Eixos
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Capacidades
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Conteúdos
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Habilidades
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Números
e operações – álgebra e funções
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3.5
e 3.6
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·
Registro,
leitura e escrita numérica de quantidades até 1000
·
. Contar
até 100 ou mais de 2 em 2, de 3 em 3, de 5 em 5, de 10 em 10, de 25 em 25, de
50 em 50 e de 100 em 100.
·
.
agrupamentos e desagrupamentos até 900
·
. valor
posicional dos números (unidade, dezena, centena e milhar)
·
.
composição e decomposição de números por parcelas, fatores, ordens e classes
·
.
agrupamento na base 10
·
. número
par e impar
·
. números
ordinais: função, leitura e representação
·
. representação
escrita por extenso dos numerais
·
. séries
numéricas em ordem crescente e decrescente
·
. o milhar
·
. sinais
convencionais para registrar adição e subtração
·
. cálculo
mental em situações de atividade matemática oral
·
.
relações entre os números: maior que, menor que, estar entre
·
- Adição e
subtração de dois ou mais algarismos sem recurso (empréstimo) e sem
reagrupamento.
·
- Adição e
subtração de dois ou mais algarismos com recurso (reserva) e com
reagrupamento.
·
-As
propriedades da adição e da subtração.
·
- Resolução
de situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes
significados da adição e subtração.
·
- Noções de
multiplicação: possibilidades.
·
- Noção
de divisão: ideia de repartir.
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H5,
H6, H7, H8, H9, H10, H17 e H18.
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2º
SEMESTRE – 2015
Data: _____/______/2015
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Rotina diária: Cabeçalho e fatos
relâmpagos.
História matemática
Felipe passou as
férias na fazenda de seu avô, ele é um produtor de morangos, Felipe resolveu
ajudar a embalar os morangos, seu avô ensinou a ele que deve montar bandejas
com 10 morangos e em cada caixa deve colocar 10 bandejas. Vamos representar
essa situação com desenhos, quantos morangos tem em cada caixa?
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Foram encomendadas 10 caixas de
morangos pela Dona Ana, que faz geléias para vender. Se encomendaram 10, cada caixa com 10 bandejas e cada bandeja tem
10 morangos, quantos morangos foram encomendados? Resolva com desenhos.
Caixa com 100 morangos
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Caixa com 100 morangos
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Caixa com 100 morangos
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Caixa com 100 morangos
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Caixa com 100 morangos
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Caixa com 100 morangos
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Caixa com 100 morangos
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Caixa com 100 morangos
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Caixa com 100 morangos
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Caixa com 100 morangos
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Resposta: 1000 morangos.
ATIVIDADE NA LOUSA
1- Escreva o total 1000 em centenas exatas:
2- Minuendo 1000 e as diferenças:
1000-0= ______
1000-100=_______
1000-200=_______
1000-300=_______ 1000-400=_______ 1000-500=_______ 1000-600=_______ 1000-700=_______ 1000-800=_______ 1000-900=_______
1000-1000=_______
3- Represente como no exemplo os grupos de 1000 em:
1000
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1000
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1000
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1000
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1000
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5000= 5x1000
3000=
2000=
4000=
8000=
9000=
6000=
1000=
7000=
Data: _____/______/2015
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Rotina
diária: Cabeçalho e fatos relâmpagos.
A 4ª ORDEM – MILHAR
VOCÊ JÁ CONHECE AS 3 ORDENS DA
PRIMEIRA CLASSE?
VAMOS RELEMBRAR:
ORALMENTE: O sistema de
numeração que usamos é um sistema decimal, pois contamos em grupos de 10. A
palavra decimal tem origem na palavra latina decem, que significa 10. Ele foi
inventado pelos hindus, aperfeiçoado e levado para a Europa pelos árabes. Daí o
nome indo-arábico. Esse sistema de numeração apresenta algumas características:
Utiliza apenas os algarismos indo-arábicos 0-1-2-3-4-5-6-7-8-9 para representar
qualquer quantidade.
REGISTRE NA LOUSA
Cada 10 unidades de uma
ordem formam uma unidade da ordem seguinte. Observe:
10 unidades = 1 dezena =
10
10 dezenas = 1 centena =
100
10 centenas = 1 unidade de
milhar = 1000
Outra característica é que ele segue o principio do valor
posicional do algarismo, isto é, cada algarismo tem um valor de acordo com a
posição que ele ocupa na representação do numeral.
2ª CLASSE – DOS MILHARES
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1ª CLASSE DAS UNIDADES SIMPLES
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||
4ª ORDEM
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3ª ORDEM
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2ª ORDEM
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1ª ORDEM
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UNIDADE DE MILHAR
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CENTENA
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DEZENA
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UNIDADE
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ATIVIDADE NA LOUSA
Complete o quadro:
10 + 10 = 20 unidades = 2 dezenas
10 + 10 + 10 = ____Unidades = ___ dezenas 10 + 10 + 10 + 10 = ___ unidades = ___ dezenas 10 + 10 + 10 + 10 + 10 = ___ unidades = ___ dezenas 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 =___ unidades = ___ dezenas 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 =___ unidades = ___ dezenas 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 = ___ unidades = ___ dezenas 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 = ___ unidades = ___ dezenas 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 = ___ unidades = ___ dezenas |
Uma centena tem ____dezenas
1 centena = ___ dezenas = _____ unidades |
100
+ 100 = 200 unidades = 20 dezenas = 2
centenas
100 + 100 + 100 = _____ unidades = _____ dezenas = __ centenas 100 + 100 + 100 + 100 = _____ unidades = _____ dezenas = __ centenas 100 + 100 + 100 + 100 + 100 = _____ unidades = _____ dezenas = __ centenas 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 = _____ unidades = _____ dezenas = __ centenas 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 = _____ unidades = _____ dezenas = __ centenas 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 = _____ unidades = _____ dezenas = __ centenas 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 = _____ unidades = _____ dezenas = __ centenas 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 = _____ unidades = _____ dezenas = __ centenas |
Data: _____/______/2015
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Rotina
diária: Cabeçalho e fatos relâmpagos.
