Seguidores

domingo, 9 de agosto de 2015

Folclore no Brasil



Folclore

Bruxa: Figura carimbada nas histórias infantis, é uma velha de nariz e queixo grandes, com cabelos brancos e assanhados, vestida sempre de preto. Segundo a lenda, ela entra nas casas para carregar crianças que não querem dormir. Muitas vezes é confundida com a Cuca ou com outras personagens noturnas que desempenham o mesmo papel.
Saci Pererê: Garoto negro de uma perna só, possui poderes mágicos através de seu gorro vermelho e se aproveita deles para fazer muitas travessuras com as pessoas que vivem ou passam pela mata. Caracteriza-se por usar sempre um cachimbo.
Mula-sem-cabeça: é a história de uma mulher que teve um romance com um padre e recebeu um castigo: todas as noites de quinta-feira, é transformada em um animal e sai galopando e soltando fogo pelas narinas.
Curupira ou Caipora: É a lenda de um anão que tem os pés virados para trás. Protege as matas e os animais. Algumas pessoas acreditam que ele é o responsável pelo desaparecimento de algumas pessoas nas matas brasileiras.
Mãe-d’água ou Iara: A palavra Iara/Yara é de origem indígena e significa “aquela que mora nas águas”. Provavelmente foi gerada na mitologia através do mito da Sereia. É uma mulher metade peixe metade humana, que atrai os homens com seu belo canto e os leva para os rios onde vive, no norte do país. Os homens que conseguem voltar de lá ficam loucos, e o encanto só é quebrado através do feitiço de um pajé.
Mãe-de-ouro: é a lenda de uma bola de fogo que indica onde se encontra o ouro. É conhecida também como uma mulher que vive nas cavernas e que atrai os homens casados.
Boitatá: Conta a lenda que foi uma cobra sobrevivente de um dilúvio que cobriu toda a terra. Por causa disso ele se escondeu em um buraco e seus olhos cresceram. Desde então, anda pelas madrugadas perseguindo viajantes noturnos e procurando restos de animais. Também conhecido como “fogo que corre” o mito do boitatá é de origem indígena e consiste na história de uma cobra de fogo que protege a natureza, perseguindo aqueles que a desrespeitam e até matando-os.
Lobisomem: Este mito não é exclusivamente brasileiro. Conta a história de um homem que por algum motivo foi mordido por um lobo e ao invés de morrer adquiriu a capacidade de transformar-se em um ser monstruoso, com características de lobo e de homem, e que ataca as pessoas nas noites de lua cheia. Há uma outra história a respeito do lobisomem: seria uma maldição para o sétimo filho de uma mesma mulher. Aos 13 anos ele começaria a se transformar no tal monstro e o encanto só se quebra quando alguém se aproximar dele sem que ele veja bater na cabeça do monstro.
Pisadeira: A lenda de uma velha que aparece durante a noite e pisa na barriga das pessoas que dormiram de estômago cheio, provocando nelas falta de ar.



Algumas festas do folclore brasileiro
Carnaval

Festa que teve sua origem no Egito para comemorar a colheita, e após ser levado para a Europa chegou ao Brasil através dos portugueses. As festas de carnaval mais tradicionais acontecem no Nordeste, porem o evento existe em todo o Brasil, csendo cada região com suas particularidades como o trio elétrico na Bahia, grandes desfiles e carros alegóricos no Rio de Janeiro e São Paulo.

Cavalhadas

Cavalhadas é uma festa de origem portuguesa que representa torneios medievais e as batalhas entre cristões e mouras, em especial a batalhado século VI, onde Carlos Magno, um guerreiro Cristão travou uma batalha épica contra os sarracenos, de religião islâmica, pela defesa de um território. As Cavalhadas foram introduzidas no Brasil pelos padres jesuítas durante a catequização dos índios e escravos.

Congado

O congado que também é conhecido como congo ou congada, é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrada em algumas regiões do Brasil, principalmente no estado de Minas Gerais. A origem do congado é a lenda do Chico-Rei. Segundo conta a história, Chico era o rei de uma tribo no reino do Congo, e que foi trazido para o Brasil junto com mais 400 negros para serem escravizados.

Festa do Divino

A festa do Divino foi trazida ao Brasil pelos portugueses, e teve sua origem por volta de 1320. A origem da festa começou quando a rainha D. Izabel de Aragão fez uma promessa ao Divino Espírito Santo para que não houvesse um conflito entre pai e filho em sua família. O Rei Dom Dinis não estava se entendendo com o filho Dom Afonso, herdeiro do trono imperial. O desejo do imperador era que a coroa portuguesa passasse, após sua morte, para seu filho bastardo, Afonso Sanches..

Festa Junina

As festas juninas são muitos tradicionais no Brasil, principalmente na região Nordeste onde há enormes festas em homenagem a três Santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. A festa junina ou festa dos santos populares, como é conhecida em Portugal, é comemorada em vários países e chegou ao Brasil através dos portugueses, ainda na época do Brasil colônia. O local onde acontece essa festa é chamado arraial.

