Seguidores

sábado, 11 de fevereiro de 2012

TABELA DE EVOLUÇÃO DA ESCRITA

TABELA ELABORADA PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DA ESCRITA DOS ALUNOS

NÍVEL DE ESCRITA

CARACTERIZAÇÃO

EXEMPLOS:
    ® BRIGADEIRO
    ® PIPOCA
    ® SUCO
    ® BIS
PRÉ-SILÁBICA Grafismo Primitivo Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. A utilização de grafias convencionais é um intento para a criança.
Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
Escrita sem controle de quantidade A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado a escrita. ARMSMOHAORUILNMAMTOXAMHNTSKHUIMHOTIPERTCLMNBOATRO
Escrita Unigráfica A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra. A L
F
C
Escrita Fixa A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes.
Predomínio de grafias convencionais.
ALNI ALNI
ALNI
ALNI
Quantidade variável
Repertório Fixo/Parcial
Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra. SAMT AMT
AMTSA
SAT
Quantidade constante
Repertório variável
Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras. HRUM ASGK
ONBJ
CFTV
Quantidade variável
Repertório variado
Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra. RAMQN ABEAMF
GEPFA
OSDL
Quantidade e repertório variáveis.
Presença de valor sonoro início e/ou fim.
Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final. IMSABRO IBRNSA
URMTO
INBOXIX

SILÁBICA

Sem valor sonoro: a criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente.

R O M T B U D
A S
R
Iniciando uma correspondência sonora: a criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba. I T M O P Q A
R O
G I
Com valor sonoro: a criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais. I A E O – B H D O I O A – P O K
U O – S C
I S – B I
Silábico em conflito ou hipótese falsa necessária: momento de conflito cognitivo relacionado à quantidade mínima de letras (BIS/ISIS) e a contradição entre a interpretação silábica e as escritas alfabéticas que têm sempre mais letras. Acrescenta letras e dá a impressão que regrediu para o pré- silábico. B H D U L E I O K E C
U O K U
I S I S

SILÁBICA - ALFABÉTICA

A criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas. B I H D R O P I P O K
S U K O
B I Z

ALFABÉTICA

 A criança já compreende o sistema de escrita : produz escritas alfabéticas, mesmo não observando as convenções ortográficas da escrita. BICADERO
A criança já compreende o sistema de escrita : produz escritas alfabéticas, observando algumas as convenções ortográficas da escrita. BIGADEIRO
A criança já compreende o sistema de escrita : produz escritas alfabéticas, sempre observando as convenções ortográficas da escrita. BRIGADEIRO
Essas informações são parâmetros que ajudam a compreender as hipóteses das crianças sobre o sistema de escrita e assim poder planejar e intervir intencionalmente para que avancem. As crianças são complexas e muitas vezes não se encaixam nas “gavetinhas”, é preciso investigar, usando diferentes estratégias para conhecê-las.

BOAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO


  • Diariamente leitura de histórias (.... assim como  poesias, parlendas, notícias) feita pelo professor, sempre de qualidade e de interesse dos alunos, num clima de magia e encantamento.
  • Utilizar a lista de nome dos alunos da classe para realizar diversas brincadeiras (forca, procure seu nome, procure o nome de tal colega, apague seu nome na lousa, dizer onde está o nome de determinada criança dentre 3 que comecem com a mesma letra, etc.).  Essa lista de palavras, que logo será memorizada pelos alunos, atuam como palavras estáveis que fornecem muitas dicas para a aprendizagem do sistema de escrita tais como o nome das letras, que sonoridade possuem quando se juntam como saber que com o CA de CAMILA eu posso também escrever o CA de CADEIRA.
  • Professor escreve na frente do aluno e lê o que está escrevendo ou já escreveu (o que vai ter na merenda, o título da história que será lida, etc.).
  • Os alunos ditam textos memorizados para o professor escrever (parlendas, poesias, letra de música que estão aprendendo para ampliar seu repertório, para se divertir ou para uma apresentação na reunião de pais...).
  • Os alunos escrevem palavras que o professor propõe (listas com 4 ou 5 palavras de brinquedos, objetos, animais), o professor solicita que cada criança (algumas a cada dia) leia o que escreveu apontando onde está escrito. 
  • Propor que os alunos leiam (antecipando) o título do livro que vai ser lido, pois a ilustrações lhe dão pistas e a criança já tem algum conhecimento sobre o sistema de escrita.
  • Propor que localize onde está escrito determinadas frutas numa lista que o professor escreve na lousa e informa que lá foi escrito nomes de frutas (o aluno sabe o que pode estar escrito lá).
  • Propor que localizem onde está determinado título de histórias na lista de Histórias lidas naquela semana.
  • O professor escreve 3 palavras (ex.: CAMELO, CAVALO e CACHORRO), informa aos alunos o que escreveu e estes precisam dizer onde está escrito o quê.  Aqui o início e o final das palavras são semelhantes então os alunos precisam se atentar ao meio das palavras, já é um desafio maior.
  • Fornecer as letras justas, ou seja, todas e nenhuma a mais nem a menos, de determinada palavra ou verso/estrofe de poesia ou música, informando que ali estão TODAS as letras para escrever ELEFANTE ou O SAPO NÃO LAVA O PÉ, por ex., e o aluno ou dupla de alunos com hipóteses de escrita próximas, têm a tarefa de escrever e não deixar sobrar nenhuma letra.
  • Cruzadinhas com banco de palavras.



PREZADO (A) PROFESSOR (A) DO 1º E 2º ANO, 
As sondagens devem ser feitas na primeira semana de ABRIL, no mês de JUNHO, em SETEMBRO e no início do mês de NOVEMBRO.
1. Para realizar a atividade de leitura será necessário entregar para cada criança a música impressa que será lida e cantada por todos.
2. Ditar as palavras na ordem abaixo que deverão ser localizadas pelas crianças usando suas próprias estratégias de leitura.
  Solicite que os alunos marquem no texto as seguintes palavras:
BARATA – FILÓ – SAIAS – É – TEM – DIZ 
OBSERVAÇÃO: Para as próximas sondagens de leitura, serão enviados os textos e as palavras a serem marcadas pelos alunos. 
Segue abaixo a lista de palavras e o gênero proposto para o ditado e a produção textual individual: 
MESES DITADO DE PALAVRAS GÊNERO PARA PRODUÇÃO TEXTUAL – 1º e 2º anos
Abril (1ª semana) Sanduíche
Mortadela
Tomate
Alface
Frango
Queijo
Pão
Frase: Eu fiz um sanduíche de frango.
Não há a necessidade de se fazer a sondagem da produção textual no primeiro bimestre.
2º ano – Reescrita da música “Lá em cima do piano” – O professor pedirá que as crianças reescrevam o texto de memória.
Junho
Frase: Eu fiz um sanduíche de frango.
Bilhete – O professor propõe o assunto comum para o texto. As crianças deverão produzir individualmente seu próprio bilhete.
Setembro Ventilador
Diretoria
Caderno
Mochila
Lápis
Pasta
Giz
Frase: O aluno levou o caderno para a diretoria.
Conto de fadas – O prof. deverá ler um conto de fadas suprimindo o final, que será criado e escrito pelo aluno.
Novembro (1ª  quinzena) Notícia – Será escolhido um assunto de interesse da turma e o aluno reescreverá a notícia.

OBSERVAÇÃO: As palavras da sondagem NÃO DEVEM ser trabalhadas durante os bimestres. São exclusivas para o diagnóstico.











