Essas informações são parâmetros que ajudam a compreender as hipóteses das crianças sobre o sistema de escrita e assim poder planejar e intervir intencionalmente para que avancem. As crianças são complexas e muitas vezes não se encaixam nas “gavetinhas”, é preciso investigar, usando diferentes estratégias para conhecê-las.
BOAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO
- Diariamente leitura de histórias (.... assim como poesias, parlendas, notícias) feita pelo professor, sempre de qualidade e de interesse dos alunos, num clima de magia e encantamento.
- Utilizar a lista de nome dos alunos da classe para realizar diversas brincadeiras (forca, procure seu nome, procure o nome de tal colega, apague seu nome na lousa, dizer onde está o nome de determinada criança dentre 3 que comecem com a mesma letra, etc.). Essa lista de palavras, que logo será memorizada pelos alunos, atuam como palavras estáveis que fornecem muitas dicas para a aprendizagem do sistema de escrita tais como o nome das letras, que sonoridade possuem quando se juntam como saber que com o CA de CAMILA eu posso também escrever o CA de CADEIRA.
- Professor escreve na frente do aluno e lê o que está escrevendo ou já escreveu (o que vai ter na merenda, o título da história que será lida, etc.).
- Os alunos ditam textos memorizados para o professor escrever (parlendas, poesias, letra de música que estão aprendendo para ampliar seu repertório, para se divertir ou para uma apresentação na reunião de pais...).
- Os alunos escrevem palavras que o professor propõe (listas com 4 ou 5 palavras de brinquedos, objetos, animais), o professor solicita que cada criança (algumas a cada dia) leia o que escreveu apontando onde está escrito.
- Propor que os alunos leiam (antecipando) o título do livro que vai ser lido, pois a ilustrações lhe dão pistas e a criança já tem algum conhecimento sobre o sistema de escrita.
- Propor que localize onde está escrito determinadas frutas numa lista que o professor escreve na lousa e informa que lá foi escrito nomes de frutas (o aluno sabe o que pode estar escrito lá).
- Propor que localizem onde está determinado título de histórias na lista de Histórias lidas naquela semana.
- O professor escreve 3 palavras (ex.: CAMELO, CAVALO e CACHORRO), informa aos alunos o que escreveu e estes precisam dizer onde está escrito o quê. Aqui o início e o final das palavras são semelhantes então os alunos precisam se atentar ao meio das palavras, já é um desafio maior.
- Fornecer as letras justas, ou seja, todas e nenhuma a mais nem a menos, de determinada palavra ou verso/estrofe de poesia ou música, informando que ali estão TODAS as letras para escrever ELEFANTE ou O SAPO NÃO LAVA O PÉ, por ex., e o aluno ou dupla de alunos com hipóteses de escrita próximas, têm a tarefa de escrever e não deixar sobrar nenhuma letra.
- Cruzadinhas com banco de palavras.
PREZADO (A) PROFESSOR (A) DO 1º E 2º ANO,
As sondagens devem ser feitas na primeira semana de ABRIL, no mês de JUNHO, em SETEMBRO e no início do mês de NOVEMBRO.
1. Para realizar a atividade de leitura será necessário entregar para cada criança a música impressa que será lida e cantada por todos. 2. Ditar as palavras na ordem abaixo que deverão ser localizadas pelas crianças usando suas próprias estratégias de leitura.
Solicite que os alunos marquem no texto as seguintes palavras:
BARATA – FILÓ – SAIAS – É – TEM – DIZ
OBSERVAÇÃO: Para as próximas sondagens de leitura, serão enviados os textos e as palavras a serem marcadas pelos alunos.
Segue abaixo a lista de palavras e o gênero proposto para o ditado e a produção textual individual:
MESES | DITADO DE PALAVRAS | GÊNERO PARA PRODUÇÃO TEXTUAL – 1º e 2º anos | |
Abril (1ª semana) | Sanduíche Mortadela Tomate Alface Frango Queijo Pão Frase: Eu fiz um sanduíche de frango. | Não há a necessidade de se fazer a sondagem da produção textual no primeiro bimestre. 2º ano – Reescrita da música “Lá em cima do piano” – O professor pedirá que as crianças reescrevam o texto de memória. | |
Junho | Frase: Eu fiz um sanduíche de frango. | Bilhete – O professor propõe o assunto comum para o texto. As crianças deverão produzir individualmente seu próprio bilhete. | |
Setembro | Ventilador Diretoria Caderno Mochila Lápis Pasta Giz Frase: O aluno levou o caderno para a diretoria. | Conto de fadas – O prof. deverá ler um conto de fadas suprimindo o final, que será criado e escrito pelo aluno. | |
Novembro (1ª quinzena) | Notícia – Será escolhido um assunto de interesse da turma e o aluno reescreverá a notícia. |
OBSERVAÇÃO: As palavras da sondagem NÃO DEVEM ser trabalhadas durante os bimestres. São exclusivas para o diagnóstico.
- PARA REALIZAR UMA SONDAGEM ESCOLHE-SE QUATRO PALAVRAS (UMA POLISSÍLABA, UMA TRISSÍLABA, UMA DISSÍLABA E UMA MONOSSÍLABA, NESTA ORDEM) E UMA FRASE DE UM MESMO CAMPO SEMÂNTICO. UMA DAS PALAVRAS DITADAS ANTERIORMENTE DEVE APARECER NESTA FRASE.
