II. Dados de Identificação:
Instituição: E.E. Dona Tilosa
Professora:
Turma: 3° ano
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Duração: 1 aula diária / 2 horas
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Eixo 1:
Compreensão e Valorização da Cultura Escrita
·
Participar
das interações cotidianas em sala de aula: escutando com atenção e
compreensão, respondendo às questões propostas pelo (a) professor (a);
·
Realizar
com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta e da
compreensão;
Eixo 2: Apropriação do Sistema de Escrita
·
Dominar
as relações entre grafemas e fonemas;
·
Reconhecer
as unidades fonológicas como silabas, rimas, terminações de palavras etc.;
Eixo3:
Leitura
·
Desenvolver
capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão;
·
Desenvolver
atitudes e disposições favoráveis à leitura;
Eixo 4: Produção Escrita
·
-
Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em
diferentes gêneros.
·
Dispor,
ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas
apropriadas;
Eixo 5: Desenvolvimento da
Oralidade
·
Usar
a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a
variedade linguística adequada.
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Habilidades
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Ø
-Desenvolver a pratica correta da leitura exercendo o domínio das regras
obedecendo a entonação.
Ø
-Utilizar a linguagem oral e escrita para compor textos com coesão e
coerência.
Ø
-Interpretar oralmente escrita os textos lidos.e de forma
Ø
-Associar a sílaba ao número de sons da palavra.
Ø
-Identificar alguns tipos de substantivos, utilizando-os nas atividades
propostas.
Ø
-Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudo e
circunflexo.
Ø -Utilizar corretamente as regras ortográficas.
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Procedimentos metodológicos
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Segunda feira
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a) Cabeçalho
– a critério da
professora
b) Chamada
c) Gênero da semana – Poemas
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ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
•
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema;
•
Explanação sobre a diferença entre poema e poesia;
•
Discussão sobre as características de um poema, comparando com outras
tipologias
já conhecidas pelos alunos;
•
Promoção de leitura de textos poéticos, discutindo a forma como são
apresentados:
distribuição gráfica, diagramação, ressaltando que nem todos
possuem
o mesmo número de estrofes ou versos, havendo textos sem separação
de
estrofes etc.;
•
Manutenção da roda de leitura como atividade permanente, incentivando aos
alunos a lerem poemas e
exercitarem a arte de declamar;
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d) Antes da leitura
Explorar as hipóteses sobre o nome do texto: O
MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS
Do que será que vai falar o texto?
Que gênero será?
Você já conhece esse texto?
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e) Durante a leitura
Leitura com entonação, explorando bem as rimas e a
fluência;
Leitura do texto – leitura pela professora, pelos
alunos com melhor fluência, pelas meninas, pelos meninos, por filas, pela
classe toda;
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f)
Após
a Leitura
Interpretação Oral
Questões da primeira estrofe:
1) Qual a palavra que nos permite saber quem descobriu que
palavra é que nem gente? menino
2) Qual a expressão que nos mostra como era o menino? bem
pequenino
3) Qual a palavra que nos diz como ficou o menino ao
descobrir que palavra é que nem gente? Contente
4) A palavra “umas” se refere a quem? Palavras
Questões da segunda estrofe:
1) Qual a palavra que nos permite sabe que o menino era bem
pequeno? menininho
2) Qual a palavra que nos mostra que o menino se emociona e diz
que carinho é filho do amor? gritou
Questões da terceira estrofe:
1) A palavra “algumas”, se refere a quem? palavras
2) Como ficou o menino ao descobrir que algumas palavras são
brilho, luz? feliz
3) A palavra “outras”, se refere a que? palavras
Questões da quarta estrofe:
1) A palavra “descobriu”, refere-se a quem? menino
2) O que aconteceu com o menino? dormiu
3) A expressão “o cobriu” refere-se a quem? menino
4) O que você acha que aconteceu com o menino quando
dormiu?
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Explorando o gênero
POESIA E POEMA / VERSO E PROSA
É
comum o uso das palavras poesia e poema como sinônimos, porém nem toda
composição versificada contém poesia. Além disso, a poesia não precisa
necessariamente do verso para se manifestar; podemos encontrá-la na prosa, e
até mesmo em outras manifestações artísticas como a pintura, a música, a
dança etc. Isso porque a poesia é transmitida para o leitor através da
subjetividade implícita em uma forma de expressão.
As
definições de Antônio Soares Amora para poesia e poema, verso e prosa são: Poesia é o estado
emotivo e lírico do poeta, no momento da criação do poema; o estado lírico
reviverá na alma do leitor se este lograr transformar o poema em poesia.
Poema é a fixação
material da poesia; é a decantação formal do estado lírico. São as palavras,
os versos e as estrofes que se dizem e que se escrevem e assim fixam e
transmitem o estado lírico do poeta. É o encontro da poesia com o leitor.
Verso é, a grosso
modo, cada uma das linhas fragmentadas, organizadas em estrofes, que compõem
um poema.
CARACTERÍSTICAS DE UM POEMA
Rima – recurso que
consiste em usar palavras que terminam de forma parecida, quase sempre no
final dos versos;
Aliterações - recurso que
consiste na repetição de sons de consoantes iguais ou semelhantes em várias
palavras, dando um efeito de eco no texto;
Assonâncias - recurso que
consiste na repetição de sons de vogais iguais ou semelhantes em várias
palavras, dando um efeito de eco no texto;
Métrica – número de
sílabas de cada linha ou verso e que obedece a algumas regras;
Acentuação
Tônica - Intervalos entre sílabas fortes e
fracas.