 
      PARA REALIZAR UMA SONDAGEM ESCOLHE-SE QUATRO PALAVRAS (UMA POLISSÍLABA, UMA TRISSÍLABA, UMA DISSÍLABA E UMA MONOSSÍLABA, NESTA ORDEM) E UMA FRASE DE UM MESMO CAMPO SEMÂNTICO. UMA DAS PALAVRAS         DITADAS ANTERIORMENTE DEVE APARECER NESTA FRASE.
                                  EXEMPLO: Lista de animais
      DINOSSAURO
     JACARÉ
    GATO
    BOI
    O GATO DORMIU NA SALA.
              PEDE-SE ENTÃO, PARA QUE A CRIANÇA (atividade individual) ESCREVA DO JEITO QUE SOUBER. É IMPORTANTE PEDIR PARA QUE ELA LEIA, APONTANDO AS LETRAS E OS SINAIS CORRESPONDENTES À FALA.
  A PARTIR DO MATERIAL INVESTIGADO EM UMA SONDAGEM, PODE-SE REFLETIR SOBRE O PENSAMENTO DA CRIANÇA E PERCEBER SUA HIPÓTESE LINGUÍSTICA.
    COMO A SONDAGEM DEVE SER UTILIZADA
    * INSTRUMENTO PARA ANALISAR AS HIPÓTESES DA CRIANÇA A PARTIR DE ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS, COLOCANDO A CRIANÇA DIRETAMENTE EM CONTATO COM O DESAFIO DE ESCREVER.
    * SUBSÍDIO PARA O PROFESSOR;
        INSTRUMENTALIZADOR DO PROCESSO;
CONHECER O QUE A CRIANÇA PENSA DE FORMA GERAL SOBRE A ESCRITA, QUAL A LÓGICA QUE UTILIZA NAQUELE MOMENTO PARA ESCREVER;
ANALISAR AS HIPÓTESES DAS CRIANÇAS A PARTIR DE UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA, QUE FAZ PARTE DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE, ELA SABE POR QUE E PARA QUE ESTÁ ESCREVENDO,TENDO UMA FUNÇÃO SOCIAL;
* COLECIONAR PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS:COM ESSE MATERIAL É POSSÍVEL FAZER UM ACOMPANHAMENTO PERIÓDICO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA E FORMULAR INDICADORES QUE PERMITAM TER UMA VISÃO DA EVOLUÇÃO DA HIPÓTESE DE ESCRITA DA CRIANÇA AO LONGO DO PROCESSO.
    OBJETIVOS DA SONDAGEM
    *INSTRUMENTO PARA MAPEAR O CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCRITA;
    * REORIENTAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA;
    *MATERIAL DE PESQUISA PARA DEFINIR AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES;
    * ELABORAR SEU PLANEJAMENTO, PROPONDO SITUAÇÕES CAPAZES DE GERAR NOVOS AVANÇOS NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS;
    *OBTER DADOS SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CADA CRIANÇA.  
    Partes do corpo
    •sobrancelha
    • cabeça ou barriga;
    orelha• perna ou braço;dedo;
    unha
    • pé ou mão
    Material escolar
    • lapiseira;
    apontador
    • caderno ou caneta;massinha;
    mochila
    • livro ou lápis;papel;cola
    • giz
    Animais
    • mariposa ou dinossauro;
    rinoceronte
    • formiga ou,
    esquilo, coelho
    • tigre ou onça;
    urso
    • cão ou rã
    Flores
    • crisântemo
    • begônia
    • rosa
    • lis
    Alimentos
    • espaguete
    • açúcar
    • leite
    • sal
    Festa Junina
    • bandeirinha
    • pipoca
    • bingo
    • som
    na sala tem
    • computador
    • estante
    • sofá
    • som
    Doces
    •gelatina;brigadeiro;
    pirulito
    • paçoca;geléia
    • pudim;torta
    • mel;bis
    Higiene
    • sabonete
    • escova
    • talco
    • gel
    Temperos
    • cebolinha
    • pimenta
    • alho
    • sal
    Ferramentas
    • furadeira
    • martelo
    • chave
    • pá
    Brinquedos
    • escorregador
    • boneca
    • bola
    • pá


    Sentimentos
    • felicidade
    • carinho
    • amor
    • paz


    Bebidas
    • vitamina
    • refresco
    • café
    • chá


    Escritório
    • grampeador;
    computador
    • caneta
    •mesa;papel
    • clips


