Seguidores

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dicas o para Maternal

Vai trabalhar com Maternal? Não tem idéia de como começar? Bom aqui vão algumas dicas... se alguém se interessar eu tenho muito mais aqui, é só deixar um recadinho dizendo do que precisa...
No maternal, trabalhamos muito o corpo da criança e sua relação com o meio, portanto, tudo tem que ser bastante colorido e de tamanho maior. A relação dela com o mundo é bastanbte tátil, tem que usar o toque. A visão também é muito importante, ela não consegue assimilar conceitos sem a experimentação. Olhar e pegar esse é o segredo da aprendizagem nessa idade. Teria muito mais a falar sobre essa idade mágica, mas eu prefiro começar já a postar as atividades e partir para a prática.
  • GRAVANDO ANIMAIS - Descobrir na comunidade da escola, lugares omde tenham animais (gatos, galinhas, cachorros, pássaros...) Munidos de uma câmera e um gravador, professora e crianças saem em uma excursão pelo bairro para registrar em vídeo e som dos animais.
  • EU SOU O ARTISTA - Enquanto eles cantam ou conversam, a professora grava e depois ouvem, com os pais as gravações...
  • MONTANDO LIVRO TÁTIL - Retângulos de cartolina de 21X28cm. Fura com furador as 8 páginas e une-as com uma fita. Em cada página, cole um material diferente ( Massinha de lacinho, esponja,botão, clips, papelão corrugado, lã, palito de fósforo...) Faça uma bela capa, use vários livros com materiais diferentes. Pode fazer em duplas.
  • CAIXINHA DO TATO - Pode ser feita de papelão ou de madeira. Cole: (arroz, lixa de carpinteiro, tampinha de garrafa, bandejinha de isopor, TNT, papel de presente, areia, papelão corrugado.
  • IMITANDO A VIDA REAL - Encenar cenas do cotidiano, usando recursos concretos. Ex: BANHO: banheira, toalha, sabonete, cotonete, escova de dente... CURATIVO: band aid, gase, soro, creme hidratante imitando a pomada, espátula de madeira, esparadrapo...
  • RASGAR PAPÉIS NA BACIA - Usar uma grande bacia e todos os alunos na volta dela. Folhas de jornal para que eles rasguem e coloquem dentro da bacia. Esse papel pode ser aproveitado para fazer papel reciclável. Desse papel reciclável pode-se fazer pequenas figuras de papel machê.
  • TATO COM OS PEZINHOS - Use a mesma idéia do livro, porém bem maior e cole: canudos, plástico bolha, tecido peludo... As crianças andarão descalças sobre este material. No calor, coloque água, papel, jornal... para que eles pisem na água e depois no papel, use também água e tinta, etc.
  • PLÁSTICO BOLHA - Use para que os pequeninos caminhem em cima, vai ser o máximo!
  • GELATINA COM BRINQUEDOS - Numa bacia grande coloque vários objetos (carrinho, bonequinha, bolinhas, pecinhas...) Depois faça gelatina nessa bacia. Com a gelatina firme, cada aluno deve pegar um objeto do fundo da bacia, no calor é muito divertido. Não se esqueça de fazer mais gelatina em copinhos para eles comerem depois da atividade. (Você pode substituir a gelatina por maisena com água, como na piscina do Gugu...)

Read more: http://www.pragentemiuda.org/2010/01/atividades-para-o-maternal.html#ixzz1lgmkRjny