Folia de Reis

A folia de Reis é uma festa portuguesa que chegou ao Brasil durante o período de colonização e faz parte do folclore brasileiro, sendo comemorada em várias regiões brasileira. A época do festejo vai de 24 de Dezembro até o dia 06 de Janeiro, e seu significa é a visita dos três reis magos ao menino Jesus após seu nascimento. Os três reis magos são o Melchior, Baltasar e Gaspar.

Bumba-meu-boi

A lenda do bumba-meu-boi conta a história de uma escrava chamada Catirina (ou Catarina), que estava grávida, e que pede ao marido Chico (Pai Francisco) para comer língua de boi. O escravo atende ao desejo da esposa, matando um boi da fazenda. Quando o fazendeiro descobre ele chama pajés e curandeiros para tentar salvar o animal que acaba ressuscitando.



As músicas do folclore brasileiro


As músicas do folclore brasileiro são canções populares, muitas de autores desconhecidos do interior do Brasil, que são transmitidas de geração para geração através dos tempos. Parte importante da cultura popular, são usadas como o objetivo lúdico (envolvendo jogos e brincadeiras) ou para pura diversão. Possuem letras simples e com muita repetição, características que facilitam a memorização. Estas músicas são mais populares nas regiões do interior do Brasil e costumam apresentar como temas principais situações do cotidiano (amor, namoro, casamento, relacionamentos, etc.). Algumas letras também envolvem personagens do folclore brasileiro. As músicas folclóricas brasileiras são quase sempre acompanhadas pelo som de uma viola caipira ou de violão.

Exemplos de músicas do folclore brasileiro:

PRENDA MINHA

Vou-me embora, vou-me embora prenda minha
Tenho muito que fazer
Tenho de parar rodeio prenda minha
(Bis)
No campo do bem querer

Noite escura, noite escura prenda minha
Toda noite me atentou
Quando foi de madrugada prenda minha
(Bis)
Foi-se embora e me deixou

Troncos secos deram frutos prenda minha
Coração reverdeceu
Riu-se a própria natureza prenda minha
(Bis)
No dia em que o amor nasceu.

NEGRINHO DO PASTOREIO

Negrinho do pastoreio acendo essa vela pra ti
E peço que me devolvas a querência que eu perdi

Negrinho do pastoreio traz a mim o meu rincão
Que a velinha está queimando, nela está meu coração

Quero rever o meu pago colorado de pitangas
Quero ver a gauchinha brincando na água da sanga

Quero trotear nas coxilhas respirando a liberdade
Que eu perdi naquele dia que me embretei na cidade

Negrinho do pastoreio traz a mim o meu rincão
A velinha está queimando aquecendo a tradição


MAÇANICO

Maçanico, maçanico
Maçanico do banhado
Quem não dança o maçanico
Não arruma namorado

Maçanico, maçanico
Mas que bicho impertinente
Maçanico vai te embora
Na tua casa chego gente

Maçanico, maçanico
Se põe na sala a dançar
Maçanico pula e corre
Bate as asas pra voar


O FOLCLORE BRASILEIRO
O termo Folk-Lore foi empregado pela primeira vez em 22 de agosto de 1846. Donde fica agosto consagrado ao Folclore. Cultura, antropologicamente, é tudo aquilo que o homem faz, material e não materialmente, excluídas as necessidades fisiológicas. Também de difícil conceituação é a palavra povo. Aqui deve ser tomado como todos os participantes de uma comunidade. Folk-Lore, por ser formado de termos de duas línguas diferentes, leva a equívocos. Folk quer dizer povo; lore, o saber, o conhecimento, o costume. Pode-se afirmar: Folclore é o saber vulgar do povo. Não transmitido através de escolas e nem de livros e sim por imitação ou por força de tanto ver e ouvir. Para ser determinado como Fato inteiramente folclórico:
A.        ser transmitido oralmente, de boca em boca, e não por meios eletromecânicos, como rádio, disco e livro.
B.        ser social, praticado por muitos e não por uma só pessoa.
C.        ser espontâneo, livre. Quando o professor dá um provérbio para ser analisado sintaticamente pelos alunos, aí não há o fato folclórico. já quando dito pelo mesmo professor ou pelos anos, espontaneamente, para explicar ou justificar um fato, nesse caso há o fato folclórico.
D.        ser anônimo, não se conhece o autor de superstição, de uma dança popular, de um provérbio ou adivinhas.
O folclore do Brasil é riquíssimo, um dos mais ricos do mundo. Para sua formação, colaboraram principalmente, além do elemento nativo (o índio), o português e o africano. Estes três povos constituíram, podemos dizer, as raízes de nossa cultura. Posteriormente, imigrantes de outros países, como Itália e Alemanha, deram sua contribuição ao nosso folclore, tornando-o mais complexo e mais rico.