Matriz de
Referência do PROALFA – 3º Ano
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Tópicos
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Competências
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Habilidades
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Detalhamento das habilidades
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T1- Reconhecimento de convenções do sistema alfabético
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C1. Identificação de letras do alfabeto
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H1. Identificar letras do alfabeto
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O aluno deve reconhecer letras do alfabeto apresentadas
isoladamente, em sequências de letras ou no contexto de palavras.
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H2. Diferenciar letras de outros sinais gráficos, como os números,
sinais de pontuação ou de outros sistemas de representação
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O aluno precisa diferenciar letras de números e de outros
símbolos. Deve reconhecer, por exemplo, um texto que circula socialmente ou
uma sequência que apresenta somente letras, entre outros textos ou outras
sequências que apresentam letras e números.
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H3. Distinguir, como leitor, diferentes tipos de letras
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O aluno deve identificar letras isoladas ou palavras escritas com
diferentes tipos de letras: maiúscula, minúscula; cursiva; caixa alta e
baixa.
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C2. Uso adequado da página
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H4. Conhecer as direções e o alinhamento da escrita da língua
portuguesa
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O alfabetizando, ao ter contato com um texto (contos, tirinhas,
notícias, entre outros), deve identificar a direção formal da escrita: onde
se inicia a leitura ou onde se localiza a última palavra do texto.
Considerando a tarefa de registro escrito, espera-se que o aluno copie uma
frase respeitando as direções da escrita (de cima para baixo, da esquerda
para a direita), bem como demonstre o uso correto das linhas, das margens e
do local adequado para iniciar a escrita em uma folha.
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T2- Apropriação do sistema alfabético
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C3. Aquisição de consciência fonológica
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H5. Identificar, ao ouvir uma palavra, o número de sílabas
(consciência silábica)
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O alfabetizando precisa identificar o número de sílabas que compõe
uma palavra ao ouvir a pronúncia de palavras (monossílabas, dissílabas,
trissílabas, polissílabas; oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas); com
diferentes estruturas silábicas (CV – consoante-vogal, CCV –
consoante-consoante-vogal, CVC – consoante-vogal-consoante, V – vogal, VC –
vogal-consoante, ditongo, etc.).
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C3. Aquisição de consciência fonológica
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H6. Identificar sons de sílabas (consciência fonológica e consciência
fonêmica)
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Ao ouvir palavras ditadas, pertencentes a um mesmo campo semântico
ou a campos semânticos distintos, o aluno deve identificar sons de sílabas
com diferentes estruturas (CV, CCV, CVC, V, VC, ditongo, etc.) no início,
meio ou no final das palavras.
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C4. Reconhecimento da palavra como unidade gráfica
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H7. Compreender a função de segmentação de espaços em branco na
delimitação de palavras em textos escritos
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O aluno precisa reconhecer o número de palavras que compõe um
pequeno texto. Precisa, também, ao observar uma palavra, ser capaz de
identificar o número de vezes que ela se repete em um texto. Espera-se,
ainda, que palavras compostas por menos de três letras, por exemplo, sejam
identificadas como palavras.
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C5. Leitura de palavras e pequenos textos
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H8. Ler palavras
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O aluno deve ler palavras silenciosamente, com apoio de um desenho
que as representam. Essa habilidade apresenta palavras em um nível crescente
de dificuldade em relação à estrutura silábica, ou seja, sílabas CV, CVC,
CCV, V e palavras com ditongo.
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H9. Ler pequenos textos
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O aluno deve ler frases e pequenos textos de até 6 linhas, de
temas e gêneros mais recorrentes na vida social, localizando informações
explícitas neles contidas.
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T3 - Leitura: compreensão, análise e avaliação
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C6. Localização de informações explícitas em textos
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H10. Localizar informação explícita em textos de maior extensão e de
gêneros e temas menos familiares
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O aprendiz precisa identificar, no texto lido, uma informação que
se apresenta explicitamente. Essa informação pode estar presente no início,
no meio ou no fim do texto. O texto pode apresentar diferentes graus de
complexidade dependendo de fatores como: sua extensão (pequena, média ou
grande), gênero, tema (mais ou menos usual) linguagem. Tais fatores podem
interferir no processo de localização de informação.
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H11. Identificar elementos que constroem a narrativa
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O alfabetizando precisa conhecer gêneros textuais que privilegiam
a narrativa, tais como contos de fadas, contos modernos, fábulas, lendas. São
avaliadas habilidades relacionadas à identificação de elementos da narrativa:
espaço, tempo (isolados ou conjuntamente), personagens e suas ações e
conflito gerador. É importante evidenciar que, embora o foco de uma avaliação
que se referencia na alfabetização e letramento seja o texto, em seus
diferentes gêneros, reconhecendo a importância de textos de estrutura
predominantemente narrativa como contos de fadas e fábulas, por exemplo,
nessa faixa etária, considerou-se necessária a proposição de uma habilidade
específica, com o intuito de enfatizar gêneros como os aqui exemplificados.
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C7. Interpretação de informações implícitas em texto
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H12. Inferir informações em textos
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O aprendiz precisa revelar capacidade de, a partir da leitura
autônoma de um texto, inferir o sentido de uma palavra ou expressão menos
frequente, em textos de tema/gênero familiar ou menos familiar. O aluno deve
realizar inferência, o que supõe que seja capaz de ir além do que está dito
em um texto. Ou seja, ir além das informações explícitas, relacionando
informações presentes em um texto (verbal, não verbal ou verbal e não verbal)
com seus conhecimentos prévios, a fim de produzir sentido para o que foi
lido.
