Coleções
Agora vamos conversar com nossos alunos sobre os objetos das coleções. Para isto, qual disposição você sugere? Estimular as crianças a debaterem suas idéias desde cedo pode ser um bom exercício de desinibição que as ajudará nas séries seguintes às iniciais.
Uma idéia é dispor as classes em grupos de quatro ou seis para formarmos pequenas mesas na sala. Sobre essas mesas, vamos dispor objetos de coleções de mesma quantidade.
Os objetos das coleções, provavelmente terão tamanhos, formas e disposições diferentes. Porém a qualidade que se conservará é a quantidade.
O professor deverá estar sempre perguntando onde tem mais – uma bolita ou uma bola de tênis; três palitos ou três copinhos... O natural é que as crianças respondam que há mais onde o objeto é maior, ou onde os objetos estão dispostos de forma mais espalhada ou ainda onde os objetos formam pilhas mais altas. Não é nada simples perceber que um é igual a um; três é igual a três. Isto porque as crianças estão muito apegadas à percepção dos sentidos. Aliás, não são apenas as crianças que estão presas à percepção dos sentidos e da natureza dos objetos. Pergunte a um adulto o que ele acha que pesa mais: um quilograma de algodão ou um quilograma de chumbo. A maioria das pessoas responde que é óbvio que o que pesa mais é um quilograma de chumbo. Isto porque estão respondendo baseadas na experiência de terem segurado um chumaço de algodão e algum dia terem segurado um pequeno objeto de chumbo, provavelmente mais pesado que o algodão (devido às densidades dos materiais). Mas um quilograma de chumbo pesa o mesmo que um quilograma de algodão, que um quilograma de açúcar, um quilograma de qualquer outro material. Um quilograma é igual a um quilograma, não importa a natureza dos objetos ou quanto espaço (volume) esses mesmos corpos ocuparão dada a diferença das densidades dos materiais.
Uma idéia é dispor as classes em grupos de quatro ou seis para formarmos pequenas mesas na sala. Sobre essas mesas, vamos dispor objetos de coleções de mesma quantidade.
Os objetos das coleções, provavelmente terão tamanhos, formas e disposições diferentes. Porém a qualidade que se conservará é a quantidade.
O professor deverá estar sempre perguntando onde tem mais – uma bolita ou uma bola de tênis; três palitos ou três copinhos... O natural é que as crianças respondam que há mais onde o objeto é maior, ou onde os objetos estão dispostos de forma mais espalhada ou ainda onde os objetos formam pilhas mais altas. Não é nada simples perceber que um é igual a um; três é igual a três. Isto porque as crianças estão muito apegadas à percepção dos sentidos. Aliás, não são apenas as crianças que estão presas à percepção dos sentidos e da natureza dos objetos. Pergunte a um adulto o que ele acha que pesa mais: um quilograma de algodão ou um quilograma de chumbo. A maioria das pessoas responde que é óbvio que o que pesa mais é um quilograma de chumbo. Isto porque estão respondendo baseadas na experiência de terem segurado um chumaço de algodão e algum dia terem segurado um pequeno objeto de chumbo, provavelmente mais pesado que o algodão (devido às densidades dos materiais). Mas um quilograma de chumbo pesa o mesmo que um quilograma de algodão, que um quilograma de açúcar, um quilograma de qualquer outro material. Um quilograma é igual a um quilograma, não importa a natureza dos objetos ou quanto espaço (volume) esses mesmos corpos ocuparão dada a diferença das densidades dos materiais.
Complete as sequências
Complete as escadinhas de acordo com a seqüência das notas musicais:Conjuntos
Acrescente um elemento a cada conjunto (desenhando). Dominós Um dominó de seis tem 28 pedras. Quantas pedras tem um dominó de cinco? E um de sete?Quantas pintas tem um dominó de seis? E um de cinco? Um dominó de seis é constituído por pedras diferentes, cada uma com dois conjuntos de pintas ou sem elas. Abaixo estão representadas as 28 pedras que constituem o dominó de seis. Infelizmente, esqueceram-se de colocar as pintas em algumas delas. Você consegue descobrir quais pintas estão faltando? Este conjunto é formado por pedras cuja soma das pintas é seis. Descubra outros conjuntos de pedras cuja soma seja outro número. Temos aqui dois conjuntos de pedras. Cada conjunto tem oito pintas. Qual é o conjunto com dez pintas que tem o maior número de dominós? Indique diversos conjuntos de pedras com diferentes números de pintas. O conjunto abaixo é constituído por pedras cuja diferença entre o número de pintas em cada metade é sempre 3. Haverá mais? Descubra outras diferenças. Cada um dos quatro conjuntos de pedras abaixo tem 4 pintas. As pedras são todas diferentes. Quantos conjuntos haverá com 5 pintas...6 pintas?... Descubra! Retirado de: Scott, heather; Snape, Charles. Enigmas matemáticos. Gradiva Publicações. 1994. Estacionamento O dono de um estacionamento em Gravataí é super-ultra-mega organizado! Ele coloca os carros em ordem... De acordo com as placas!Os carros desenhados abaixo serão todos guardados no estacionamento dele. Como ele vai organizar? Como eles ficarão dispostos no estacionamento? Figuras geométricas Janaína, Júlio (de camiseta verde), Pedro (de camiseta azul) e Guilherme estão realizando uma tarefa de matemática para a escola. A tarefa era encontrar figuras geométricas em fotos de revista. Eles resolveram colar estas fotos em seus cadernos e se encontrar para olhar o trabalho dos colegas e comparar as colagens. Você consegue saber quem já colou mais gravuras? E quem colou menos? O que falta? Descubra qual é o elemento que falta em cada conjunto e desenhe-o. Eu sei fazer mel A abelha quer mostrar aos outros animais o mel que ela e suas amigas fizeram. Leve-os até o pote de mel andando sempre para o sucessor. Como assim? Inicie por um número e ande para o seu sucessor. Até chegar lá! |