Projeto Leitura
Justificativa:
A escolha das poesias e fábulas se deu pela importância que estes dois tipos de textos têm com o universo infantil. Podendo assim incentivar a leitura e a reescrita de histórias mesmo que ainda os alunos não saibam ler e escrever convencionalmente.
As poesias possibilitam às crianças atentarem não só aos conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, com ritmo e rimas, além das questões culturais e afetivas envolvidas.
Objetivo geral:
Estimular o gosto pela leitura e escrita, atendendo a necessidade de aprendizagem dos alunos.
Objetivos específicos:
- Resgatar a literatura infantil, valorizando estes gêneros textuais e reconhecendo suas características específicas.
- Oferecer um repertório variado de poemas às crianças.
- Desenvolver a escrita dentro de um contexto coerente.
- Planejar e executar tarefas em grupos, valorizando o trabalho em equipe.
- Estimular o aluno a argumentar e escrever, utilizando recursos de revisão de texto, com ajuda do professor.
- Desenvolver postura de leitor, ouvinte e apreciados de histórias.
- Conhecer a estrutura do corpo do livro.
- Ampliar o repertório de textos que se sabe de cor.
Etapas:
- Seleção de diversos tipos de poesias e fábulas.
- Garantir o trabalho coletivo colocando em jogo os saberes individuais.
- Incluir a participação dos alunos a cada retomada do planejamento do projeto, e também colocando-os em situações de leitores, ainda que não leiam convencionalmente.
- As poesias serão trabalhadas durante o 1º semestre e as fábulas, durante o 2º semestre.
Envolvidos:
Professores, alunos e pais.
Duração:
Ano letivo de 2008.
Conteúdos:
- Reescrita;
- Revisão de texto;
- Estrutura do livro e textos;
- Valorização da leitura como fonte de prazer (individual e coletiva);
- Características e recursos dos livros e dos gêneros textuais escolhidos (poesias e fábulas);
- Ilustração;
- Apresentação.
Avaliação:
Deverá ser contínua, individual e coletiva. Levando em conta o interesse pela leitura e escrita.
Produto final:
1º semestre: Tarde de poesias
2º semestre: Livro de fábulas