Data: ____/______/2015
Disciplina: língua
portuguesa
|
Atividades
Permanentes:
Escrita da agenda (cabeçalho), Leitura deleite, leitura de texto e Calendário.
Metodologia
D9
|
Trabalhando a expressão e a oralidade:
Leitura silenciosa/ individual/coletiva/por filas/por meninos/meninas/
|
||||||||||||||||||
Texto:
A raposa e as uvas
Num dia quente de verão, a raposa passeava por um
pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.
“Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu
precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso,
alcançar as uvas. Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira,
dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”
Esta fábula ensina que algumas pessoas quando não
conseguem o que querem, culpam as circunstâncias.
(http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa.
htm)
|
|||||||||||||||||||
D18
|
1- Qual é o gênero textual?
|
||||||||||||||||||
2- De onde esse texto foi retirado?
|
|||||||||||||||||||
D18
|
3- Qual é a finalidade desse texto?
|
||||||||||||||||||
D12
|
4- Onde se passa essa fábula?
|
||||||||||||||||||
D19
|
5- Coloque F (fato) e O
(opinião):
( )"a raposa passeava por um pomar."
( )“sua atenção foi capturada por um cacho de
uvas."
( )"a raposa afastou-se da videira"
( )"Aposto que estas uvas estão verdes"
|
||||||||||||||||||
D12
|
6- O motivo por que a raposa não conseguiu
apanhar as uvas foi que:
(A) as uvas ainda estavam verdes.
(B) a parreira era muito alta.
(C) a raposa não quis subir na parreira.
(D) as uvas eram poucas.
|
||||||||||||||||||
D12
|
7- Sublinhe no texto a lição dessa fábula.
|
||||||||||||||||||
Apoio ao professor:
Algumas palavras têm a função de modificar
outras dando a elas intensidade, modo, dúvida, tempo, entre outras
circunstâncias. É importante que as crianças consigam identificar tais
circunstâncias em textos e frases.
Leia e explique o quadro abaixo:
Atividade
xerografada
|
|||||||||||||||||||
Atividade na lousa
1. Classifique as palavras
sublinhadas. Siga o exemplo.
Talvez ela viaje - ideia de dúvida
a) Perto deles, todos ficam em paz.
b)
Gosto de
quem fala bem.
c) Chegamos muito tarde para a aula.
d)
Amanhã levarei os livras.
2. Retire do bilhete abaixo, as palavras que correspondem
às classificações.
Oi Murilo!
Já recebeu
o convite da festa da Juliana? Ela disse que vai ser muito legal! A turma
toda vai estar lá. Será que eu poderia ir junto com você? A minha mãe não vai
poder me levar. Ela disse que vai falar com sua mãe amanhã na saída do
colégio.
Falô cara.
Até,
12/08/14
Pedrinho.
a) Ideia de
tempo _____________________________
b)
Ideia de
intensidade/quantidade _________________
c)
Ideia de
lugar __________________________________
|
Data: ____/______/2015
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
|
Atividades
Permanentes:
Escrita da agenda (cabeçalho), Leitura deleite, leitura de texto e Calendário.
Metodologia
Momento de leitura
|
|
D26
|
Produção de texto / reconto
|
D9
|
Trabalhando a
expressão e a oralidade: Leitura
silenciosa/ individual/coletiva/por filas/por meninos/meninas/
|
Gênero: Tirinha
|
|
Atividade ma lousa
|
1- Entendendo o texto:
a) Quem são os personagens da tirinha?
b) Onde se passa a história?
c) Explique as expressões:
“ Vai cair o maior pé d’água!”.
“Vou matar dois coelhos com uma só cajadada!”
d)
No trecho ― “Tchau, mãe!
Vou brincar lá fora.”, a expressão lá fora dá ideia de: A)
causa. B)
lugar. C) modo. D) tempo.
e) No ultimo quadrinho podemos afirmar que a mãe:
( ) foi enganada (
) foi autoritária ( ) foi ingênua (
) foi despreocupada
f)
O que expressa humor na tirinha é: ( ) a desobediência do menino ( ) o
susto da mãe ( ) a chuva que vai cair (
) o menino brincar pelado
g) Marque os
F (fatos) em relação à tirinha:
(
) vai cair uma chuva forte.
( ) o
menino é teimoso.
( ) o
menino vai matar dois coelhos.
(
) o menino quer brincar na chuva.
|
Atividades na lousa
|
2. Complete as frases com os advérbios pedidos entre parênteses.
a) As meninas
cantaram ___________________. (ideia de modo)
b) ___________
, lemos um trecho sobre o pantanal. (ideia de tempo)
c) O menino _______
sabe como perdeu o dinheiro. (ideia de
negação)
d) Voltaram
_______________________ tarde. (ideia de
intensidade)
e) _______________________ vovô não queira vir. (ideia de dúvida)
f) Eles estavam_________________ agitados. (ideia de intensidade)
g) Elas
voltaram__________________ para o colégio. (ideia de modo)
h) __________________________
eu lhe telefonarei. (ideia de tempo)
i) Bete estava _________________ da praia. (ideia de lugar)
j) __________________ nós falaremos amanhã (ideia de afirmação)
k) Eles
_____________ querem ir para o shopping. (ideia de
negação)
|
3. 3- classifique as palavras destacadas. Observe
o modelo.
Juliana morava longe da minha casa.
longe - ideia de lugar
a) As
crianças estão passando bem.
b)
Amanhã eles irão no
zoológico.
c)
Mandaram-na aqui para
estudar.
|
|
4. Complete
com palavras que dão ideia de lugar.
a)
Vou estudar
___________________________ daquela árvore.
b)
Carolina chegou
___________________________ com Nino.
c)
Eliane mora
___________________________ do clube.
d)
Hoje brinquei
___________________________ do parque.
|
|
1.
DITADO
Jipe – jiló – jacarezinho – geladeira – gema-
majestade – tangerina – jenipapo – Jesus – mágico –
Angélica
foi à feira e comprou jaca, jerimum, gengibre, goiaba e manga.
|