(Prova Brasil). Leia
o texto abaixo.
O disfarce dos bichos
Você já tentou pegar
um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é
porque o graveto era um inseto conhecido como “bicho-pau”. Ele é tão parecido
com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto.
Existem lagartas que
se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas. Muitos
animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso
para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento.
Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.
O cientista inglês Henry Walter Bates foi
quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando os
animais.
MAVIAEL
MONTEIRO, José. Bichos que usam disfarces para defesa. FOLHINHA, 6 NOV. 1993.
O
bicho-pau se parece com:
(A)
florzinha seca.
(B) folhinha verde.
(C)
galinho seco.
(D)
raminho de planta.
-----------------------------------------------------------------
(Prova Brasil). Leia
o texto abaixo.
Bula
de remédio
VITAMINA
COMPRIMIDOS
embalagens
com 50 comprimidos
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
O Produto,
quando conservado em locais frescos e bem ventilados, tem validade de 12 meses.
É
conveniente que o médico seja avisado de qualquer efeito colateral.
INDICAÇÕES
No
tratamento das anemias.
CONTRA-INDICAÇÕES
Não deve ser
tomado durante a gravidez.
EFEITOS COLATERAIS
Pode causar
vômito e tontura em pacientes sensíveis ao ácido fólico da fórmula.
POSOLOGIA
Adultos: um
comprimido duas vezes ao dia. Crianças: um comprimido uma vez ao dia.
LABORATÓRIO INFARMA S.A.
Responsável - Dr. R. Dias Fonseca
CÓCCO,
Maria Fernandes; HAILER, Marco Antônio. Alp Novo: análise, linguagem e
pensamento. São Paulo:FTD, 1999.v.2.p.184.
No
texto, a palavra COMPOSIÇÃO indica:
(A) as situações contra-indicadas do remédio.
(B) as vitaminas que fazem falta ao homem.
(C) os elementos que formam o
remédio.
(D) os produtos que causam anemias.
-----------------------------------------------------------------
Leia
o texto abaixo.
Pipoca
• 2 xícaras de milho de pipoca
• 1 colher de manteiga ou óleo
• Sal a gosto
Coloque a manteiga ou
óleo numa panela grande e leve ao fogo forte. Junte o milho e mexa sem parar.
Quando o milho
começar a estourar tampe a panela e abaixe o fogo para não queimar.
OBS.: Se gostar de pipoca doce faça uma calda
de açúcar em ponto de fio e jogue as pipocas que já devem estar prontas.
Misture bem, esfrie e sirva.
REIS, Emanoel de Carvalho. Mesa do
Pimpolho. Paraná: Pimpolho, s/d.(Coleção A Turminha do Pimpolho).
Esse texto é:
Leia
o texto abaixo e responda à questão.
Caipora
É um Mito do Brasil
que os índios já conheciam desde a época do descobrimento. Índios e Jesuítas o
chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.
Seus pés voltados
para trás servem para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir
rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe achar o caminho
de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, ele, às vezes,
chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também chamado de pai ou
Mãe-do-mato, Curupira e Caapora. Para os índios Guaranis, ele é o Demônio da
Floresta. Às vezes é visto montando um porco do mato.
http://www.arteducação.pro.br
De acordo com esse texto, os pés voltados
para trás da Caipora sevem para
A) atrair suas vítimas
B) despistar caçadores
C) montar um porco do mato
D) proteger as matas
-----------------------------------------------------------------
Leia o texto abaixo.
Matam ou engordam?
(A) um classificado
(B) uma receita
(C) um bilhete
(D) uma notícia.
-----------------------------------------------------------------
Leia o texto abaixo.
O
URSO E AS ABELHAS
Um
urso topou com uma árvore caída que servia de depósito de mel para um enxame de
abelhas.
Começou
a farejar o tronco quando uma das abelhas do enxame voltou do campo de trevos.
Adivinhando o que ele queria, deu uma picada daquelas no urso e depois
desapareceu no buraco do tronco.