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g) Atividades na lousa
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a. Você concorda com o menino que
algumas palavras são festa e alegria e outras são sempre tristezas? Por quê?
b. Você descobriu alguma palavra
nova hoje? Qual foi?
c.
Marque
um x na frase que está e acordo com o texto:
B.
( ) o menino descobriu que
palavras é que nem gente.
C.
( ) o menino ficou triste
quando descobriu as palavras.
·
Complete
com palavras do texto:
i. Doença
e pobreza são sempre.......................................
ii. Palhaço
e folia são........................................e........................
·
Escreva:
i. Uma
palavra
alegre:....................................................................
ii. Uma
palavra triste
.......................................................................
iii. Uma
palavra
gostosa:.................................................................
·
Seu
nome tem quantas letras? Quantas são vogais e quantas são consoantes.
·
Procure
no texto:
i. Três
palavras iniciadas por consoantes _____________, _____________ ,_________
ii. Três
palavras iniciadas por vogais: ______________,______________,____________
·
Escreva o nome do:
O título do texto: ______________________________
Autores do texto:
______________________________
Do gênero textual:
_____________________________
·
Separe em duas colunas as palavras que
iniciam por vogais e consoantes:
menino – gente – amor – luz
– então – Jesus – emoção – alegria – natureza – outras
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Terça feira
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Atividades
Permanentes: Escrita da agenda (cabeçalho), Leitura deleite
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Procedimentos metodológicos
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Leitura com entonação, explorando bem as rimas e a
fluência;
Leitura do texto – leitura pela professora, pelos
alunos com melhor fluência, pelas meninas, pelos meninos, por filas, pela
classe toda;
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OU ISTO
OU AQUILO
Ou se tem chuva e não se tem sol
Ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
Ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
Quem fica no chão não sobe nos ares!
É uma grande pena que não se possa
Estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
Ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
E vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
Se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
Qual é o melhor: se é isto ou aquilo.
Cecília Meireles,
Ou Isto Ou Aquilo, Editora Nova Fronteira, 1990
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Entendendo o texto:
a) O poema é constituído por _____ estrofes e cada estrofe
tem ____ versos.
b) Quem é o autor do texto?
c) Que gênero textual é esse?
d) Pinte no texto as palavras que rimam.
e) Qual é o titulo do texto?
f) No trecho: “Se saio correndo ou fico tranquilo” refere-se: ( ) ao
leitor ( ) ao autor
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1-
CAÇA –
PALAVRAS:
CHUVA – SOL – ANEL – GRANDE – DOCE – LUVA –
DINHEIRO BRINCO – CALÇA – ARES – CHÃO – ISTO – AQUILO – SOBE CORRENDO –
ESTUDO
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Retomando assunto
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DIVISÃO SILÁBICA
AS
PALAVRAS SÃO CLASSIFICADAS DE ACORDO COM O NUMERO DE SÍLABAS QUE AS COMPÕEM,
VEJA:
CHAMA-SE
MONOSSÍLABA: quando a
palavra tem apenas uma sílaba.
EX: sol, ar, pé, mão CHAMA - SE DISSÍLABA: quando a palavra tem duas sílabas. EX: nuvem, lua, mala CHAMA-SE TRISSÍLABA: quando a palavra tem três sílabas. EX: mochila, caderno, borracha CHAMA-SE POLISSÍLABA: quando a palavra tem quatro ou mais sílabas. EX: pirulito, jabuticaba, paralelepípedo |
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Atividade na lousa
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2) Separe e classifique as
palavras quanto ao número de sílabas
CHUVA ______________SOL______________________ANEL____________________
GRANDE__________________DOCE_____________________LUVA____________________
DINHEIRO_________________BRINCO____________________CALÇA____________________
ARES_______________________CHÃO______________________ISTO___________________
AQUILO_____________________CORRENDO__________________SOBE__________________
ESTUDO____________________
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Quarta feira
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Atividades
Permanentes: Escrita da agenda (cabeçalho), Leitura deleite
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Procedimentos metodológicos
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Leitura com entonação, explorando bem as rimas e a
fluência;
Leitura do texto – leitura pela professora, pelos
alunos com melhor fluência, pelas meninas, pelos meninos, por filas, pela
classe toda;
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Explorando
o gênero:
Passarinho, passarinho
Que vives no meu pomar,
Vem amanhã bem cedinho,
Vem amanhã me acordar!
Não te esqueças, passarinho,
De cantar com todo ardor,
Pra despertar o amiguinho
Que por ti tem muito amor.
Mas, escuta, passarinho,
Se eu não quiser acordar,
Bica, bica meu pezinho,
Pra poder me levantar.
(Oliveira Martins)
Entendendo
o texto:
1-
Que gênero textual é esse?
2-
Qual é o titulo?
3-
Quem é o autor?
4-
No Trecho: “Pra poder me levantar” o termo
destacado refere-se a quem?
5-
De acordo com o texto qual é o local onde vive o
passarinho?
6-
Circule as rimas do texto
7-
Separe e classifique as palavras abaixo:
Passarinho
Amanhã
Pomar
Cedinho
Vem
Ardor
Amiguinho
Eu
Pezinho
Levantar
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