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domingo, 9 de agosto de 2015

Plano de aula - 3º ano trabalhando o MILHAR


Eixos
Capacidades
Conteúdos 
Habilidades
Números e operações – álgebra e funções
3.5 e 3.6
·         Registro, leitura e escrita numérica de quantidades até 1000
·         . Contar até 100 ou mais de 2 em 2, de 3 em 3, de 5 em 5, de 10 em 10, de 25 em 25, de 50 em 50 e de 100 em 100.
·         . agrupamentos e desagrupamentos até 900
·         . valor posicional dos números (unidade, dezena, centena e milhar)
·         . composição e decomposição de números por parcelas, fatores, ordens e classes
·         . agrupamento na base 10
·         . número par e impar
·         . números ordinais: função, leitura e representação
·         . representação escrita por extenso dos numerais
·         . séries numéricas em ordem crescente e decrescente
·         . o milhar
·         . sinais convencionais para registrar adição e subtração
·         . cálculo mental em situações de atividade matemática oral
·         . relações entre os números: maior que, menor que, estar entre
·         - Adição e subtração de dois ou mais algarismos sem recurso (empréstimo) e sem reagrupamento.
·         - Adição e subtração de dois ou mais algarismos com recurso (reserva) e com reagrupamento.
·         -As propriedades da adição e da subtração.
·         - Resolução de situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição e subtração.
·         - Noções de multiplicação: possibilidades.
·         - Noção de divisão: ideia de repartir.

H5, H6, H7, H8, H9, H10, H17 e H18.

2º SEMESTRE – 2015
  Data: _____/______/2015
·         Rotina diária: Cabeçalho e fatos relâmpagos.
História matemática
Felipe passou as férias na fazenda de seu avô, ele é um produtor de morangos, Felipe resolveu ajudar a embalar os morangos, seu avô ensinou a ele que deve montar bandejas com 10 morangos e em cada caixa deve colocar 10 bandejas. Vamos representar essa situação com desenhos, quantos morangos tem em cada caixa?

Foram encomendadas 10 caixas de morangos pela Dona Ana, que faz geléias para vender. Se encomendaram 10,  cada caixa com 10 bandejas e cada bandeja tem 10 morangos, quantos morangos foram encomendados? Resolva com desenhos.
Caixa com 100 morangos
Caixa com 100 morangos
Caixa com 100 morangos
Caixa com 100 morangos
Caixa com 100 morangos
Caixa com 100 morangos
Caixa com 100 morangos
Caixa com 100 morangos
Caixa com 100 morangos
Caixa com 100 morangos

Resposta: 1000 morangos.

ATIVIDADE NA LOUSA
1-  Escreva o total 1000 em centenas exatas:
2-  Minuendo 1000 e as diferenças:
1000-0= ______    1000-100=_______  1000-200=_______  1000-300=_______  1000-400=_______        1000-500=_______  1000-600=_______   1000-700=_______   1000-800=_______        1000-900=_______ 1000-1000=_______
3-  Represente como no exemplo os grupos de 1000 em:
1000
1000
1000
1000
1000
5000=  5x1000 
3000=
2000=
4000=
8000=
9000=
6000=
1000=
7000=
  Data: _____/______/2015
·         Rotina diária: Cabeçalho e fatos relâmpagos.
A 4ª ORDEM – MILHAR
VOCÊ JÁ CONHECE AS 3 ORDENS DA PRIMEIRA CLASSE?
VAMOS RELEMBRAR:
ORALMENTE: O sistema de numeração que usamos é um sistema decimal, pois contamos em grupos de 10. A palavra decimal tem origem na palavra latina decem, que significa 10. Ele foi inventado pelos hindus, aperfeiçoado e levado para a Europa pelos árabes. Daí o nome indo-arábico. Esse sistema de numeração apresenta algumas características: Utiliza apenas os algarismos indo-arábicos 0-1-2-3-4-5-6-7-8-9 para representar qualquer quantidade.
REGISTRE NA LOUSA
Cada 10 unidades de uma ordem formam uma unidade da ordem seguinte. Observe:
10 unidades = 1 dezena = 10
10 dezenas = 1 centena = 100
10 centenas = 1 unidade de milhar = 1000
Outra característica é que ele segue o principio do valor posicional do algarismo, isto é, cada algarismo tem um valor de acordo com a posição que ele ocupa na representação do numeral.
2ª CLASSE – DOS MILHARES
1ª CLASSE DAS UNIDADES SIMPLES
4ª ORDEM
3ª ORDEM
2ª ORDEM
1ª ORDEM
UNIDADE DE MILHAR
CENTENA
DEZENA
UNIDADE





ATIVIDADE NA LOUSA
Complete o quadro:
10 + 10 = 20 unidades = 2 dezenas
10 + 10 + 10 = ____Unidades  = ___ dezenas
10 + 10 + 10 + 10 = ___ unidades = ___ dezenas
10 + 10 + 10 + 10 + 10 = ___ unidades = ___ dezenas
10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 =___ unidades = ___ dezenas
10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 =___ unidades = ___ dezenas
10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 = ___ unidades = ___ dezenas
10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 = ___ unidades = ___ dezenas
10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 = ___ unidades = ___ dezenas
Uma centena tem ____dezenas
1 centena = ___ dezenas = _____ unidades
100 + 100 = 200 unidades = 20 dezenas =  2 centenas
100 + 100 + 100 = _____ unidades = _____ dezenas =  __ centenas
100 + 100 + 100 + 100 = _____ unidades = _____ dezenas =  __ centenas
100 + 100 + 100 + 100 + 100 = _____ unidades = _____ dezenas =  __ centenas
100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 = _____ unidades = _____ dezenas =  __ centenas
100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 = _____ unidades = _____ dezenas =  __ centenas
100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 = _____ unidades = _____ dezenas =  __ centenas
100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 = _____ unidades = _____ dezenas =  __ centenas
100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 = _____ unidades = _____ dezenas =  __ centenas

Data: _____/______/2015
·         Rotina diária: Cabeçalho e fatos relâmpagos.