O
urso ficou louco de raiva e se pôs a arranhar o tronco com as garras na
esperança de destruir a colméia. A única coisa que conseguiu foi fazer o enxame
inteiro sair atrás dele.
O
urso fugiu a toda velocidade e só se salvou porque mergulhou de cabeça num
lago.
Fábulas
de Esopo. Compilação de Russel Ash e Bernard Higton; tradução de Heloisa Jahn,
São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1994. p. 24. * Adaptado: Reforma
Ortográfica.
Como o urso conseguiu
se salvar do enxame de abelhas?
A) Mergulhou de cabeça num lago.
B)
Fugiu do enxame a toda velocidade.
C)
Arranhou o tronco da árvore.
D) Topou com um tronco no caminho.
-----------------------------------------------------------------
Leia o texto abaixo.
SONHO
REAL
— Mãe, eu quero ser
rei, amado por todo mundo.
Com muita fama e
muito dinheiro.
Quando não estiver
reinando, apareço na tevê, nos jornais e nas revistas, dou entrevista, faço
comercial, gravo disco e jogo na Seleção.
— Rei administra o
seu povo e não fica só no oba-oba, meu filho.
E, depois, nem tem
rei mais, quase dó presidentes ...
— Xi! Já vi que você
ta boiando! ...
Não quero ser rei da
pátria, não quero nada disso.
Quero ser um rei mais
importante quero ser rei do futebol!!.
JOSÉ, Elias.
Segredinhos de amor. São Paulo: Moderna, 1991, p. 18
Que
tipo de rei quer ser o personagem do texto?
(A) O rei do disco.
(B) O rei da pátria.
(C) O rei do mundo.
(D) O rei
do futebol.
Leia
o texto abaixo.
Água:
uma questão de sobrevivência
Ao mesmo tempo que precisamos evitar a
poluição dos mananciais, devemos também economizar a água tratada. Deixar a
torneira aberta, enquanto escovamos os dentes, nos coloca no rol dos
responsáveis.
Atitudes de respeito e preservação do meio
ambiente, em particular o uso racional da água, podem ser desenvolvidas a
partir de atitudes em sala de aula. Monitorar o hidrômetro (medidor do consumo
de água), calcular o consumo de água por pessoa e promover campanhas de redução
de gasto são caminhos interessantes para atingirmos tais objetivos.
Revista Nova Escola – março/2007, pág. 17
Qual é o principal assunto desse texto?
A) A importância de atitudes em sala de aula.
B) A poluição do planeta Terra.
C) O monitoramento do hidrômetro.
D) O consumo racional da água.
-----------------------------------------------------------------
(SIMAVE). Leia o texto abaixo.
BARQUINHA
CARREGADINHA
O alfabeto é o
principal elemento dessa brincadeira, difundida em todo o país. Era muito
popular e de uso generalizado tanto entre crianças como entre rapazes e moças.
Os participantes
dispõem-se à vontade e um deles inicia a brincadeira citando uma palavra que
comece pela letra A, que constitui o primeiro arremesso.
– Lá vai a barquinha
carregadinha de... aneis! Assim dizendo, joga para outro a barquinha, que pode
ser qualquer objeto: uma almofada, um papel
amassado, uma bola etc. Quem a recebe responde imediatamente, atirando-a
na direção de outra pessoa, citando agora uma palavra que comece por B:
– Lá vai a barquinha
carregadinha de... batatas!
Assim,
sucessivamente, a barquinha vai sendo arremessada, sempre “carregadinha” de uma
palavra que comece pela letra imediata, na ordem alfabética.
Quem erra paga
prenda, e a cada erro o brinquedo recomeça.
Fonte: RODRIGUES, Ana Augusta.
Barquinha Carregadinha. In: ______. Rodas, brincadeiras e costumes. Brasília,
DF: Plurarte, 1984.
Para se brincar de “Barquinha carregadinha” é
necessário
(A)
uma batata para ser escondida.
(B) um
anel para passar de mão em mão.
(C) um
barco de papel para carregar os objetos.
(D) um objeto qualquer para ser
arremessado pelos jogadores.
