Seguidores

sábado, 1 de agosto de 2015

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA – SIMAVE / PROEB Temas e seus descritores – 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental


MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA – SIMAVE / PROEB
Temas e seus descritores – 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
TEMAS
Descritores
I. Espaço e Forma
D1 – Identificar a localização de pessoa ou objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D2 – Identificar posições relativas de retas no plano (paralelas e concorrentes).
D3 – Relacionar figuras tridimensionais (cubo e bloco retangular) com suas planificações.
D4 – Reconhecer uma figura plana (triângulo, quadrilátero e pentágono) de acordo com o número de lados.
D5 – Identificar quadriláteros (quadrado, retângulo, trapézio, paralelogramo, losango), observando as posições relativas entre seus lados.
II. Grandezas e Medidas
D6 – Estimar medidas de grandezas, utilizando unidades de medidas convencionais ou não.
D7 – Resolver situação-problema utilizando unidades de medida padronizadas, como Km, m, cm, mm, bem como as conversões entre L e mL e as conversões entre tonelada e kg.
D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo (milênio, século, década, ano, mês, semana, quinzena, dia, hora, minuto, semestre,trimestre e bimestre) na resolução de situação-problema.
D9 – Ler e interpretar horas em relógios digitais e de ponteiros.
D10 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
D11 – Resolver situação-problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
D12 – Resolver situação-problema envolvendo o cálculo da área de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
III. Números e Operações/Álgebra e Funções
D13 – Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
D14 – Reconhecer a escrita, por extenso, dos numerais.
D15 – Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
D16 Resolver situação-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição.
D17 Resolver situação-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da subtração.
D18 – Resolver situação-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação.
D19 – Resolver situação-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da divisão.
D20 – Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
D21 – Localizar números racionais na forma decimal na reta numérica.
D22 – Estabelecer trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores.
D23 – Calcular adição de números racionais na forma decimal.
D24 – Calcular a subtração de números racionais na forma decimal.
III. Números e Operações/Álgebra e Funções
D25 – Resolver situação-problema com números racionais expressos na forma decimal, envolvendo diferentes significados da adição.
D26 – Resolver situação-problema com números racionais expressos na forma decimal, envolvendo diferentes significados da subtração.
D27 – Resolver situação-problema com números racionais expressos na forma decimal, envolvendo adição e subtração.
D28 – Resolver situação-problema, envolvendo o quociente de um número racional na forma decimal, por um número natural não nulo.
IV. Tratamento da Informação
D29 – Ler e interpretar informações e dados apresentados em tabelas.
D30 – Ler e interpretar informações e dados apresentados em gráficos de coluna.