem escrita:
Escrita do nome
Escrita do nome com quebra cabeças
Escrita do nome com giz molhado
Escrita do nome no pátio
Escrita do nome com desenho – Esquema corporal
Matemática
Atividade na apostila
Pulando amarelinha
Atividade na apostila
Blocos lógicos: Descobrir que bloco lógico esta segurando sem ver.
Andando sobre as formas geométricas, dentro e fora.
Projeto
Conto: Historia da letra S,
Colorir o Conto
Trabalhando a letra S
Historia com a letra T: Conto: Tarzan
Trabalhando a letra T: matriz
Filme: Tarzan
Período de atividades:
Arte da Primavera
A Borboleta : pintura
Arte: Flores do Jardim
Artes: Árvore: Colagem de papel picado no tronco da árvore.
Arte
Arte
Psicomotricidade
Jogo: Percebendo o caminho.
Jogo: Dança do bambolê.
Jogo: Giz mágico: atravessar o limite de modos distintos.
Jogo: Em alto mar.
Jogo: Morto vivo,
Atividades extras
Coord. Motora fina: modelagem

Músicas pra dançar (esquema corporal)
Coord. Motora : Modelagem
Jogo com corda
Bingo
Dever de casa

Dever de casa

Dever de casa





Sugestões:

·        SENTIDOS: Eu sou o (a)..., tenho dois olhos para ver, uma boca pra falar, dois ouvidos pra ouvir e um nariz pra cheirar. E agora o.... é quem vai falar.
·        Labirinto da dona aranha: traçar cordão entre os pés de uma mesa e pedir que passem entre os cordões.
·        Catando ouro:
Material: Uma porção de grãos de milho ou pedras de tamanho semelhante. Dividir as crianças em grupos e espalhar milho pelo chão, onde cada criança deverá recolher o milho e colocar em seu copo ou garrafa, o grupo que terminar primeiro vence o jogo.
·        Roda de apreciação: cada criança deverá apresentar seu desenho ao grupo, dizendo quem desenhou. A professora deverá questionar o desenho, perguntando detalhes como: onde estão os olhos, a boca, as orelhas, etc.
·        Atividade corporal: Traçar no pátio dois círculos grandes e dois pequenos ao sinal um deles deve ficar vazio: O conjunto vazio é o pequeno e todas as crianças devem ir para o circulo maior quem errar senta.
·        Enrolando cordão: cada criança recebe um pedaço de cordão e deverá enrolá-lo no próprio braço, depois desenrolar e enrolar o outro braço e desenrolar para enrolar a perna...assim sucessivamente de acordo com a ordem da professora.
Boa Semana e bom trabalho!
ESCOLA MUNICIPAL xxxxxxxxxxxxxx – I PERÍODO/2010
PLANEJAMENTO SEMANAL – 27 a 01 de outubro

ATIVIDADES
2° FEIRA
3° FEIRA
4ª FEIRA –

5ª FEIRA –
6ª FEIRA –
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
Caixa de texto: Conselho de classe
PERÍODO LIVRE

PERÍODO LIVRE
Caixa de texto: CIRCUITO AMAVI
Hora da rodinha
Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Músicas.
Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada. Músicas; Reconto

Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada, reconto; Músicas...


Linguagens:
Ditado de Letras
O som das letras

Jogo: Em alto mar.

Psicomotricidade
Atividade no chão: rolar, rastejar, nadar de costas...
Atividades de equilíbrio: Hora de ir pro ar: Aviãozinho, bicicleta...

Ativ. Em colchonetes: rolar com braços e pés juntos, dar cambalhotas...

Projeto
Conto: Historia da letra T,
Colorir o Conto
Historia com a letra U: Conto: Ursinhos carinhosos

Artes: Desenho Livre

Período de atividades:
Trabalhando a letra T
Trabalhando a letra U

BINGO

Matemática
Atividade: pag.: 36, 37,38 e 41
Blocos lógicos: Descobrir que bloco lógico esta segurando sem ver.

Atividade: paginas: 42,43 e 46.

Atividades extras
Coord. Motora fina: modelagem

Músicas pra dançar (esquema corporal)

Coord. Motora: Modelagem

Dever de casa

Dever de casa

Dever de casa


ESCOLA MUNICIPAL xxxxxxxxxxxxxx– I PERÍODO/2010
PLANEJAMENTO SEMANAL – 18 a 22 de outubro
ATIVIDADES
2° FEIRA
3° FEIRA
4ª FEIRA –

5ª FEIRA –
6ª FEIRA –
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
Hora da rodinha
Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema.
Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada. Músicas; Reconto
Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada, reconto; Músicas...

Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema.
Rotina: contagem, reconto, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema.
Linguagem escrita:
Historia dos Ursinhos carinhosos
Atividade na apostila PAG 23,24,25, 26 e 27.
Hora da historia: O Bolo da Vovó.
Parlenda: Vaca Vitoria de várias maneiras.
Que letra está escondida?
Matemática
Contagem corporal ate 6;
Matriz : Vamos Desenhar
Atividade na apostila pag: 28, 29 e 30.
Atividade na apostila pag: 31 e 32.
Atividade na apostila pag: 33,34 e 35.
Projeto
Conto: Historia da letra U,
Colorir o Conto
O som das letras.
Registro da historia
História Letra V.
Filme: Ursinhos Carinhosos
Período de atividades:
Trabalhando a letra U
Desenho livre
Corre Cotia
Trabalhando a letra V.
Fazendo Arte
Psicomotricidade
Jogo: Giz mágico: atravessar o limite de modos distintos.
Jogo: Morto vivo.
Gato mia
Jogo: Em alto mar.
Jogo com corda
Atividades extras
Coord. Motora fina: modelagem

Músicas pra dançar (esquema corporal)
Coord. Motora : Modelagem
Músicas para relaxar
Bingo
Dever de casa

Dever de casa

Dever de casa





ESCOLA MUNICIPAL xxxxxxxxx– I PERÍODO/2010
PLANEJAMENTO SEMANAL – 25 a 30 de outubro

ATIVIDADES
2° FEIRA
3° FEIRA
4ª FEIRA –

5ª FEIRA –
6ª FEIRA –
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
Hora da rodinha
Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema.
Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada. Músicas; Reconto
Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada, reconto; Músicas...

Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema.
Rotina: contagem, reconto, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema.
Teatro
Ensaio da historia da D. Baratinha
Ensaio da historia da D. Baratinha
Ensaio da historia da D. Baratinha
Ensaio da historia da D. Baratinha
Ensaio da historia da D. Baratinha
Matemática
Blocos lógicos: seriação
Historia muda com seqüência lógica
Matriz : Vamos Desenhar
Atividade na apostila
Bingo numérico
Projeto
Conto: Historia da letra W,
Colorir o Conto
Revendo letras : Ditado de letras
Jogo palavrinha mágica
História Letra  V.
Filme: TURMA DA MONICA.
Período de atividades:
Trabalhando a letra W
Fazendo Arte
Historia da Joaninha
Trabalhando a letra V.
Desenho livre
Psicomotricidade
Jogo: Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente.
Jogo: catando feijão, musica e contagem com lata.
Registro da historia
Jogo: De onde vem o cheiro? passar perfume em um paninho e o esconder na sala, num lugar fácil, onde descobrirão de onde vem o cheiro.
Atividade com canudinho.
Atividades extras
Coord. Motora fina: modelagem

Músicas pra dançar (esquema corporal)
Coord. Motora : Modelagem
Pintando o vampiro.
Jogo de faz de conta; Dramatização da Historia da Janinha
Dever de casa

Dever de casa

Dever de casa

Desenvolver atividades em Educação Infantil não é nada fácil, em razão dos alunos serem muito pequenos e ainda por não corresponderem de forma motora a muitas atividades. Assim, seguem algumas sugestões que poderão auxiliar o professor no cotidiano da sala de aula, bem como fora dela.
Caixa de Sensações: o professor pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. O professor deverá organizar materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas, caixinhas e outros objetos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material.
Caminho Colorido: com folhas de papel pardo, faça um caminho para que as crianças carimbem os pés, com tintas coloridas. É uma atividade que envolve muito as crianças, e as deixam muito felizes.
Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.
De onde vem o cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.
Dentro e Fora: Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.
Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.
Pneus: Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.
Que som é esse?: Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.
Caixa Surpresa: Com uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar para a casa de um aluno a fim de que os pais enviem algum material que possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai fazendo descrições do material, até que as crianças descubram o que é.
Pega-Pega Diferente: Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.

ESCOLA MUNICIPAL xxxxxxxxxxxxxxx – I PERÍODO/2010
PLANEJAMENTO SEMANAL – 08 a 12 de novembro
ATIVIDADES
2° FEIRA
3° FEIRA
4ª FEIRA –

5ª FEIRA –
6ª FEIRA –
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
Hora da rodinha
Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema.
Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada. Músicas; Reconto
Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada, reconto; Músicas...

Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema.
Rotina: contagem, reconto, calendário, chamada e tempo. Músicas relacionadas ao tema.
Teatro
Ensaio da historia da D. Baratinha
Ensaio da historia da D. Baratinha
Ensaio da historia da D. Baratinha
Caixa de texto: COMEMORAÇÃO DIA DO DIRETOR
Pag21 e 22
Matemática/ linguagem oral e escrita
Matriz : Vamos contar
Pag: 13-16
Pag: 17-19

Atividade com canudinho.
Projeto
Conto: Historia da letra W,
Colorir o Conto
Trabalhando o Alfabeto Oral: Identificação viso motora
Conto Letra X

Trabalhando a letra X
Período de atividades:
Trabalhando a letra W
 Matriz : Fazendo Arte
Historia da Joaninha com Registro da historia

Filme: DVD contos
Psicomotricidade
Jogo: Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente.
Jogo: Corre Cutia
Dramatização da historia

Bingo
Atividades extras
Pintando o vampiro.
FINALIZANDO Vampiro
Músicas pra dançar (esquema corporal )
Coord. Motora fina: modelagem

Jogo de faz de conta; Dramatização da Historia da Joaninha
Dever de casa

Dever de casa

Dever de casa


ESCOLA MUNICIPAL xxxxxxxxxxxxxxx – I PERÍODO/2010
PLANEJAMENTO SEMANAL – 16 a 19 de novembro.

