| BEHAVIORISMO (comportamentalismo) | CONSTRUTIVISMO (Cognitivismo Piagetiano) | SOCIO-CONSTRUTIVISMO Sócio-interacionismo (Vigotsky) Sócio Cultural (Paulo Freire) |
Visão do aluno
|
- * Só responde se perguntado;
- * Não participa das decisões;
- * repetidor de modelos;
- * treinado para;
- * reprodutor de conhecimentos;
- * Aprende ouvindo e escrevendo;
- * Fazedor de tarefas;
- * Recipiente para depósitos de informações;
- * elemento passivo;
|
- Agente do processo.
- Levanta hipóteses e questiona.
- Administrador do processo.
- Só aprende porque se desenvolve;
- É desafiado: aprende o que lhe é significativo;
- Experimenta.
|
- Interage a partir de experiências sociais.
- Constrói a partir de experiências sociais;
- Constrói a partir de conexões entre experiências e conhecimentos anteriores;
- Só se desenvolve porque aprende.
- Observa experimenta, levanta hipóteses, argumenta;
- É desafiado; aprende o que lhe é significativo;
- Ajudado a buscar diferentes respostas para um mesmo problema;
|
Visão da escola |
- Controladora para atingir respostas de comportamentos desejadas;
- Valorização da quantidade.
|
- Procura entender as necessidades individuais, independentes do contexto histórico social;
- Preocupa-se em possibilitar o desenvolvimento da ação motora, verbal e mental do aprendiz;
|
- Visa autonomia intelectual e moral do aprendiz;
- Desafiadora: visa propiciar a superação dos níveis de conscientização d educando sobre si próprio e sobre a sociedade;
- Propicia espaço para a participação, respeita opiniões e diferentes culturas;
- Não é o único local onde ocorre a educação;
|
As práticas em sala de aula
|
- Aulas expositivas, seqüência lógica, linear.
- Não favorece conexões do aprendido com necessidades reais.
- Prevê instrução passo a passo com o objetivo de reforçar as respostas esperadas;
| - Trabalho com respeito ao ritmo e interesse de cada aluno;
- Permite interação do aluno com o objeto do conhecimento.
- Pressupõe habilidade intelectual individual.
- Procura favorecer descobertas individuais.
- Experimentais com horários flexíveis;
- Provocadora de desequilíbrios, sempre dentro do desenvolvimento maturacional do aprendiz, dentro de sua face evolutiva.
- Organizadas em grupos, mas priorizando o
desempenho individual. | - Provoca desequilíbrios; desafia.
- Organizadas em grupos, priorizando a interação entre os aprendizes.
- Pressupõe habilidade intelectual individual + o outro;
- Permite a relação entre trabalho e realidade do aluno;
- Permite interação do aluno com ele próprio e com os outros;
- Socializa o conhecimento;
|
| BEHAVIORISMO (comportamentalismo) | CONSTRUTIVISMO (Cognitivismo Piagetiano) | SOCIO-CONSTRUTIVISMO Sócio-interacionismo (Vigotsky) Sócio Cultural (Paulo Freire) |
Visão do erro |
- * Fracasso do professor como transmissor e do aluno como receptor;
- * o acerto é premiado;
- * errar merece punição;
- * representa fracasso;
- * requer punição, causa frustração;
|
- É equilíbrio que leva à acomodação e assimilação do novo conhecimento do novo conhecimento;
- Determina a velocidade e forma de construção do conhecimento.
- Visto como solução distorcida dada pelo aprendiz, em função dos diferentes estágios de seu desenvolvimento;
- Identificador de desequilíbrios;
- Etapa do processo de aquisição do conhecimento.
|
- Ponto de partida para a reconstrução da pratica;
- Etapa do processo de aquisição do conhecimento.
- Permite ao aluno reformular hipóteses.
|
Que ser humano está surgindo a partir dessa abordagem? |
- Ser humano manipulável.;
- Ser que responde previsivelmente a estímulos ambiente;
- Individuo dependente co conhecimento teórico
- Individuo capaz da reflexão teórica
- Mantém e reproduz padrões de comportamento aceitos pela sociedade;
|
- Individuo inserido numa cultura através da língua e do seu processo de desenvolvimento;
- Ser humano individualista.
- Individuo capaz da reflexão prática.
|
- Capaz de modificar o meio e a si próprio;
- Capaz de atuar em diferentes contextos sociais; individuo autônomo.
- Sujeito de sua própria história, consciente e participativo
|