-----------------------------------------------------------------
(SAERO). Leia o texto abaixo.
Caros amigos da Vila Esperança,
Dou um prêmio para quem adivinhar onde estou!
Não vale olhar o endereço do remetente! Acreditem ou não, estou em Coari, no
Amazonas, terra do meu amigo Marcílio, o quitandeiro. [...]
O irmão do Marcílio quase caiu para trás
quando me viu. Ele nunca poderia imaginar que eu era o carteiro que entregava
todas as suas cartas ao irmão.
Depois de Coari, vou para Souza, na Paraíba,
conhecer o tio do Zuca e as pegadas dos dinossauros; de lá, vou pra Blumenau,
terra do Hanz... [...]
Um grande abraço do viajante de sempre, Pedro.
MOREIRA, J. R.; RODRI GUES, J. Brasília. O
carregador de notícias. Ministério das Cidades, Denatran, 2008.
Em que lugar o autor estava, quando escreveu a
carta?
A) No Amazonas.
B) Na Paraíba.
C) Em Blumenau.
D) Em Souza.
-----------------------------------------------------------------
(SAERO).
Leia o texto abaixo.
Balões
e dirigíveis
Em
1670, o padre italiano Francisco Lana idealizou o projeto de um “veleiro
aéreo”, que não chegou a ser construído. Mas, em 5 de agosto de 1709, em
Lisboa, o padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão realizava sua primeira
tentativa de fazer voar um balão.
Após
algumas experiências malogradas, ele conseguiu fazer seu aeróstato elevar-se no
ar. (A palavra aeróstato vem do grego era = ar e statós =
parado, suspenso: ou seja, “suspenso no ar”.)
Já
em 1782, Joseph Montgolfier, um francês fabricante de papel, descansava diante
da lareira de sua casa, vendo como subiam a fumaça e o ar quente. Ele teve um
estalo na cabeça e fez um balão de papel de seda, levando sua abertura pouco
acima das chamas.
Logo
o balão se inflou de ar quente e... subiu até o teto.
Biblioteca
do escoteiro-mirim,
São Paulo: Nova Cultural, 1985, p. 40.
Segundo esse texto, Joseph Montgolfier fez um
A)
aeróstato.
B) balão.
C)
dirigível.
D) veleiro.
-----------------------------------------------------------------
(SADEAM). Leia o texto abaixo:
QUEM
INVENTOU A BÚSSOLA?
Foram
os chineses, há mais de mil anos. No começo, ela tinha o formato de uma colher
e apontava sempre para o sul, por isso era chamada de a colher-que-aponta-o-sul.
Hoje, esse instrumento possui uma agulha que aponta sempre para o norte.
Revista
Recreio, Ed. Abril, ano 2. 7 jun. 2001.
De
acordo com o texto, as primeiras bússolas apontavam sempre para o
A) sul.
B)
leste.
C)
norte.
D) oeste.
-----------------------------------------------------------------
(SEPR). Leia o texto abaixo:
Um cardápio variado
Os
besouros estão em toda parte do planeta. Para eles, a natureza é uma fonte
inesgotável de alimentos. Veja só: O serra pau tem esse nome porque se alimenta
de madeira. Uma espécie é chamada de rola-bosta, por sua preferência por
excrementos, enquanto outra tem hábitos mais “refinados”, pois só come pétalas
de flores.
O
bicudo e a broca são terríveis para a lavoura do algodão; o bicudo come a flor antes
dela abrir-se, enquanto a broca ataca a raiz, enfraquecendo a planta.
A
joaninha, que também é um besouro, ajuda a combater as pragas das plantações.
Ela
chega a comer cerca de 20 pulgões por dia.
Há
também besouros que adoram uma biblioteca, mas ali não vão para uma boa leitura,
e sim para devorar os livros. Nesse caso, são as suas larvas que perfuram as capas
dos livros, causando o maior estrago.
Fonte:
Adaptado de Globo Ciência: Ano 2, nº. 20.
O
besouro que prejudica a agricultura é o:
A) Serra pau.
B) Bicudo.
C) Joaninha.