Unidade de Milhar
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1 unidade de milhar = 10 centenas
1 unidade de milhar = 100 dezenas
1 unidade de milhar = 1000 unidades
Apresente com material dourado a unidade de milhar.
Discuta:
·
Quanto vocês acham que vale essa peça?
·
Ela vale mais ou menos que a placa?
·
Quanto vale 1 placa?
·
Se cada placa vale 100, um grupo com 10 placas
valerá quanto?
REGISTRE
NA LOUSA
Veja o número: 3.345
Decompondo: 3.000 + 300 + 40 + 5
Escrevendo por extenso: três mil trezentos e quarenta e cinco
Esse número é composto por 2 classes e 4 ordens.
2ª
CLASSE – DOS MILHARES
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1ª
CLASSE DAS UNIDADES SIMPLES
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||
4ª ORDEM
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3ª ORDEM
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2ª ORDEM
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1ª ORDEM
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U. MILHAR
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CENTENA
|
DEZENA
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UNIDADE
|
lll
|
lll
|
llll
|
lllll
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Representando:
ATIVIDADE NA LOUSA
1- Agora é a sua vez:
2.421
Decompondo: _________________________________________________
Escrevendo por extenso:_________________________________________
Esse número é composto por_____classes e_____ ordens.
Representando:
2ª CLASSE – DOS MILHARES
|
1ª CLASSE DAS UNIDADES SIMPLES
|
||
4ª ORDEM
|
3ª ORDEM
|
2ª ORDEM
|
1ª ORDEM
|
U. MILHAR
|
CENTENA
|
DEZENA
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UNIDADE
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2- Escreva os números abaixo por extenso e depois coloque-os
dentro da tabela, obedecendo as ordens e classes.
1 5 7 1 _____________________________1 4 5 7
___________________________
1 2 0 0 _____________________________1 9 3
1____________________________
2 0 0 3 ___________________________
2 0 1 5____________________________
2ª classe
– dos milhares
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1ª classe – das unidades simples
|
|||
4ª ordem
|
3ª ordem
|
2ª ordem
|
1ª ordem
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Unidade de
milhar
|
Centena
|
Dezena
|
Unidade
|
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Data: _____/______/2015
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Rotina diária: Cabeçalho e fatos
relâmpagos.
·
Diferencie ordem e classe com os alunos.
As ordens apresentam a mesma nomenclatura, ou seja Unidade, dezena e
centena, o que muda são as classes.
Atividades
Ø Faça o QP com 6 ordens e 2 classes em seu caderno.
Ø Circule de amarelo as classes
Ø Sublinhe de vermelho as ordens simples
Ø Grife de azul as ordens de milhares
Ø Represente 3 dezenas de milhar, 4 unidades de
milhar, 7 centenas , 2 dezenas e 1 unidade simples.
Classes dos milhares
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Classe das unidades simples
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||||
6ª ordem
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5ª ordem
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4ª ordem
|
3ª ordem
|
2ª ordem
|
1ª ordem
|
Centena
|
Dezena
|
Unidade
|
Centena
|
Dezena
|
Unidade
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Ábaco e a classe dos milhares
Apresente o algarismo 999 no ábaco e
questione:
·
Qual numeral é
esse?
·
Quantas ordens
ele tem?
·
Quantos
elementos em cada ordem?
·
Se
acrescentarmos uma unidade simples a esse numeral teremos a operação: 999+1=
·
O que vai
acontecer com as ordens?
·
Que algarismo terá
formado?
·
Distribua os
ábacos e peça que representem os milhares: 1000-2000-3000-4000-5000-6000-7000-8000-9000
e 10000
Apresente o algarismo 9999 no ábaco e
questione:
·
Qual numeral é
esse?
·
Quantas ordens
ele tem?
·
Quantos
elementos em cada ordem?
·
Se
acrescentarmos uma unidade simples a esse numeral teremos a operação: 999+1=
·
O que vai
acontecer com as ordens?
·
Que algarismo
terá formado?
ATIVIDADE
NA LOUSA
Inverso
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1 3 3
1 0 0 0 2
8 8 6 4 5 8 0 9
+
8 6 7 - 1
3 3 +7
1 2 +3 5 5 +1 9 1
Dê o reverso das operações
acima:
8 6 7 7 1 2 3 5 5 1 9 1
+1 3 3 +2 8 8 + 6 4 5 +8 0 9
Data: _____/______/2015
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Rotina diária: Cabeçalho e fatos
relâmpagos.
Desafios
matemáticos
- Um artista plástico expôs 156 quadros seus em uma galeria de arte. Na mostra anterior a esta, ele havia exposto 274 quadros. Quantos quadros a menos ele está expondo agora?
SM
QP
RESPOSTA
- Um fotógrafo tirou 456 fotos de monumentos e 318 de paisagens. Quantas fotos de monumentos há a mais do que de paisagens?
SM QP RESPOSTA
- Um agricultor tinha 990 quilos de milho para colher em sua plantação. Ele colheu apenas 699 quilos. Quantos quilos faltam para ele terminar de colher o milho?
SM QP RESPOSTA
- Em uma piscina há 500 litros de água. Se forem retirados 213 litros, quantos sobrarão na piscina?
SM QP
RESPOSTA