- EXEMPLO: Lista de animais
JACARÉ
- GATO
- BOI
- O GATO DORMIU NA SALA.
A PARTIR DO MATERIAL INVESTIGADO EM UMA SONDAGEM, PODE-SE REFLETIR SOBRE O PENSAMENTO DA CRIANÇA E PERCEBER SUA HIPÓTESE LINGUÍSTICA.
- COMO A SONDAGEM DEVE SER UTILIZADA
- * INSTRUMENTO PARA ANALISAR AS HIPÓTESES DA CRIANÇA A PARTIR DE ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS, COLOCANDO A CRIANÇA DIRETAMENTE EM CONTATO COM O DESAFIO DE ESCREVER.
- * SUBSÍDIO PARA O PROFESSOR;
CONHECER O QUE A CRIANÇA PENSA DE FORMA GERAL SOBRE A ESCRITA, QUAL A LÓGICA QUE UTILIZA NAQUELE MOMENTO PARA ESCREVER;
ANALISAR AS HIPÓTESES DAS CRIANÇAS A PARTIR DE UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA, QUE FAZ PARTE DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE, ELA SABE POR QUE E PARA QUE ESTÁ ESCREVENDO,TENDO UMA FUNÇÃO SOCIAL;
* COLECIONAR PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS:COM ESSE MATERIAL É POSSÍVEL FAZER UM ACOMPANHAMENTO PERIÓDICO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA E FORMULAR INDICADORES QUE PERMITAM TER UMA VISÃO DA EVOLUÇÃO DA HIPÓTESE DE ESCRITA DA CRIANÇA AO LONGO DO PROCESSO.
- OBJETIVOS DA SONDAGEM
- *INSTRUMENTO PARA MAPEAR O CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCRITA;
- * REORIENTAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA;
- *MATERIAL DE PESQUISA PARA DEFINIR AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES;
- * ELABORAR SEU PLANEJAMENTO, PROPONDO SITUAÇÕES CAPAZES DE GERAR NOVOS AVANÇOS NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS;
- *OBTER DADOS SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CADA CRIANÇA.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Brincadeira Alegria Saúde Paz A melhor coisa na vida e ter saúde. | Primavera Animais Jardim Ar Os animais precisam de carinho. | Rinoceronte Camelo Peru Rã O camelo vive no deserto. | Refeitório Escola Pátio Chão A escola é um lugar bem legal. | CAMISETA VESTIDO SAIA LÃ O MEU VESTIDO RASGOU |
Estômago Cabeça Perna Pé Em cabeça limpa não tem piolho. | Dinossauro Jacaré Gato Boé O gato dormiu na sala. | Apontador Caneta Lápis Giz Quebrou a ponta do meu lápis. | Amor perfeito Girassol Rosa Lis No meu quintal tem muitas rosas. | BRIGADEIRO PIPOCA SUCO BIZ EU GOSTO DE PIPOCA COM SAL. |
Natureza Planeta Terra Flor O nosso planeta é muito bonito. | Ventilador Cortina Mesa Giz Minha professora usa giz na lousa | Escolinha Boliche Corda Pá Eu gosto de pular corda. | Unha na mula Amarelinha Bambolê Bola Pião Eu chutei a bola na rua. |
|
Torradeira Manteiga Café Pão Aquela menina gosta de pão com manteiga. | Submarino Caminhão Carro Trem O ônibus leva muita gente. | Pipoqueiro Quadrilha Balão Som O pipoqueiro vende muita pipoca. | Dinossauro Formiga Zebra Urso Cão A formiga picou meu pé. | • cebolinha • pimenta • alho • sal A MINHA SOPA ESTA PRONTA |
Computador Revista Radio Fax No radio toca músicas bonitas. | Joaninha Ovelha Leão Boi O leão é o rei das selvas. | Brincadeiras Descanso Lição Sol O descanso das férias é muito bom. | SOBRANCELHA CABELO TESTA PÉ MEU CABELO ESTA CURTO. | • aspirador • vassoura • balde •pá |
PARTES DO CORPOSOBRANCELHA CABEÇA OU ORELHA DEDO OU UNHA PÉ OU MÃO O MENINO MACHUCOU... | MATERIAL ESCOLARLAPISEIRA OU APONTADOR CADERNO OU CANETA LIVRO OU LÁPIS GIZ O GIZ É BRANCO. | ANIMAISDINOSSAURO FORMIGAOU COELHO ONÇA, URSO OU TIGRE CÃO OU RÃ A RÃ PULOU NO RIO. |
ALIMENTOSESPAGUETE AÇUCAR LEITE SAL O MENINO GOSTA DE LEITE. | FESTA JUNINABANDEIRINHA PIPOCA DOCESOM A BANDEIRINHA É AZUL. | DOCESGELATINA, BRIGADEIRO PAÇOCA PUDIM BIS EU COMI GELATINA DE UVA. |
HIGIENESABONETE ESCOVA TALCO GEL A ESCOVA É AZUL. | TEMPEROSCEBOLINHA PIMENTA ALHO SAL A COMIDA TEM SAL. | BRINQUEDOS ESCORREGADOR BONECA BOLA PÁ A BOLA É AZUL. |
BEBIDASVITAMINA REFRESCO CAFÉ CHÁ A VITAMINA É DE MORANGO. | SENTIMENTOSALEGRIA CARINHO AMOR PAZ CARINHO É BOM. | FERRAMENTASFURADEIRA MARTELO CHAVE PÁ O MARTELO QUEBROU. |