PROJETO
SACOLA MÁGICA DA LEITURA
APRESENTAÇÃO
Visando aperfeiçoar e
valorizar o cidadão através das linguagens artística, literária e histórica, a
partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca
o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com
isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante
do mundo.
Trata-se de um projeto de
prática de leitura onde os alunos levarão para casa uma sacola contendo alguns
livros de estórias infantis e um caderno de registro, onde terão que registrar
e recontar a estória lida; usando escrita, colagem, desenhos e tudo que a
imaginação mandar.
Depois, cada aluno
apresentará sua criação aos colegas.
JUSTIFICATIVA
As estórias estão
presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las
tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da
identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à
de se expressar. Além disso, a leitura de estórias aproxima a criança do
universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos
patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante
favorecermos a familiaridade das crianças com as estórias e a ampliação de seu
repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os
textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de
conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção
dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
Esse projeto visa fazer
com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu.
Assim, o livro deve ser
mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba
que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de
escola.
PÚBLICO-ALVO
Todos os alunos do ensino
fundamental.
OBJETIVOS
- Proporcionar situações de leitura compartilhada.
- Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
- Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de estórias.
- Familiarizá-los com estórias e ampliar seus repertórios.
- Participação em situação de conto e leitura de estórias.
- Escuta atenta e interessada de estórias.
- Observação e manuseio de livros.
- Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.
METODOLOGIA
BÁSICA
Haverá uma sacola com
diferentes livros de estórias e um caderno de registros. Os alunos, que serão
sorteados, levarão a sacola para casa, por três dias. O aluno deverá ler um ou
mais livros da sacola e depois fazer um registro no caderno, que poderá ser
através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma
criativa que ele preferir.
Depois, na sala de aula, o
aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro.
Também poderá ser
apresentado na forma teatral, se o aluno quiser.
CONTEÚDO
DOS TRABALHADOS
- Português – literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
- Produção textual – o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido, em forma de poesia, narrativa e teatro.
CRONOGRAMA
- Durante todo o ano letivo de 2007.
AVALIAÇÃO
Ocorrerá durante todo o
processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no
seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no
dia-a-dia.