D) Rola-bosta.
(AvaliaBH). Leia o texto abaixo e responda.
Ziraldo
Ziraldo
Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais.
Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal
do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor, é cartazista, jornalista,
teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.
A
fama começou a vir nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em
quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Em 1969,
Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou
fãs em todo o mundo. A partir de 1979, concentrou-se na produção de livros para
crianças e, em 1980, lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores
fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos.
Os
trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês,
espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor
brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu!
Disponível
em:
Ziraldo
começou a ficar famoso, quando
A)
começou a escrever para jornais e revistas.
B) lançou a revista da Turma do Pererê.
C)
lançou o seu livro O Menino Maluquinho.
D) publicou o seu
livro infantil FLICTS.
-----------------------------------------------------------------
(AvaliaBH). Leia o texto abaixo:
Cateretê
ou Catira
O
Cateretê é uma dança conhecida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do
Brasil.
A
dança rural Cateretê é de origem indígena, com algumas características africanas.
Em geral, é dançada apenas por homens organizados em duas fileiras, uma de
frente para a outra. Atualmente, há grupos exclusivos de mulheres que dançam o
Cateretê ou Catira. Seguindo as melodias cantadas pelos violeiros, os
dançarinos dançam batendo palmas e sapateando.
Oficina
do folclore.
Rideel. Vol.5, p. 93.
O
Cateretê é o nome de uma
A) dança de origem indígena.
B)
melodia africana.
C)
região brasileira.
D) reunião de homens.
-----------------------------------------------------------------
(AvaliaBH). Leia o texto abaixo:
Sinopse
do filme Xuxa e o Mistério de Feiurinha
O
que acontece depois do “felizes para sempre”? Este outro lado dos contos de
fadas virá ao mundo real quando uma princesa encantada desaparece misteriosamente.
Ao
perceberem que Feiurinha sumiu, todas as princesas encantadas, como Rapunzel,
Bela-Fera, Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderela ficam preocupadas e com
medo de que isso também possa acontecer com elas, especialmente porque nenhuma
se lembra da história de Feiurinha!
Disposta
a descobrir o paradeiro da princesinha, Cindy (como Cinderela é carinhosamente
chamada) coloca todos para trabalhar, em busca de uma pista qualquer. Assim,
ela acaba indo procurar ajuda nas mentes inventivas do mundo real onde encontra
Pedro, um escritor com bloqueio criativo, e seus sobrinhos João e Maria.
Mas,
apesar dos esforços deles, que criam uma rede na internet com crianças do mundo
todo, ninguém sabe do paradeiro de Feiurinha. E agora, como eles farão para
resgatar a princesa desaparecida se ninguém a conhece?
Disponível
em:
Nesse
texto, a princesa encantada que coloca todos para trabalhar é
A)
Bela Adormecida.
B) Cinderela.
C)
Feiurinha.
D) Rapunzel.
-----------------------------------------------------------------
(AvaliaBH). Leia o texto abaixo:
Paixão
Nacional
O
futebol é sem dúvida alguma o esporte mais popular do planeta. Não há nenhum outro
esporte que esteja tão divulgado e que seja praticado da mesma maneira ao redor
do mundo. O futebol é praticado em todos os países, nos cinco continentes do
globo.
No
Brasil, os registros oficiais mostram que o futebol começou a ser praticado em
1894, no estado de São Paulo, trazido por Charles Miller, que, ao retornar da
Inglaterra, onde fora estudar, trouxe as primeiras bolas, uniformes e
chuteiras. Em poucos anos, nasceu entre o povo brasileiro a paixão pela bola e
a difusão do futebol ocorreu de forma ampla.
Inicialmente,
esse esporte só era praticado por pessoas de classes mais abastadas, mas a
popularização rápida do futebol em várias regiões do país fez com que esse
esporte começasse a ser praticado pelas camadas mais pobres da população.
Assim, o futebol começou a ser jogado de forma aberta e espontânea em todas as
localidades do Brasil.
Disponível
em: . Acesso em: 12 mai. 2010.
