PROJETO DE LEITURA , SEQUÊNCIA
DIDÁTICA E APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA.
ELABORAÇÃO: 5º ANO
TEMA:
LITERATURA INFANTIL – (TORERO, José Roberto; PIMENTA,Marcus Aurelius)
OBJETIVOS:
·
Estimular o gosto pela leitura;
·
Explorar a oralidade e escrita;
·
Vivenciar estratégias de leitura, que
ajudem o aluno a avaliar o texto lido, defendendo oralmente as suas opiniões;
·
Consolidar a sua leitura,
representando objetos, palavras e ideias;
·
Aprender a produzir textos, utilizando
linguagens verbais e não verbais;
·
Realizar atividades de Gramática e
Ortografia;
·
Representar o texto lido através de
teatro elaborado em sala de aula.
• Acrescentar
ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como uma das prioridades no processo de aprendizagem;
·
Enriquecer o conteúdo
interdisciplinar, visando o aprendizado global;
·
Propiciar ao educando enfoques básicos
de aspectos filosóficos, morais e éticos, visando atender à formação geral do
educando;
·
Desenvolver as habilidades
linguísticas: falar, escutar, ler e escrever; Compreender a intenção, o ponto
de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido,
segundo suas vivências, ampliando a visão de mundo;
·
Auxiliar o aluno no processo de
construção da sua identidade e na formação de valores próprios;
·
Trabalhar a leitura com diferentes objetivos:
busca de informações, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.;
·
Propor atividades em que os alunos tenham que
perguntar, prever, recapitular, opinar,
resumir, comparar opiniões ,confrontar, analisar...
Conteúdos
·
Literatura Infantil;
·
Produção de texto;
·
Interpretação oral e escrita;
·
Realização de atividades de Ortografia
e Gramática;
·
Apresentação da história lida.
Avaliação: Será avaliado mediante a leitura,
interpretação e atividades sugeridas de ortografia e gramática, participação na
elaboração da apresentação, bem como , na interdisciplinaridade das matérias.
ATIVIDADES DO LIVRO:
CHAPEUZINHOS COLORIDOS
Este é o livrinho que
trabalharemos durante nosso projeto.
Em roda da Conversa:
1. O
que vemos nessa capa de livro?
2. Qual
o nome da história e dos autores?
3. Quem
ilustrou a história?
4. O
que essas meninas estão fazendo na capa da história?
5. Do
que será que trata esse livro?
Durante 7 dias trabalharemos com o
livro, onde faremos uma leitura
diferente daquela que você já está acostumado:
Começaremos com o conto tradicional
de Chapeuzinho Vermelho, relembrando a história que as crianças já conhecem...
Era uma vez... uma
menina que sempre usava a mesma capa com capuz.
Por isso o apelido dela
era Chapeuzinho... azul, cor de abóbora, verde, branco, lilás ou preto!
A historia da
Chapeuzinho Vermelho que você já conhece se transforma em várias outras
neste livro.
Aqui, Chapeuzinho pode
ser uma menina que sonha em ser famosa, outra que é caçadora, ou ainda
outra que adora comer (e seu prato preferido é bisteca de lobo).
Você
vai conhecer seis meninas bem diferentes e se divertir com suas histórias.
Após a leitura , uma de cada cor durante seis dias, trabalharemos
somente com a Chapeuzinho Azul.
Utilizaremos
esse conto para trabalhar interpretação, gramática, ortografia produção textual
e representação do conto.
CHAPEUZINHO
AZUL
Era uma vez, numa
pequena vila perto de uma pequena floresta, uma menina de olhos cor do céu.
Todo mundo gostava dela
e sua avó mais ainda, tanto que decidiu fazer uma capinha com capuz para ela.
Essa roupa era de
vestido azul e a menina não tirava nunca, nem quando brincava de teatrinho no
quintal.
Por causa disso, todo
mundo da vila a chamava de Chapeuzinho Azul.
Um dia, sua mãe chamou e
disse:
- Chapeuzinho, leve essa
torta de amoras para a sua avó, como você sempre faz.
- Pode deixar, mamãe, eu
vou levar a torta.
- E tome cuidado, ouviu?
Vá direto para a casa da sua avó e não saia do caminho, porque a floresta é
perigosa.
Então a menina colocou a
torta de amoras na cesta, deu um beijo em sua mãe e partiu.
No caminho ela cantava:
“Pela estrada a fora,
Eu vou sozinha.
Tão desprotegida,
Ai de mim, tadinha”
Chapeuzinho entrou na
floresta.