    Família
    • afilhado
    • madrinha
    • sogra
    • mãe
    Utensílios de limpeza
    • aspirador
    • vassoura
    • balde
    •pá
    OBS.: Não esqueça que deve ser ditado uma frase, onde apareça uma das palavras da sondagem



Brincadeira Alegria
Saúde
Paz
A melhor coisa na vida e ter saúde.
Primavera Animais
Jardim
Ar
Os animais precisam de carinho.
Rinoceronte Camelo
Peru

O camelo vive no deserto.
Refeitório Escola
Pátio
Chão
A escola é um lugar bem legal.
CAMISETA VESTIDO
SAIA

O MEU VESTIDO RASGOU
Estômago Cabeça
Perna

Em cabeça limpa não tem piolho.
Dinossauro Jacaré
Gato
Boé
O gato dormiu na sala.
Apontador Caneta
Lápis
Giz
Quebrou a ponta do meu lápis.
Amor perfeito Girassol
Rosa
Lis
No meu quintal tem muitas rosas.

BRIGADEIRO PIPOCA
SUCO
BIZ
EU GOSTO DE PIPOCA COM SAL.
Natureza Planeta
Terra
Flor
O nosso planeta é muito bonito.
Ventilador Cortina
Mesa
Giz
Minha professora usa giz na lousa
Escolinha Boliche
Corda

Eu gosto de pular corda.
Unha na mula Amarelinha
Bambolê
Bola
Pião
Eu chutei a bola na rua.
    Escritório
    • grampeador;
    computador
    • caneta
    • mesa;papel
• clips
Torradeira Manteiga
Café
Pão
Aquela menina gosta de pão com manteiga.
Submarino Caminhão
Carro
Trem
O ônibus leva muita gente.
Pipoqueiro Quadrilha
Balão
Som
O pipoqueiro vende muita pipoca.
                   
Dinossauro Formiga
Zebra
Urso
Cão
A formiga picou meu pé.
• cebolinha • pimenta
• alho
• sal
A MINHA SOPA ESTA
PRONTA
Computador Revista
Radio
Fax
No radio toca músicas bonitas.
Joaninha Ovelha
Leão
Boi
O leão é o rei das selvas.
Brincadeiras Descanso
Lição
Sol
O descanso das férias é muito bom.
SOBRANCELHA CABELO
TESTA

MEU CABELO ESTA CURTO.
• aspirador • vassoura
• balde
•pá



PARTES DO CORPO

SOBRANCELHA
CABEÇA OU ORELHA
DEDO OU UNHA
PÉ OU MÃO
O MENINO MACHUCOU...

MATERIAL ESCOLAR

LAPISEIRA OU APONTADOR
CADERNO OU CANETA
LIVRO OU LÁPIS
GIZ
O GIZ É BRANCO.

ANIMAIS

DINOSSAURO
FORMIGAOU COELHO
ONÇA, URSO OU TIGRE
CÃO OU RÃ
A RàPULOU NO RIO.

ALIMENTOS

ESPAGUETE
AÇUCAR
LEITE
SAL
O MENINO GOSTA DE LEITE.

FESTA JUNINA

BANDEIRINHA
PIPOCA

DOCE

SOM
A BANDEIRINHA É  AZUL.

DOCES

GELATINA, BRIGADEIRO
PAÇOCA
PUDIM
BIS
EU COMI GELATINA DE UVA.

HIGIENE

SABONETE
ESCOVA
TALCO
GEL
A ESCOVA É AZUL.

TEMPEROS

CEBOLINHA
PIMENTA
ALHO
SAL
A COMIDA TEM SAL.
BRINQUEDOS
ESCORREGADOR
BONECA
BOLA
A BOLA É AZUL.

BEBIDAS

VITAMINA
REFRESCO
CAFÉ 
CHÁ
A VITAMINA É DE MORANGO.

SENTIMENTOS

ALEGRIA
CARINHO
AMOR
PAZ
CARINHO É BOM.

FERRAMENTAS

FURADEIRA
MARTELO
CHAVE
O MARTELO QUEBROU.