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H13. Identificar assunto de texto
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O aluno deve demonstrar capacidade de compreensão global do texto.
Ele precisa ser capaz de, após ler um texto, dizer do que ele trata. Ou seja,
ser capaz de realizar um exercício de síntese, identificando o assunto que
representa a ideia central do texto.
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H14. Formular hipóteses
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O estudante precisa reconhecer/ antecipar o assunto de um texto a
partir da observação de uma imagem e/ou da leitura de seu título.
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T3 - Leitura: compreensão, análise e avaliação
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C8. Coerência e coesão no processamento de texto
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H15. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto
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O aluno deve identificar, em textos em que predominam sequências
narrativas ou expositivas/argumentativas, marcas linguísticas (como
advérbios, conjunções etc.) que expressam relações de tempo, lugar, causa e
consequência.
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H16. Estabelecer relações de continuidade temática a partir da
recuperação de elementos da cadeia referencial do texto
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O estudante deve recuperar o antecedente ou o referente de um
determinado elemento anafórico (pronome, elipse ou designação de um nome
próprio) destacado no texto. Ou seja, deve demonstrar que compreendeu a que
se refere esse elemento.
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H17. Identificar efeito de sentido decorrente de recursos gráficos,
seleção lexical e repetição
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Ao ler o texto, o aluno deve ser capaz de identificar os efeitos
de sentido decorrentes da utilização de recursos gráficos (caixa alta, grifo
– itálico, negrito, sublinhado...), do léxico (vocabulário) ou também de
identificar o humor ou a ironia no texto, decorrentes desses recursos.
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H18. Identificar marcas linguísticas que evidenciam o enunciador no
discurso direto ou indireto
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O aluno deve identificar, em um dado texto, a fala/discurso direto
ou indireto. Nesse caso, o aluno terá que demonstrar que reconhece quem “está
com a palavra”.
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C9. Avaliação do leitor em relação aos textos
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H19. Distinguir fato de opinião sobre o fato
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O estudante deve ser capaz de distinguir um fato de uma opinião,
explícita ou implícita, sobre determinado fato ao ler, por exemplo, histórias
ou notícias.
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H20. Identificar tese e argumentos
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O aluno precisa identificar a tese defendida em um texto e/ou os
argumentos que sustentam a tese apresentada. Ele precisa saber, por exemplo,
qual a ideia defendida no texto.
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H21. Avaliar a adequação da linguagem usada à situação, sobretudo, a
eficiência de um texto ao seu objetivo ou finalidade
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O aluno deve ser capaz de identificar, por exemplo, marcas de
oralidade em um texto escrito ou justificar determinada linguagem presente no
texto em função dos objetivos a que ele se propõe.
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T4 - Usos sociais da leitura e da escrita
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C10. Implicações do gênero e do suporte na compreensão de textos
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H22. Reconhecer os usos sociais da ordem alfabética
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O aluno deve reconhecer a ordem alfabética, tendo em vista seus
usos sociais. É avaliado, por exemplo, se ele identifica o local de inserção
de um nome em uma lista ou agenda. Verifica-se, também, a capacidade de
identificação do local correto de inserção de uma palavra no dicionário, a partir
da observação da primeira letra. Espera-se, também, que o aprendiz saiba
distinguir os variados suportes que são organizados pela ordem alfabética
(dicionário, enciclopédia, catálogo telefônico...).
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C10. Implicações do gênero e do suporte na compreensão de textos
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H23. Identificar gêneros textuais diversos
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O estudante precisa identificar diferentes gêneros textuais,
considerando sua função social, seu circuito comunicativo e suas
características linguístico-discursivas. Inicialmente, são apresentados
gêneros mais familiares aos alunos, como: listas, bilhetes, convites,
receitas culinárias etc., e posteriormente outros menos familiares como:
notícias, anúncios, textos publicitários, etc. Tais textos podem ser
identificados a partir de seu modo de apresentação e/ou de seu tema/assunto e
de seu suporte.
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H24. Reconhecer finalidade de gêneros textuais diversos
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Além de identificar gêneros textuais que circulam na sociedade, o
aluno deve reconhecer a finalidade desses textos: para que servem e qual a
sua função comunicativa.
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T5 - Produção escrita*
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C11. Escrita de palavras
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H25. Escrever palavras
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O alfabetizando necessita mostrar capacidade de escrever palavras
de diversas estruturas: monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas;
oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas; com diferentes padrões silábicos (CV,
CCV, CVC, V, VC,ditongo, etc.).
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C12. Escrita de frases/ textos
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H26. Escrever frases/ textos
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O aluno deve desenvolver a habilidade de produzir frases/ pequenos
textos. A escrita de frases pode ser feita a partir da observação de uma
imagem. Já a escrita de textos, como histórias, pode ser feita com base na
observação de uma sequência de imagens. Outros gêneros mais familiares como
lista, convite, aviso ou bilhete, por exemplo, também são solicitados para
serem escritos, tendo em vista a definição de suas condições de produção: o
que escrever (tema), para quem, para que, em que suporte e local de
circulação.
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'SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO. ' (PAULO FREIRE)