A cada passo o caminho
ficava mais estreito e a mata ficava mais escura. Até que, de repente, o lobo
saiu de trás de uma moita e disse:
- Bom dia, menina do
chapeuzinho azul. O que você leva nessa cesta?
- Uma torta de amoras.
- Para mim?
- Não, senhor. Estou
levando essas coisas para a minha frágil e indefesa avó, que vive lá no meio da
floresta.
Então o lobo pensou: “
Chapeuzinho Azul é bem bobinha. Vou comer sua avó, depois ela, e ainda vou
pegar essa torta de amoras de sobremesa.”
Mas ele não podia
devorar a menina ali, porque um caçador poderia escutar os seus gritos.
Foi quando teve uma ideia
e disse:
- Está vendo aquela
trilha? Por que você não vai por ali e pega um monte de flores azuis para sua
avó? Aposto que ela vai gostar.
- Que boa ideia. Vou
fazer isso mesmo! Ah, se todas as pessoas fossem gentis como o senhor...
Assim. Chapeuzinho pegou
o outro caminho e saiu catando flores ( miosótis azuis) alegremente. Enquanto
isso, o lobo foi pelo caminho mais curto até a casa da Vovó.
Quando o lobo chegou,
bateu na porta:
- Pou, pou, pou.
- Quem é? – perguntou a
velhinha lá de dentro.
- Sou eu, sua netinha –
falou o lobo disfarçando a voz – Vim trazer uma torta de amoras para a senhora.
Abra a porta, Vovó.
A Vovó então se
levantou, pegou uma espingarda e abriu a porta.
Quando viu que era o
lobo quem estava lá, nem pensou, puxou o gatilho e bang, deu um tiro no peito
dele.
Depois disso, a Vovó pôs
o bicho para assar no forno e deitou-se para esperar Chapeuzinho.
A menina vinha bem
devagar pela mata, colhendo flores, escutando os pássaros, brincando com
esquilos, bebendo água das fontes e cantando sua musica:
“Pela estrada a fora,
Eu vou sozinha.
Tão desprotegida,
Ai de mim, tadinha”
Finalmente, quando ela
chegou à casa da avó, bateu na porta:
- Pou, pou, pou.
- Quem é? - perguntou a
Vovó.
- Sou eu, sua netinha.
Posso entrar?
- Entre, querida, eu não
via a hora de você chegar.
Chapeuzinho abriu a
porta e foi até perto da cama. A Vovó estava embaixo das cobertas e usava uma
touca enorme, de modo que só se podia ver um pequena parte de seu rosto.
Então a menina
perguntou:
- Vovó, por que você tem
orelhas tão grandes?
- São para ouvir melhor
os lobos.
- E esses olhos tão
grandes?
- São para ver os lobos
de longe.
- E essas mãos tão
grandes
- São para pegar grandes
pedaços de carne de lobo.
- E esse nariz tão
grande?
- É para sentir o cheiro
dos lobos no forno.
- E essa boca tão
grande?
- É para comer carne de
lobo – gritou a Vovó com alegria. E depois de dar uma grande gargalhada, ela
falou: - Realmente, esse nosso plano nunca dá errado, não é, Chapeuzinho Azul?
- É verdade, Vovó. Os
lobos sempre caem no nosso truque.
E ai as duas foram até o
fogão, tiraram a travessa do forno e comeram o lobo de uma só vez.
Depois disso, elas foram
tirar uma sonequinha.
Como estavam com a
barriga muito cheia, logo começaram a roncar bem alto.
Tão alto que um
caçador que estava andando por ali escutou aquele barulho, pensou que alguém
estivesse passando mal e resolveu dar uma olhada.
Quando abriu a porta e
viu aqueles restos de comida nos pratos, o caçador ficou com muita raiva. Ele
não imaginava que viria o lobo em pedaços, comido por aquelas duas.
Então ele apontou a
espingarda para elas e disse:
- Vocês estão com
pressa!
- Nós? Por que, senhor
caçador?
- Esse lobo é de uma
espécie que esta desaparecendo da floresta. E sabe por que eles estão
desaparecendo? Porque vocês andam comendo os coitados.
Ai ele pegou as algemas,
prendeu as duas e as levou para a delegacia.
No dia seguinte, a mãe
de Chapeuzinho foi ate a delegacia e pagou a fiança para liberar sua filha e
sua mãe.
E assim, com exceção do
Lobo, todos ficaram felizes para sempre:
O caçador porque ajudou
a proteger uma espécie rara: o lobo.
A Vovó que saiu da
cadeia.
E Chapeuzinho Azul
porque aprendeu uma lição:
“Não se devem matar
os animais, ainda mais se eles estiverem em extinção.”
