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sábado, 11 de fevereiro de 2012

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

TEORIAS DA APRENDIZAGEM
  BEHAVIORISMO
(comportamentalismo)
CONSTRUTIVISMO
(Cognitivismo Piagetiano)
SOCIO-CONSTRUTIVISMO
Sócio-interacionismo (Vigotsky)
Sócio Cultural (Paulo Freire)



Visão de aprendizagem

  • * Centro: professor e conteúdo;
  • * Busca da padronização de comportamentos;
  • *mecanismos, enciclopedismos, empirismo;
  • * professor fala e aluno ouve;
  • * Leva a aprendizagem compartimentada;
  • * Transmissão/recepção do conhecimento;
  • * Conteúdo pré estabelecido.
  • Centro: Interesse do aluno;
  • Baseada no ensaio e erro, na pesquisa, na investigação.
  • Aprender independente de ensinar mas do desenvolvimento mental de cada um.
  • Busca relação entre pensamento e experiência;
  • Conhecimento se dá a partir da troca  do individuo com o meiopor ações individuais;
  • Construção do conhecimento através de processamento da informação;
  • Aprender pressupõe assimilar o objeto a esquemas mentais pré-existentes;
  • Aprendizagem se dá no exercício operacional da inteligência;


  • Centro: experiências sociais e construção do conhecimento.
  • Possibilita o desenvolvimento da autonomia do aluno;
  • Construção do conhecimento da informação;


Visão do professor

  • Transmissor de conhecimentos;
  • Seleciona, do andamento e avalia.
  • Deve vigiar o aluno;
  • Apresenta feedback constante, independente do aluno;
  • Administrador do processo;

  • Facilitador do processo.
  • Orienta, organiza as atividades dos alunos;
  • Estimula a pesquisa e esforço dos alunos;
  • Propõe situações problema com base na estrutura e conteúdo de sua disciplina;

  • Provocador de conflitos;
  • Suporte e apoio no processo
  • Mediador;
  • Constrói junto com os alunos;
  • Preocupa-se com os processos e não apenas com o resultado final.


  BEHAVIORISMO
(comportamentalismo)
CONSTRUTIVISMO
(Cognitivismo Piagetiano)
SOCIO-CONSTRUTIVISMO
Sócio-interacionismo (Vigotsky)
Sócio Cultural (Paulo Freire)

Visão do aluno

  • * Só responde se perguntado;
  • * Não participa das decisões;
  • * repetidor de modelos;
  • * treinado para;
  • * reprodutor de conhecimentos;
  • * Aprende ouvindo e escrevendo;
  • * Fazedor de tarefas;
  • * Recipiente para depósitos de informações;
  • * elemento passivo;

  • Agente do processo.
  • Levanta hipóteses e questiona.
  • Administrador do processo.
  • Só aprende porque se desenvolve;
  • É desafiado: aprende o que lhe é significativo;
  • Experimenta.

  • Interage a partir de experiências sociais.
  • Constrói a partir  de experiências sociais;
  • Constrói a partir de conexões entre experiências e conhecimentos anteriores;
  • Só se desenvolve porque aprende.
  • Observa experimenta, levanta hipóteses, argumenta;
  • É desafiado; aprende o que lhe é significativo;
  • Ajudado a buscar diferentes respostas para um mesmo problema;




Visão da escola

  • Controladora para atingir respostas de comportamentos desejadas;
  • Valorização da quantidade.

  • Procura entender as necessidades individuais, independentes do contexto histórico social;
  • Preocupa-se em possibilitar o desenvolvimento da ação motora, verbal e mental do aprendiz;

  • Visa autonomia intelectual e moral do aprendiz;
  • Desafiadora: visa propiciar a superação dos níveis de conscientização d educando sobre si próprio e sobre a sociedade;
  • Propicia espaço para a participação, respeita opiniões e diferentes culturas;
  • Não é o único local onde ocorre a educação;



As práticas em sala de aula



  • Aulas expositivas, seqüência lógica, linear.
  • Não favorece conexões do aprendido com necessidades reais.
  • Prevê instrução passo a passo com o objetivo de reforçar as respostas esperadas;
  • Trabalho com respeito ao ritmo e interesse de cada aluno;
  • Permite interação do aluno com o objeto do conhecimento.
  • Pressupõe habilidade intelectual individual.
  • Procura favorecer descobertas individuais.
  • Experimentais com horários flexíveis;
  • Provocadora de desequilíbrios, sempre dentro do desenvolvimento maturacional do aprendiz, dentro de sua face evolutiva.
  • Organizadas em grupos, mas priorizando o
              desempenho individual.
  • Provoca desequilíbrios; desafia.
  • Organizadas em grupos, priorizando a interação entre os aprendizes.
  • Pressupõe habilidade intelectual individual + o outro;
  • Permite a relação entre trabalho e realidade do aluno;
  • Permite interação do aluno com ele próprio e com os outros;
  • Socializa o conhecimento;
  BEHAVIORISMO
(comportamentalismo)
CONSTRUTIVISMO
(Cognitivismo Piagetiano)
SOCIO-CONSTRUTIVISMO
Sócio-interacionismo (Vigotsky)
Sócio Cultural (Paulo Freire)


Visão do erro

  • * Fracasso do professor como transmissor e do aluno como receptor;
  • * o acerto é premiado;
  • * errar merece punição;
  • * representa fracasso;
  • * requer punição, causa frustração;

  • É equilíbrio que leva à acomodação e assimilação do novo conhecimento do novo conhecimento;
  • Determina a velocidade e forma de construção do conhecimento.
  • Visto como solução distorcida dada pelo aprendiz, em função dos diferentes estágios de seu desenvolvimento;
  • Identificador de desequilíbrios;
  • Etapa do processo de aquisição do conhecimento.

  • Ponto de partida para a reconstrução da pratica;
  • Etapa do processo de aquisição do conhecimento.
  • Permite ao aluno reformular hipóteses.


Que ser humano está surgindo a partir dessa abordagem?

  • Ser humano manipulável.;
  • Ser que responde previsivelmente a estímulos ambiente;
  • Individuo dependente co conhecimento teórico
  • Individuo capaz da reflexão teórica
  • Mantém e reproduz padrões de comportamento aceitos pela sociedade;

  • Individuo inserido numa cultura através da língua e do seu processo de desenvolvimento;
  • Ser humano individualista.
  • Individuo capaz da reflexão prática.

  • Capaz de modificar o meio e a si próprio;
  • Capaz de atuar em diferentes contextos sociais; individuo autônomo.
  • Sujeito de sua própria história, consciente e participativo

O papel do coordenador Pedagógico no processo Reflexivo do professor
Maria Cristina Damianovic/Maria Otília G. Ninin

Cajati, 08 de junho de 2010