Seguidores

domingo, 9 de agosto de 2015

Plano de aula - 3º ano - Ideia de circunstâncias



Data: ____/______/2015
         Disciplina: língua portuguesa
Atividades Permanentes: Escrita da agenda (cabeçalho), Leitura deleite, leitura de texto e Calendário.
Metodologia
D9
 Trabalhando a expressão e a oralidade: Leitura silenciosa/ individual/coletiva/por filas/por meninos/meninas/

Texto:  A raposa e as uvas

Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.
“Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas. Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”
Esta fábula ensina que algumas pessoas quando não conseguem o que querem, culpam as circunstâncias.
(http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa. htm)

D18
1-  Qual é o gênero textual?

2-  De onde esse texto foi retirado?
D18
3-  Qual é a finalidade desse texto?
D12
4-  Onde se passa essa fábula?
D19
5-  Coloque F (fato) e O (opinião):
( )"a raposa passeava por um pomar."
( )“sua atenção foi capturada por um cacho de uvas."
( )"a raposa afastou-se da videira"
( )"Aposto que estas uvas estão verdes"
D12
6-   O motivo por que a raposa não conseguiu apanhar as uvas foi que:
(A) as uvas ainda estavam verdes.
(B) a parreira era muito alta.
(C) a raposa não quis subir na parreira.
(D) as uvas eram poucas.
D12
7-   Sublinhe no texto a lição dessa fábula.

Apoio ao professor:
Algumas palavras têm a função de modificar outras dando a elas intensidade, modo, dúvida, tempo, entre outras circunstâncias. É importante que as crianças consigam identificar tais circunstâncias em textos e frases.

Leia e explique o quadro abaixo:




Atividade xerografada
Circunstância
Palavras utilizadas
Tempo
Agora, hoje, ontem, cedo, tarde, à tarde, à noite, já, no dia seguinte, amanhã, de manhã, jamais, nunca, sempre, antes, breve, de repente, de vez em quando, às vezes, imediatamente, etc.
Lugar
Aqui, ali, aí, lá, cá, acolá, perto, longe, abaixo, acima, dentro, fora, além, adiante, distante, em cima, ao lado, à direita, à esquerda, em algum lugar, atrás, etc.
Modo
Bem, mal, assim, pior, melhor, depressa, devagar, à toa, às pressas, à vontade, rapidamente, calmamente, infelizmente (e a maioria dos advérbios terminados em -mente), etc.
Negação
Não, absolutamente, tampouco, nunca, de modo algum, de forma alguma, etc.
Afirmação
sim, realmente, deveras, certamente, sem dúvida, efetivamente, com certeza, de fato, etc.
Quantidade
muito, pouco, bastante, suficiente, demais, mais, menos, tão, etc.
Dúvida
talvez, possivelmente, provavelmente, quiçá, etc.
Interrogação
Onde? Quando?  Como? etc.

Atividade na lousa
1. Classifique as palavras sublinhadas. Siga o exemplo.
Talvez ela viaje -  ideia de dúvida
a)  Perto deles, todos ficam em paz.
b)   Gosto de quem fala bem.               
c)  Chegamos muito tarde para a aula.
d)   Amanhã levarei os livras.  
   2.  Retire do bilhete abaixo, as palavras que correspondem às classificações.

Oi Murilo!
Já recebeu o convite da festa da Juliana? Ela disse que vai ser muito legal! A turma toda vai estar lá. Será que eu poderia ir junto com você? A minha mãe não vai poder me levar. Ela disse que vai falar com sua mãe amanhã na saída do colégio.
Falô cara.
Até,
12/08/14                                                                                                                    Pedrinho.

a) Ideia de tempo         _____________________________
b)   Ideia de intensidade/quantidade   _________________
c)   Ideia de lugar    __________________________________
Data: ____/______/2015
         DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Atividades Permanentes: Escrita da agenda (cabeçalho), Leitura deleite, leitura de texto e Calendário.
Metodologia

Momento de leitura
D26
Produção de texto / reconto
D9
 Trabalhando a expressão e a oralidade: Leitura silenciosa/ individual/coletiva/por filas/por meninos/meninas/

Gênero: Tirinha
Atividade ma lousa
1-      Entendendo o texto:
a)      Quem são os personagens da tirinha?
b)      Onde se passa a história?
c)      Explique as expressões: 
“ Vai cair o maior pé d’água!”.
“Vou matar dois coelhos com uma só cajadada!”
d)         No trecho ― “Tchau, mãe! Vou brincar lá fora.”, a expressão lá fora dá ideia de: A) causa.    B) lugar.    C) modo.        D) tempo.
e)      No ultimo quadrinho podemos afirmar que a mãe:
(  )  foi enganada    (  ) foi autoritária    (  ) foi ingênua    (  ) foi despreocupada
f)       O que expressa humor na tirinha é:  (  ) a desobediência do menino               (  ) o susto da mãe       (  ) a chuva que vai cair     (  ) o menino brincar pelado
g)      Marque os F (fatos) em relação à tirinha:
(  ) vai cair uma chuva forte.
(  ) o menino é teimoso.
(  ) o menino vai matar dois coelhos.
(  ) o menino quer brincar na chuva.

Atividades na lousa
2.  Complete as frases com os advérbios pedidos entre parênteses.
a) As meninas cantaram    ___________________. (ideia de modo)
b) ___________ , lemos um trecho sobre o pantanal. (ideia de tempo)
c) O menino _______ sabe como perdeu o dinheiro. (ideia de negação)
d) Voltaram _______________________ tarde. (ideia de intensidade)
e)  _______________________ vovô não queira vir. (ideia de dúvida)
f)  Eles estavam_________________ agitados. (ideia de intensidade)
g) Elas voltaram__________________ para o colégio. (ideia de modo)
h) __________________________ eu lhe telefonarei. (ideia de tempo)
i)  Bete estava _________________ da praia. (ideia de lugar)
j)  __________________ nós falaremos amanhã (ideia de afirmação)
k) Eles _____________ querem ir para o shopping. (ideia de negação)

3.  3-  classifique as palavras destacadas. Observe o modelo.

Juliana morava longe da minha casa.
longe - ideia de lugar

a)  As crianças estão passando bem.

b)   Amanhã eles irão no zoológico.

c)   Mandaram-na aqui para estudar.

   4.  Complete com palavras que dão ideia de lugar.
a)    Vou estudar ___________________________ daquela árvore.
b)    Carolina chegou ___________________________ com Nino.
c)    Eliane mora ___________________________ do clube.
d)    Hoje brinquei ___________________________ do parque.


1.          DITADO

Jipe – jiló – jacarezinho – geladeira – gema- majestade – tangerina – jenipapo – Jesus – mágico –
Angélica foi à feira e comprou jaca, jerimum, gengibre, goiaba e manga.