O
título desse texto “Paixão Nacional” está relacionado com
A)
esportes.
B) futebol.
C)
estudo.
D) viagens.
-----------------------------------------------------------------
(AvaliaBH). Leia o texto abaixo:
O
galo cantor
Era
uma vez, um galo conhecido por sua arrogância. Costumava demonstrar força ao
raiar do sol, quando cantava bem alto, de modo a superar, no timbre e no tempo,
o canto dos companheiros. Erguia a crista, estufava o peito e permanecia assim
por horas. As galinhas olhavam compreensivas, apesar de um tanto entediadas com
a repetição diária do presunçoso rito.
Certo
dia, chovia muito. O galo estufou o peito, ergueu a crista e cantou como
sempre. Os outros galos se calaram.
Não
demorou, e a garganta do arrogante cantor se inflamou gravemente. Ele encolheu,
ficou muito gripado e, afinal, teve uma forte pneumonia que emudeceu suas
cordas vocais. Não pôde mais cantar.
Um
gambá, que sempre passava por ali, comentou:
—
Era só voz o grande galo? Nada aprendeu nesse tempo de domínio?
As
galinhas se calaram.
Moral
da História: A arrogância é amiga da estupidez.
ANDRADE,
Rachel Gazolla de. Fábulas nuas e cruas. São Paulo: Parábola Editorial,
2005. p. 11.
De
acordo com esse texto, o galo ficou conhecido por sua
A) arrogância.
B)
compreensão.
C)
crista.
D)
força.
-----------------------------------------------------------------
(AvaliaBH). Leia o texto abaixo:
O
Papagaio Especial
O
freguês entrou na loja de animais e disse ao vendedor:
–
Queria um papagaio que fosse especial.
–
Chegou na hora certa! Temos um bilíngue. Se levantar a patinha direita, ele
fala Inglês.
Se
levantar a patinha esquerda, ele fala Francês.
–
E se eu levantar as duas patinhas?
O
papagaio respondeu:
–
Aí eu caio!
Disponível
em: .
*Adaptado: Reforma Ortográfica.
O
título dessa história é O Papagaio Especial, porque o papagaio
A)
caía ao falar.
B) era bilíngue.
C)
era engraçado.
D) levantava as
patinhas.
-----------------------------------------------------------------
(SAERS). Leia o texto abaixo.
AMARELINHA
SALTITANDO
DE
UM JEITINHO DELICADO
BALANÇANDO
A
TRANCINHA
DE
CABELO COR DE TRIGO
E
SORRISO
ILUMINADO,
A
MENINA COM CUIDADO
VAI
PULANDO
AMARELINHA
OLHANDO
O CHÃO
RABISCADO
PARA
NÃO PISAR
NA
LINHA
Hardy
Guedes Alcoforado Filho. Linhas e Entrelinhas.Ed.Positivo.
De
acordo com o texto, a menina está
A)
colhendo trigo.
B)
fazendo trancinha.
C) pulando amarelinha.
D)
rabiscando o chão.
-----------------------------------------------------------------
(PROMOVER). Leia o texto abaixo.
Turma
do bem
Tem
gente que trabalha para preservar a natureza, os bichos e as plantas.
Nos
zoológicos, pesquisadores estudam o comportamento dos animais e procuram criar
condições para ajudá-los. Há cientistas que acompanham bichos viajantes, outros
que protegem aves e ninhos e há também os que incentivam a criação de ambientes
naturais protegidos para garantir a vida de espécies ameaçadas de extinção.
Existem
ainda grupos de pessoas que fazem parte de organizações não-governamentais
(ONGs), que não estão ligadas ao governo e não recebem dinheiro público, nem
são empresas, pois não têm objetivo de conseguir lucro. Esses grupos agem em
várias áreas, como a educação de crianças, o auxílio a pessoas doentes e a
defesa da natureza.
Disponível
em:
/natureza/conteudo_144607.shtml>.
De
acordo com esse texto, as ONGs são
A)
escolas.
B)
grupos de cientistas do governo.
C) organizações não-governamentais.
D)
zoológicos.