Eixos
|
Capacidades
|
|
Compreensão
e Valorização da Cultura Escrita
|
1.2
e 1.4.2
|
|
Apropriação do Sistema de Escrita
|
2.2.2
|
|
Leitura
|
3.1,
3.2, 3.3, 3.3.5 e 3.3.7
|
|
Produção Escrita
|
4.2.1,
4.2.2 e 4.2.3
|
|
Desenvolvimento da
Oralidade
|
5.5
|
|
Gênero semanal
|
Conto
/ poema/tirinha/fábula
|
|
Ortografia
|
J/G
|
|
Data:
|
DISCIPLINA: LÍNGUA
PORTUGUESA
|
Atividades Permanentes: Escrita da agenda (cabeçalho), Leitura deleite, Chamada e Calendário.
Metodologias
1
|
Trabalhando a
expressão e a oralidade: Leitura
silenciosa/ individual/coletiva/por filas/por meninos/meninas/
|
|||
2- D9
|
Texto na lousa:
COISAS DE
FADAS
Era
uma vez uma menina
Que
um dia foi boneca.
Vivia
sozinha, esquecida
Na
casa da fada Rebeca.
Foi
um acidente fatal.
A
borboleta Formosa
A
varinha poderosa.
Veio
voando no ar
A
varinha de condão.
Bateu
na pobre boneca
Feito
nuvem de algodão
BUM!
Que transformação!
|
|||
3-
|
Entendendo o texto:
|
|||
D23
|
Você sabe que
gênero de texto é esse?
|
|||
D13
|
Qual é o
assunto desse texto?
|
|||
D10
|
Quem é o
personagem principal desse texto?
|
|||
Quem são os personagens
do texto?
|
||||
Onde se passa
esse texto?
|
||||
Como vivia a
boneca?
|
||||
Onde a fada Rebeca guardava a varinha mágica?
|
||||
Quem provocou o acidente?
|
||||
Como a varinha caiu de cima do armário?
|
||||
O que aconteceu quando a varinha bateu na boneca?
|
||||
No que a boneca se transformou?
|
||||
D12
|
Por que você acha que a boneca vivia sozinha e esquecida?
|
|||
D17
|
No texto a expressão “BUM” tem a finalidade de: ( ) rimar ( ) terminar o texto ( )
demonstrar o som ( ) indicar um numeral
|
|||
D7
|
Quantas palavras tem o texto? Quantos versos?
|
|||
D6
|
Pinte as palavras que rimam.
|
|||
Se você fosse o autor que nome daria a menina?
|
||||
D15
|
No trecho “Derrubou de cima do armário” a
palavra destacada da ideia de: ( ) modo
( ) causa (
) tempo (
) lugar
|
|||
D15
|
A quem se destina esse tipo de texto e de onde ele pode ter sido
retirado?
|
|||
4-
|
Atividades:
|
|||
D6
|
Separe as silabas e classifique as palavras:
|
|||
pobre
Feito
nuvem
Voando
Acidente
|
borboleta
Formosa
algodão
poderosa
transformação
|
Derrubou
armário
Sozinha
esquecida
varinha
|
||
D6
|
1- Escreva 2 palavras com a sílaba
mediana de:
Sozinha: cozinha
– luzinha- buzina-
Formosa: famosa-
mimosa – mamonas -
Varinha: farinha
– marinha – carinho
Algodão: magoa
– lagoa - agora
Escreva 2
palavras com a sílaba inicial de:
Poderosa:
poder
– pomar- política
Transformação:
transparente
– transtorno - transporte
Escreva 2
palavras com a sílaba final idêntica a:
Borboleta: maleta
– caneta- careta
Esquecida: querida
– falida- caída
|