( José Roberto Torero; Marcus Aurelius Pimenta- Chapeuzinhos coloridos)
Construindo os sentidos do texto
Responda as questões abaixo no caderno
1. Onde Chapeuzinho Azul morava?
2. Quais são os adjetivos usados no
1º parágrafo?
3. Qual era a brincadeira
que Chapeuzinho Azul brincava na história?
4. Qual é a recomendação que sua mãe
fez?
5. Escreva todos os substantivos que
estão no grau diminutivo, que encontrar no texto.
6. Passe a frase abaixo para o tempo
presente e futuro.
“Então a
menina colocou a torta de amoras na cesta, deu um beijo em sua mãe e partiu”.
PRESENTE:
|
FUTURO:
|
7. Quais são os personagens dessa
história?
8. Quais são os autores desse conto?
9. Separe todas as palavras escritas com X , Ch.
10. Escreva 5 palavras : dissílabas; 5
trissílabas;5 polissílabas.
11. Escreva 5 substantivos comuns.
12. Escreva em 10 linhas ou mais,
brincadeiras que a Chapeuzinho Azul, poderia brincar no seu quintal,
considerando que ela morava perto de uma floresta.
13. Formular um jogo em sala de aula,
soletrando palavras com x; ch.
·
Entre as crianças pedir para pesquisarem o maior número de plavras que
contenham essas sílabas;
·
Passar na lousa o maior número de palavras encontradas;
·
Marcar o dia para a realização do
jogo;
·
Em uma caixa colocar as palavras a serem soletradas e em outra o nome de
cada criança;
·
Sortear duas crianças por vez e fazer a disputa;
·
Eliminar as crianças que forem soletrando erradamente, até chegar a
criança vencedora, que levará um premio
.
14. Realizar uma produção de texto criando uma
nova Chapeuzinho, diferente das que você conhece.
15. Elaborar a apresentação do teatro,
escolhendo os personagens e narrador.
Nome:
____________________________________________ Ano: __________ Data:
__________________
Nas histórias do
livro “Chapeuzinhos Coloridos” ocorrem vários diálogos. Em cada história, um
deles acontece na casa da vovozinha. A professora vai ditar os diálogos que
faltam para você completar o quadro.
|
Chapeuzinho Azul
|
Chapeuzinho Cor de Abóbora
|
Chapeuzinho Verde
|
Chapeuzinho Branco
|
Chapeuzinho Lilás
|
Chapeuzinho Preto
|
Por que você tem
orelhas tão grandes?
|
|
São para escutar quando o leiteiro passa.
|
Para ouvir o tilintar das moedas.
|
São para escutar as vozes dos amigos.
|
São para ouvir melhor o rádio.
|
Ah, é porque agora já posso usar brincos.
|
E esses olhos tão
grandes?
|
|
São para ver os bolos crescerem.
|
|
|
São para ver os programas de tevê.
|
|
E essas mãos tão
grandes?
|
São para pegar grandes pedaços de carne de lobo.
|
|
São para contar dinheiro mais rápido.
|
|
São para segurar os jornais.
|
|
E esse nariz tão
grande?
|
|
É para sentir o cheiro do pão quentinho.
|
|
É para sentir o cheiro dos outros.
|
|
É porque agora sou dona do meu próprio nariz.
|
E essa boca tão
grande?
|
É para comer carne de lobo!
|
|
Essa é para te comer!
|
|
É para fazer fofocas.
|
Acho que é porque já posso falar por mim mesma.
|
Com quem ela
conversou?
|
|
O lobo.
|
O lobo.
|
|
A vovó.
|
Ela mesma.
|
Nome:
____________________________________________ Ano: __________ Data:
__________________
Agora, use esse
quadro para conferir se você escreveu direitinho o que faltava na tabela que a
professora ditou para você escrever.
|
Chapeuzinho Azul
|
Chapeuzinho Cor de Abóbora
|
Chapeuzinho Verde
|
Chapeuzinho Branco
|
Chapeuzinho Lilás
|
Chapeuzinho Preto
|
Por que você tem
orelhas tão grandes?
|
São para ouvir melhor os lobos.
|
São para escutar quando o leiteiro passa.
|
Para ouvir o tilintar das moedas.
|
São para escutar as vozes dos amigos.
|
São para ouvir melhor o rádio.
|
Ah, é porque agora já posso usar brincos.
|
E esses olhos tão
grandes?
|
São para ver os lobos de longe.
|
São para ver os bolos crescerem.
|
São para ver os extratos do banco.