ATIVIDADES
3° FEIRA
4° FEIRA
5ª FEIRA –

6ª FEIRA –
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
Hora da rodinha
Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo.  Livro FTD pag: 16-17
Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada. Músicas;
Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada; Músicas...

Rotina: falar sobre o dia da consciência negra:
Psicomotricidade
Jogo: Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente.
CAIXA DE SURPRESAS: Cada criança tem a oportunidade de colocar a mão dentro da caixa e tirar um elemento, a partir do comando do educador.
DANÇANDO CONFORME A MÚSICA: Colocar uma música bem alegre, músicas temáticas que façam as crianças imitarem o que a música canta. Como a música do índio da Xuxa, pintinho amarelinho
Trilha numérica.
Matemática/Linguagem oral e escrita
Blocos lógicos: seriação
Fazendo Arte
Historia da Joaninha com Registro da historia
Desenho pontilhado.
Projeto
Trabalhando a letra X
Nomes misturados: misturar as fichas e pedir para que cada um encontre as de sua mesa;
Trabalhando a letra Y.
Brincando com as letras.
Período de atividades:
Livro FTD pag: 18-21-22
Livro FTD pag: 32-33-34
Livro FTD pag. 48-49-51
Livro FTD: 37-43-45
Atividades extras
Coord. Motora fina: modelagem

Músicas pra dançar (esquema corporal)
Jogo de faz de conta; Dramatização da Historia da Joaninha
Bingo
Dever de casa
Dever de casa

Dever de Casa




ESCOLA MUNICIPAL xxxxxxxxxxxxxxxx – I PERÍODO/2010
PLANEJAMENTO SEMANAL – 22 a 26 de novembro.

ATIVIDADES
2° FEIRA-
3° FEIRA-
4° FEIRA –

5ª FEIRA –
6ª FEIRA-
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
Hora da rodinha
Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo.
Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada. Músicas;
Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada; Músicas...

Rotina: falar sobre o dia da consciência negra:
Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo.
Psicomotricidade
Jogo: Cabra cega
Jogo: Corre Cutia
Jogo: Trilha
Jogo: Amarelinha
Atividades no chão
Matemática/Linguagem oral e escrita
livro FTD: pag 10
Corrida com Blocos Lógicos
Livro Ftd: pag 31
BINGO NÚMERICO
Hora da História: roda de livros
Projeto
Trabalhando a letra y
Bingo
Trabalhando a letra Z.
Brincando com os sons das letras.
Passar farinha sobre as letras
Período de atividades:
Livro FTD pag: 51-52-
Plantando feijão: Hora da Ciência.
Livro FTD pag. 56-57-58-59
Livro FTD pag: 53-54-55
Bingo
Atividades extras
Coord. Motora fina: modelagem

Músicas pra dançar (esquema corporal)
 Dramatização da Historia da Joaninha
Coord. Motora fina: modelagem

Desenho livre
Dever de casa

Dever de casa

Dever de Casa




ESCOLA MUNICIPAL xxxxxxxxxxxxxxxx – I PERÍODO/2010
PLANEJAMENTO SEMANAL – 29 de novembro a 03 de dezembro.

ATIVIDADES
2° FEIRA-
3° FEIRA-
4° FEIRA –

5ª FEIRA –
6ª FEIRA-
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
PERÍODO LIVRE
Hora da rodinha
Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo.
Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada. Músicas;
Rotina: contagem, calendário, tempo e chamada; Músicas...

Rotina: falar sobre o dia da consciência negra:
Rotina: contagem, calendário, chamada e tempo.
Psicomotricidade
Jogo Trilha
Jogo: caixa tátil com objetos de várias texturas.
Jogo: Em busca do Mosquito da Dengue. Procurar o mosquito escondido.
Atividades no chão: imitando bichos;
Amarelinha
Matemática/Linguagem oral e escrita
Gráfico com preferências;
Corrida com Blocos Lógicos
Seriação e classificação com blocos lógicos;
BINGO NÚMERICO
Hora da História: roda de livros
Projeto
Trabalhando a letra Y
Colorindo a história
Trabalhando a letra Z.
Colorindo a história
Letras Vazadas
Período de atividades:
Atividade Livrinho da Dengue
Plantando feijão: Hora da Ciência.
Atividade Livrinho da Dengue
Atividade Livrinho da Dengue
Bingo
Atividades extras
Coord. Motora fina: modelagem

Músicas pra dançar (esquema corporal)
 Passeata da dengue
Coord. Motora fina: modelagem

Desenho livre
Dever de casa

Dever de casa

Dever de Casa