Unidade de Milhar

UNIDADE DE MILHAR.

1 unidade de milhar = 10 centenas
1 unidade de milhar = 100 dezenas
1 unidade de milhar = 1000 unidades


Apresente com material dourado a unidade de milhar.
Discuta:

·         Quanto vocês acham que vale essa peça?
·         Ela vale mais ou menos que a placa?
·         Quanto vale 1 placa?
·         Se cada placa vale 100, um grupo com 10 placas valerá quanto?

REGISTRE NA LOUSA
Veja o número: 3.345
Decompondo: 3.000 + 300 + 40 + 5
Escrevendo por extenso: três mil trezentos e quarenta e cinco
Esse número é composto por 2 classes e 4 ordens.
2ª CLASSE – DOS MILHARES
1ª CLASSE DAS UNIDADES SIMPLES
4ª ORDEM
3ª ORDEM
2ª ORDEM
1ª ORDEM
U. MILHAR
CENTENA
DEZENA
UNIDADE
lll
lll
llll
lllll
Representando:




ATIVIDADE NA LOUSA
1- Agora é a sua vez:
2.421
Decompondo: _________________________________________________
Escrevendo por extenso:_________________________________________
Esse número é composto por_____classes e_____  ordens.
Representando:
2ª CLASSE – DOS MILHARES
1ª CLASSE DAS UNIDADES SIMPLES
4ª ORDEM
3ª ORDEM
2ª ORDEM
1ª ORDEM
U. MILHAR
CENTENA
DEZENA
UNIDADE




2-  Escreva os números abaixo por extenso e depois coloque-os dentro da tabela, obedecendo as ordens e classes.
1 5 7 1  _____________________________1 4 5 7  ___________________________
1 2 0 0  _____________________________1 9 3 1____________________________
2 0 0 3 ___________________________     2 0 1 5____________________________
2ª classe – dos milhares
1ª classe – das unidades simples

4ª ordem
3ª ordem
2ª ordem
1ª ordem
Unidade de milhar
Centena
Dezena
Unidade








































  Data: _____/______/2015
·         Rotina diária: Cabeçalho e fatos relâmpagos.
·         Diferencie ordem e classe com os alunos.
As ordens apresentam a mesma nomenclatura, ou seja Unidade, dezena e centena, o que muda são as classes.
Atividades
Ø Faça o QP com 6 ordens e 2 classes em seu caderno.
Ø Circule de amarelo as classes
Ø Sublinhe de vermelho as ordens simples
Ø Grife de azul as ordens de milhares
Ø Represente 3 dezenas de milhar, 4 unidades de milhar, 7 centenas , 2 dezenas e 1 unidade simples.
Classes dos milhares
Classe das unidades simples
6ª ordem
5ª ordem
4ª ordem
3ª ordem
2ª ordem
1ª ordem
Centena
Dezena
Unidade
Centena
Dezena
Unidade








Ábaco e a classe dos milhares
Apresente o algarismo 999 no ábaco e questione:
·         Qual numeral é esse?
·         Quantas ordens ele tem?
·         Quantos elementos em cada ordem?
·         Se acrescentarmos uma unidade simples a esse numeral teremos a operação: 999+1=
·         O que vai acontecer com as ordens? 
·         Que algarismo terá formado?
·         Distribua os ábacos e peça que representem os milhares: 1000-2000-3000-4000-5000-6000-7000-8000-9000 e 10000
Apresente o algarismo 9999 no ábaco e questione:
·         Qual numeral é esse?
·         Quantas ordens ele tem?
·         Quantos elementos em cada ordem?
·         Se acrescentarmos uma unidade simples a esse numeral teremos a operação: 999+1=
·         O que vai acontecer com as ordens? 
·         Que algarismo terá formado?
ATIVIDADE NA LOUSA
Inverso
Resolva as operações e faça a operação inversa:
   1 3 3      1 0 0 0                 2 8 8                    6 4 5                    8 0 9
+ 8 6 7     -  1 3 3                +7 1 2                  +3 5 5                 +1 9 1

Dê o reverso das operações acima:
   8 6 7               7 1 2                   3 5 5                   1 9 1
+1 3 3             +2 8 8                + 6 4 5                +8 0 9


  Data: _____/______/2015
·         Rotina diária: Cabeçalho e fatos relâmpagos.
Desafios matemáticos
  1. Um  artista  plástico  expôs  156  quadros  seus  em  uma  galeria  de  arte.  Na  mostra  anterior  a  esta,  ele  havia  exposto  274  quadros.  Quantos  quadros  a  menos  ele  está  expondo  agora?
     SM                            QP                                                    RESPOSTA







  1. Um  fotógrafo  tirou  456  fotos  de  monumentos  e  318  de  paisagens.  Quantas  fotos  de  monumentos    a  mais  do  que  de  paisagens?
    SM                            QP                                                               RESPOSTA







  1. Um  agricultor  tinha  990 quilos  de  milho  para  colher  em  sua  plantação.  Ele  colheu  apenas  699  quilos.  Quantos  quilos  faltam  para  ele  terminar  de  colher  o  milho?
   SM                                QP                                                              RESPOSTA






  1. Em  uma  piscina    500  litros  de  água.  Se  forem  retirados  213  litros,  quantos  sobrarão  na  piscina?
          SM                               QP                                                           RESPOSTA