|
São para ver as pessoas.
|
São para ver os programas de tevê.
|
É porque agora posso ver mais coisas.
|
E essas mãos tão
grandes?
|
São para pegar grandes pedaços de carne de lobo.
|
São para segurar melancias e jacas.
|
São para contar dinheiro mais rápido.
|
São para abraçar as visitas.
|
São para segurar os jornais.
|
É porque agora posso alcançar o que antes não alcançava.
|
E esse nariz tão
grande?
|
É para sentir o cheiro dos lobos no forno.
|
É para sentir o cheiro do pão quentinho.
|
É para sentir o cheiro das notas.
|
É para sentir o cheiro dos outros.
|
É para metê-lo na vida dos outros.
|
É porque agora sou dona do meu próprio nariz.
|
E essa boca tão
grande?
|
É para comer carne de lobo!
|
Essa é para te comer mesmo.
|
Essa é para te comer!
|
Podia ser para conversar, mas vai ser para te comer mesmo!
|
É para fazer fofocas.
|
Acho que é porque já posso falar por mim mesma.
|
Com quem ela
conversou?
|
A vovó.
|
O lobo.
|
O lobo.
|
O lobo.
|
A vovó.
|
Ela mesma.
|
Use o quadro com os
diálogos das personagens das histórias “Chapeuzinhos Coloridos” para completar
abaixo o diálogo de cada uma das histórias do livro.
Chapeuzinho Azul
Então a menina perguntou:
— Vovó, porque você tem orelhas tão
grandes?
— É para comer carne de lobo! — gritou
a Vovó com alegria. E depois de dar uma grande gargalhada, ela falou: —
Realmente, esse nosso plano nunca dá errado, não é, Chapeuzinho Azul?
— É verdade, Vovó. Os lobos sempre caem
no nosso truque.
E aí as duas foram até o fogão, tiraram
a travessa do forno e comeram o lobo de uma só vez.
Com
a orientação da professora, pinte de azul a voz do narrador.
Chapeuzinho Cor de
Abóbora
Chapeuzinho abriu a porta e foi até a
cama da avó. O Lobo estava embaixo das cobertas e usando a touca da velhinha,
de modo que não se podia ver sua cara direito. A menina então perguntou:
— Vovó, por que você tem orelhas tão
grandes?
—
—
—
—
—
—
—
—
— Essa é para te comer mesmo! — gritou
o Lobo. E, dizendo isso, ele saltou sobre a menina e a engoliu de uma só vez.
NHOC!
Agora,
pinte de cor de abóbora a voz do narrador.
Chapeuzinho Verde
Chapeuzinho abriu a porta lentamente e
foi até a cama da avó. O Lobo estava embaixo das cobertas e usando a touca, de
modo que só se podia ver um pouco de sua casa. A menina, percebendo que havia
alguma coisa esquisita por ali, perguntou:
— Vovó, por que você tem orelhas tão
grandes?
—
—
—
—
—
—
—
—
Então o Lobo parou de imitar a Vovó e
falou com sua voz terrível?
—
Depois disso, ele saltou sobre a menina
e a engoliu à vista, ou sej, de uma só vez. E aí foi tirar outra sonequinha.
Pinte
de verde a voz do narrador.
Chapeuzinho Branco
Chapeuzinho abriu a porta lentamente e
foi até a cama da avó. O Lobo estava embaixo das cobertas e usando a touca, de
modo que só se podia ver um pouco de sua cara. A menina, percebendo que havia
alguma coisa esquisita no ar, perguntou:
—
—
—
—
—
—
—
—
—
—
E, dizendo isso, o Lobo ficou em pé
sobre a cama e preparou-se para saltar sobre a menina.
Chapeuzinho Lilás
A Vovó estava embaixo das cobertas e
usava uma touca tão grande que nem dava para ver a sua cara. A menina chegou
perto dela devagarinho e perguntou:
— Vovó, por que você tem orelhas tão
grandes?
—
—
—
—
—
—
—
—
— É para fazer fofocas — falou a Vovó.
E dizendo isso elas começaram a rir e a ler as revistas. E leram tanto que
acabaram pegando no sono.
Pinte
de lilás a voz do narrador.
Chapeuzinho Preto
Chapeuzinho chegou mais perto do
espelho e, olhando para seu rosto, perguntou a si mesma:
— Por que eu tenho orelhas tão grandes?
E ela se respondeu:
—
—
—
—
—
—
—
—
— Acho que é porque já posso falar por
mim mesma — falou Chapeuzinho.
Desenhe nesse espaço
a sua Chapeuzinho predileta!