MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA –
SIMAVE / PROEB
Temas e seus descritores – 1º ao 5º ano
do Ensino Fundamental
|
|
TEMAS
|
Descritores
|
I. Espaço e Forma
|
D1 – Identificar a localização de pessoa ou objeto em mapas, croquis e
outras representações gráficas.
|
D2 – Identificar posições relativas de retas no plano (paralelas e
concorrentes).
|
|
D3 – Relacionar figuras tridimensionais (cubo e bloco retangular) com
suas planificações.
|
|
D4 – Reconhecer uma figura plana (triângulo, quadrilátero e pentágono)
de acordo com o número de lados.
|
|
D5 – Identificar quadriláteros (quadrado, retângulo, trapézio,
paralelogramo, losango), observando as posições relativas entre seus lados.
|
|
II. Grandezas e Medidas
|
D6 – Estimar medidas de grandezas, utilizando unidades de medidas
convencionais ou não.
|
D7 – Resolver situação-problema utilizando unidades de medida padronizadas,
como Km, m, cm, mm, bem como as conversões entre L e mL e as conversões entre
tonelada e kg.
|
|
D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo (milênio, século,
década, ano, mês, semana, quinzena, dia, hora, minuto, semestre,trimestre e
bimestre) na resolução de situação-problema.
|
|
D9 – Ler e interpretar horas em relógios digitais e de ponteiros.
|
|
D10 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ ou o
intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
|
|
D11 – Resolver situação-problema envolvendo o cálculo do perímetro de
figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
|
|
D12 – Resolver situação-problema envolvendo o cálculo da área de figuras
planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
|
|
III. Números e Operações/Álgebra e Funções
|
D13 – Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração
decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
|
D14 – Reconhecer a escrita, por extenso, dos numerais.
|
|
D15 – Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
|
|
D16 Resolver situação-problema com números naturais, envolvendo
diferentes significados da adição.
|
|
D17 Resolver situação-problema com números naturais, envolvendo
diferentes significados da subtração.
|
|
D18 – Resolver situação-problema com números naturais, envolvendo
diferentes significados da multiplicação.
|
|
D19 – Resolver situação-problema com números naturais, envolvendo
diferentes significados da divisão.
|
|
D20 – Identificar diferentes representações de um mesmo número
racional.
|
|
D21 – Localizar números racionais na forma decimal na reta numérica.
|
|
D22 – Estabelecer trocas entre cédulas e moedas em função de seus
valores.
|
|
D23 – Calcular adição de números racionais na forma decimal.
|
|
D24 – Calcular a subtração de números racionais na forma decimal.
|
|
III. Números e Operações/Álgebra e Funções
|
D25 – Resolver situação-problema com números racionais expressos na forma
decimal, envolvendo diferentes significados da adição.
|
D26 – Resolver situação-problema com números racionais expressos na forma
decimal, envolvendo diferentes significados da subtração.
|
|
D27 – Resolver situação-problema com números racionais expressos na
forma decimal, envolvendo adição e subtração.
|
|
D28 – Resolver situação-problema, envolvendo o quociente de um número racional
na forma decimal, por um número natural não nulo.
|
|
IV. Tratamento da Informação
|
D29 – Ler e interpretar informações e dados apresentados em tabelas.
|
D30 – Ler e interpretar informações e dados apresentados em gráficos de
coluna.
|
'SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO. ' (PAULO FREIRE)